SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANAS 28+29

06.-19.07.2003

RASD

10-12.07.03
2.ª sessão ordinária da União Africana
Uma delegação saharaui, liderada pelo presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, participou na cimeira de Maputo. (SPS)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

09.07.03
Tamek
O preso político Ali Salem Tamek iniciou no passado dia 9 de Julho uma greve da fome ilimitada em protesto contra a sua transferência da prisão de Salé para a de Aït Melloul e a supressão das vantagens que lhe tinham sido concedidas na qualidade de preso político, que conquistara na sequência de greves de fome anteriores.
No mesmo dia, Tamek recusou receber o primeiro adjunto do Procurador Geral do Rei junto do Tribunal de Apelação de Agadir, que nunca honrou as promessas feitas.
Segundo as últimas notícias recebidas, Tamek, vítima de desmaios, terá sido transportado de urgência para o hospital de Inzegane. Outros presos manifestam o desejo de iniciar greves da fome de solidariedade. (Comunicado do Comité de acção para a libertação Tamek Ali Salem e de todos os presos políticos saharauis)

Para os que lhe queiram escrever, a morada é a seguinte:

ALI-SALEM TAMEK
n° d'ecrou 1519
Prison locale de Aït Melloul
Aït Melloul
Maroc
mailto:tamekalisalem@hotmail.com

REFERENDO

Prorrogação do mandato da MINURSO

08.07.03
O governo espanhol prepara no Conselho de Segurança da ONU uma resolução favorável ao plano Baker, em que se solicita a Marrocos e à Frente Polisario que negoceiem tendo por base este plano. (El Periodico)

09.07.03
Brahim Ghali, representante da Frente Polisario em Espanha, esclarece no entanto que os Saharauis "não aceitarão viver um só dia sob a soberania de Marrocos". Pede por isso ao governo espanhol de abandonar a sua intenção de apoiar o plano Baker. O período transitório, sem controlo internacional, poderia dar origem a um verdadeiro genocídio, afirma. (El Periodico)

10.07.03
O representante da Frente Polisario nas Nações Unidas, Ahmed Boukhari, anuncia que "a Frente Polisario, sem abandonar o Plano de Resolução de 1991, estaria disposta a contribuir para o exame da via proposta por James Baker a fim de se conseguir o objectivo inevitável da autodeterminação do povo saharaui. Esta posição é não só o reflexo do nosso apego a uma paz justa e duradoura no quadro do respeito da legalidade internacional, mas também uma resposta à vontade expressa com insistência por diversos países, tanto no seio do Conselho de Segurança como fora dele, entre os quais a Argélia e a Espanha ."

Conselho de Segurança

11.07.03
Primeiras deliberações
O presidente do Conselho de Segurança em exercício, o embaixador espanhol Arias, afirma que o projecto de resolução entregue pelos EUA apoia o plano Baker e insiste junto das partes para que o aceitem. A Frente Polisario tal como a Argélia deram a conhecer ao Conselho o seu acordo de princípio, ao contrário de Marrocos. O projecto é submetido aos peritos a 16 de Julho. O Conselho tem que se pronunciar antes de 31 de Julho, data em que expira o actual mandato da MINURSO. (UN News)

Reacções

Marrocos
A primeira reacção do embaixador de Marrocos junto da ONU é a de qualificar o projecto de "contra-produtivo" e duvidar que ele encontre uma maioria no interior do Conselho.
O ministro dos Negócios Estrangeiros exprime de seguida a rejeição categórica do seu governo: "A posição de Marrocos é clara, recusamos que uma qualquer decisão relativa à soberania do Reino nos seja imposta". Acrescenta que "Marrocos está disposto a um diálogo sincero, franco e democrático para encontrar uma solução política que respeite a integridade e a soberania do nosso país sobre o Sahara".
O rei a este respeito contactou por telefone George Bush, José Maria Aznar, Jacques Chirac e Tony Blair.

A imprensa marroquina titula: "Necessidade urgente de mobilização nacional". "Marrocos encontra-se numa posição difícil..." "Marrocos afirma que o novo plano Baker é antidemocrático " "Mascarada hispano-americana na ONU" "Desvio ínvio e perigoso tomado pelo emissário especial de Kofi Annan. Marrocos não pode pagar o preço da incompetência da comunidade internacional." "Sahara: Não ao "Diktat"!

