SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 38

15 - 21.09.2002

RASD

19.09.02
Eleições marroquinas
A Frente Polisario pediu à ONU que não permita a realização de eleições para o parlamento marroquino nos territórios ocupados enquanto o referendo de autodeterminação não for concretizado e os seus resultados apurados. (Europa Press)

TERRITÓRIOS OCUPADOS

18.09.02
Processo adiado
O processo de Nasiri Ahmed (Hamadi Mohamed Lamine Jiyed) foi uma vez mais adiado pelo tribunal de El Ayoun, desta vez para 30 de Outubro próximo, não tendo as testemunhas arroladas sido convocadas.
Nasiri Ahmed foi preso a 19.06.02, em Rabat. Antigo preso político, fora já detido por duas vezes, em 1992 e entre 1993 e 94. Membro do Forum Vérité et Justice secção Sahara, participou no congresso nacional da sua organização. A polícia deteve-o quando se dirigia à direcção da sede da Segurança nacional para renovar o seu bilhete de identidade. Transferido no mesmo dia para El Ayoun, Nasiri está encercerado há já três meses na "prisão negra" da capital do Sahara Ocidental ocupado. É acusado de ter sido o mentor dos acontecimentos de Smara de Novembro de 2001 (ver semana
47/01).

19.09.02
Julgamento do recurso
O tribunal de apelação de El Ayoun tornou pública a sentença sobre o recurso interposto pelos seis desempregados condenados a 02.09.02, acusados de serem os organizadores de uma manifestação em El Ayoun a 22.08.02.
As penas de Nigro Mohamed e El Belaoui Hamadi foram reduzidas de dois anos de prisão efectiva e cinco de banimento do território a um ano de prisão sem expulsão.
As penas de Lahman Abdalla e Chamsdi Labeihi (Semesdi Lebeihi), condenados a 18 meses de prisão, foram reduzidas para oito meses de detenção.
Rahmouni Abidine, condenado a seis meses de prisão, foi libertado beneficiando de uma suspensão de pena de seis meses (Semanas
34 e 35).
A Associação de Desempregados havia denunciado alguns dias antes a sentença escandalosa do tribunal de primeira instância e denunciado os quesitos de acusação como totalmente infundados. Aquela organização denunciou igualmente a a invasão da sua sede sem qualquer mandato judicial e as intimidações a que vinha a ser sujeita. Explicou igualmente as razões que motivam o movimento de protesto dos jovens saharauis, discriminados pelo facto de os empregos serem sistematicamente atribuidos aos colonos marroquinos. (corr., SPS)

ÁFRICA

13.09.02
Luta contra o terrorismo
Reunida em Argel, a conferência da União Africana (UA) sobre a luta contra o terrorismo adoptou um plano de acção e anunciou a criação de um centro de estudos e pesquisa para combater este fenómeno. Este plano tem por base as disposições contidas na Convenção de Argel sobre a prevenção e a luta contra o terrorismo, adoptada em Julho de 1999, quando da realização da 35.ª cimeira da Organização da Unidade Africana. A Convenção pode entrar em vigor após a ratificação por, pelo menos, 15 países africanos, o que deve ser o caso após o anúncio durante a conferência da sua ratificação pelo Ghana, Sudão e África do Sul que assim vêm-se juntar aos 13 países que já o haviam feito: Argélia, Angola, Cabo Verde, Egipto, Eritreia, Quénia, Lesoto, Líbia, Mali, Rwanda, RASD, Senegal e Tunísia. (AFP, APS)

20.09.02
África do Sul-UA
Interrogado a propósito do que a União Africana havia feito para resolver o problema do conflito entre Marrocos e a Frente Polisario, o presidente sul-africano Thabo Mbeki declarou que o seu país estava em contacto com James Baker, e que ambos estavam de acordo em acelerar a solução do problema. Mbeki acrescentou ainda ter tido conversações com o rei de Marrocos, o qual lhe terá manifestado ser também favorável a uma solução do conflito o mais rápido possível. (News24)

ONU

17.09.02
Assembleia Geral da ONU
No discurso que proferiu perante a AG, o presidente argelino afirmou: o povo saharaui continua a reclamar o seu direito inalienável à autodeterminação em aplicação da resolução 1514 (XV) e das resoluções que a Assembleia Geral, ano após ano, não cessou de adoptar desde que, em 1966, apelou à descolonização do território e à autodeterminação do seu povo através de referendo. A comunidade internacional não pode ficar indiferente à sorte deste povo nem aceitar que a aplicação leal e integral do plano de resolução e dos acordos de Houston sejam constantemente adiados. A Argélia continuará a desenvolver todos os esforços para que a paz internacional e a estabilidade e unidade da subregião possam ser uma realidade. Ela deu todo o seu apoio aos esforços desenvolvidos pelo secretário-geral e pelo seu enviado pessoal, assim como a sua plena contribuição para a resolução do conflito. Uma vez que o problema do Sahara Ocidental está nas mãos da ONU e, em particular, do Conselho de Segurança, a Argélia deseja que as relações com os seus vizinhos não sejam hipotecadas por este diferendo, e que a União do Magrebe Árabe possa reatar as suas actividades e desenvolver uma cooperação confiante e frutuosa entre todos os países da região.

MARROCOS

20.09.02
Marrocos decidiu confiar a transfugas da Frente Polisario vários postos nas suas embaixadas, como Washington, Madrid, Berlim e Roma. Cerca de duas dezenas de ex-responsáveis da Frente Polisario terão o posto de conselheiro e encarregados de defender a posição marroquina sobre o Sahara Ocidental. O ex-representante da Frente Polisario em Barcelona, Bachir Dkhil, será nomeado conselheiro junto do consulado geral de Marrocos na capital catalã, Barazani será acreditado em Paris, e Hassana Dimimer em Roma. A direcção desta nova equipa foi confiada a Rachid Rguibi, conselheiro junto do primeiro-ministro para a questão do Sahara. (Aujourd'hui Le Maroc)

EM BREVE

Espanha
Os ministros marroquino e espanhol dos Negócios Estrangeiros encontrar-se-ão na próxima segunda-feira, dia 23 de Setembro, em Madrid. A Plataforma «Por um referendo livre no Sahara Ocidental», que havia convocado uma manifestação diante do edifício do MNE espanhol em Madrid, desconvocou a concentração. Segundo vários órgãos de comunicação espanhóis, o governo terá pedido aos organizadores que renunciassem a esse projecto.

26.09.02, Madrid: Plazas Vivas: Sahara en el corazón de las mujeres.
Concierto: Sahara en el corazón de las mujeres, organizado conjuntamente por el Ayuntamiento de Madrid y la Plataforma de mujeres artistas contra la violencia de genero. El acto será el día 26 a las 21 horas, Plaza Dos de Mayo, y que tendrá como programa: Intervenciones de artistas, Recitación de poesías, Intervención de famosos cantantes, Intervención de un grupo Saharaui. Igualmente La Asociación de Jóvenes Amigos del Pueblo Saharaui, participara en el acto con una jaima, té, artesanía y documentación.

INTERNET

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

 

English

 

Castellano

 

Japanese

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]