França
O embaixador francês nas Nações Unidas declara que "este plano não pode ser imposto se não for aceite por ambas as partes". É a diplomacia francesa a mobilizar-se em defesa de Marrocos. Segundo se sabe, terá proposto emendas ao projecto de resolução. O próprio presidente Chirac terá contactado os membros do Conselho. Os peritos dos países membros do Conselho de Segurança irão reunir-se ainda no dia 21 de Julho, segunda-feira.

Espanha
O governo espanhol assegura que se vai empenhar para que Marrocos e a Frente Polisario possam chegar a um acordo que tenha por base o plano Baker que, afirma, constitui um passo em frente e não uma mera prorrogação da MINURSO. (18.07.03)

Frente Polisario - precisões
Em entrevista ao diário argelino Le Matin de 14.07.03, Mohamed Sidati, ministro conselheiro da presidência da RASD, afirma que é necessário "favorecer uma saída para o conflito entre os dois Estados, promover a reconciliação entre os povos marroquino e saharaui e, portanto, procurar uma via susceptível de conduzir a uma solução que consagre e que garanta ao povo saharaui o pleno exercício do seu direito inalienável à autodeterminação, através da organização de um referendo livre e regular. Ao declarar-nos dispostos a examinar as propostas do senhor Baker como base de discussão, isso não quer de modo nenhum dizer que nós hipotecamos os fundamentos do nosso combate que consiste em conquistar a independência e a soberania do nosso país. Os Saharauis não tomarão parte do encontro sem exigir da comunidade internacional o seu total empenhamento, através das instâncias competentes da ONU, da gestão administrativa dos territórios do Sahara Ocidental durante as diferentes etapas deste processo que culminará na organização de um referendo livre e regular.

Visita do presidente Mohamed Abdelaziz aos EUA
O presidente da RASD chegou a Washington, no dia 14 de Julho de 2003, para uma visita de trabalho de alguns dias.
A 15.07.03 teve vários encontros, avistando-se com vários membros do Congresso, entre os quais Georges Radanovich, Joseph Pitts e o senador James Inhofe. O presidente manteve também encontros na Comissão de Negócios Estrangeiros do Senado e reuniu-se com os congressistas Donald Payne e Mark Green da sub-comissão da Câmara dos Representantes.
Durante uma recepção no Congresso em sua honra organizada por ONG activas na solidariedade com o povo saharaui, o presidente Abdelaziz sublinhou a importância do momento para a causa saharaui, acrescentando: "O nosso empenhamento em favor da paz só é comparável à nossa determinação em não fazer nenhuma concessão no que respeita aos nossos direitos inalienáveis à autodeterminação e à independência. A comunidade internacional e os Estados Unidos em particular são chamados a assumir a sua responsabilidade ao apoiar resolutamente os esforços que conduzam ao surgimento de uma solução justa e definitiva do conflito. A atitude da França durante as conversações em curso actualmente a nível do Conselho de Segurança prova que este país continua infelizmente a constituir o maior obstáculo aos esforços das Nações Unidas para uma solução justa e definitiva do conflito. É tempo de pôr fim à injustiça imposta ao nosso povo desde há mais de três dezenas de anos. O plano de resolução e os acordos Houston constituem o quadro mais adequado para uma descolonização autêntica do Sahara Ocidental".

Intergrupo parlamentar europeu
A presidente do Intergrupo parlamentar europeu, a eurodeputada Margot Kessler em carta enviada ao embaixador espanhol Arias, presidente em exercício do Conselho de Segurança, exprime a 15.07.03 o apoio do Intergrupo Paz para o Povo Saharaui aos esforços que contribuam para a resolução do conflito, de forma democrática e com as garantias internacionais. Toda a solução futura do problema deve estar em conformidade com os princípios claros e os mecanismos adequados previstos pela Carta das Nações Unidas, acrescenta, solicitando a implementação de um mecanismo que obrigue o Reino de Marrocos a respeitar a legalidade internacional estabelecida na Carta da ONU.(texto completo espanhol)

17.07.03
Manifesto de 130 professores espanhóis de direito internacional e de relações internacionais sobre o exercício do direito à livre determinação do povo do Sahara Ocidental.
Em dez pontos, estes especialistas lembram que o conflito do Sahara Ocidental é uma questão de descolonização inacabada, insistindo na particular responsabilidade, histórica, jurídica e moral da Espanha. Afirmam a concluir que a ONU deve aplicar as normas internacionais, sendo o plano de resolução de 1990 a única solução conforme com a legalidade internacional. A ocupação ilegal por parte de Marrocos, conclui o manifesto, poderia justificar a aplicação do capítulo 7 da Carta das Nações Unidas, que define as acções a empreender "em caso de ameaça à paz, ruptura da paz e acto de agressão".(texto completo espanhol )

MARROCOS

Na sequência de uma campanha de protestos, o departamento "Norte de África - Irão" da organização Repórteres sem Fronteiras decidiu retirar de circulação o mapa de Marrocos que incluiu o Sahara Ocidental, mapa este nãp conforme com a legalidade internacional e que figurava nas publicações dos RSF relativas à campanha em favor do jornalista e editor Ali Lmrabet.
A presidente da secção espanhola reconheceu que o mapa utilizado pela organização exprimia as intenções expansionistas de Marrocos, mas precisou que o objectivo de RSF não era fazer campanha política mas apenas o de tentar salvar a vida do jornalista marroquino.

ARGÉLIA

10.07.03
Comité belgo-argelino de apoio ao povo saharaui
Margot Kessler, eurodeputada e presidente do intergupo "Paz para o Povo Saharaui", cinco deputados espanhóis, um parlamentar britânico, Pierre Galand, senador e coordenador da EUCOCO (Coordenação dos Comités europeus de apoio ao povo saharaui), o representante pessoal de Daniel Ducarme, ministro-presidente de Bruxelas-Capital, Mohamed Sidati, representante da Frente Polisario na Europa, o embaixador da Argélia na Bélgica e no Luxemburgo e muitos jornalistas reuniram-se na capital belga para comemorar a criação do Comité belgo-argelino de solidariedade com o povo saharaui. Foi constituído um secretariado provisório encarregue de preparar a assembleia geral constitutiva que se deverá realizar no próximo mês de Setembro. (Le Soir d'Algérie)

AJUDA HUMANITÁRIA

14.07.03
A Espanha irá contribuir com 240.000 euros para o programa do Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR) de ajuda humanitária aos refugiados saharauis. (EFE)

SOLIDARIEDADE

La XIe conférence internationale de l'Association des femmes de la région méditerranéenne AWMR, consacrée aux "Stratégies des Femmes pour la Paix dans la Méditerranée", qui s'est tenue à Bologne du 10-13.07.03, a adopté une résolution sur le Sahara Occidental appuyant l'autodétermination.

16.07.03
Le pape a reçu en audience un goupe d'enfants sahraouis qui passent les vacances en Italie à l'invitation de l'association "JAIMA saharawi" de la province de Reggio Emilia.

EM BREVE

Festa d'infants sahrauís a Catalunya, diumenge 20 de juliol de 2003, Parc de La Pegaso, Sant Andreu Barcelona, 10:00 hores. Hi haurà activitats i diferents espais al Parc per poder gaudir d'una estada agradable. Info:joaquimcarreras@terra.es

Italia, Fiano Romano, Terrazza del 1 piano del Castello ducale, domenica 27 luglio 2003, ore 18:30:

Seminario di studi geopolitici "Il conflitto del Sahara Occidentale: breve excursus sulle origini della questione e prospettive di pace" Relatore: Francesco Correale, Cultore della Materia in Storia e Istituzioni dell'Africa Mediterranea e del Vicino Oriente, Facoltà di Scienze Politiche dell'Università degli Studi "L'Orientale" di Napoli Dottore dell'Université de Provence Aix-Marseille I Maison Mediterranéenne de Sciences de l'Homme &endash; di Aix en Provence. Org.: L'associazione sport e cultura senza frontiere con il Patrocinio del Comune di Fiano Romano.

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Les dépêches, articles, etc, sont accessibles aux non-abonnés sur Sahara-Info, liste de courrier (français et espagnol): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

English

English publications on Sahara Update mailinglist: http://groups.yahoo.com/group/Sahara-update/messages

 

Castellano

Todos los despachos, articulos de prensa, etc, son acessible por no-abonados en Sahara-Info, lista de correo (castellano y francés): http://es.groups.yahoo.com/group/sahara-info/messages

Sobre las deliberaciones del Consejo de seguridad:

prensa española selección del 11.07.03
prensa española selección del 12.07.03
prensa española selección del 13.07.03
prensa española selección del 14.07.03
prensa española selección del 15.07.03
prensa española selección del 15/16.07.03
prensa española selección del 17.07.03
prensa española selección del 18.07.03

Norwegian

Deutsch

Português


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]