SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 33

11.-17.08. 2002

TERRITÓRIOS OCUPADOS
REFERENDO
MARROCOS
DIREITOS HUMANOS
AJUDA HUMANITÁRIA
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES
TERRITÓRIOS OCUPADOS

12.08.02
A polícia judiciária e os agentes da DST prosseguem as investigações entre os jovens saharauis de El Ayoun, no âmbito de um inquérito sobre um ataque contra um comissariado da polícia (ver semana 26). A polícia e os agentes da «secreta» perguntam-lhes também se pertencem ao Forum Vérité et Justice e prometem-lhes recompensa no caso de colaborarem com as autoridades policiais. (corr.)

REFERENDO

10.08.02
Em entrevista à agência Europa Press, Ana Palacio, ministra espanhola dos Negócios Estrangeiros, afirmou que, na procura de uma solução para o conflito do Sahara Ocidental, é necessário ter em conta os interesses os países vizinhos e «fundamentalmente a opinião do povo saharaui». Lembrando que ainda recentemente o Conselho de Segurança havia rejeitado o projecto marroquino de acordo quadro, Ana Palacio afirmou que a posição do seu país está em harmonia com a da comunidade internacional.

MARROCOS

10.08.02
Citando uma fonte oficial do ministério saudita da Defesa, a agência nacional quvaitiana KUNA, desmentiu a informação diário espanhol La Razon (ver semana 30) segundo a qual a Arábia Saudita teria vendido a Marrocos helicópteros Apache AH-64, um dos helicópteros de combate mais poderosos e sofisticados existentes acutalmente no mercado.
Segundo a publicação Middle East & North Africa Business News, que relata a notícia, o exército saudita apenas possui 12 helicópteros deste tipo, e os EUA, que fabricam o aparelho, não aprovariam certamente uma tal transferência. Por outro lado, segundo ainda a publicação, as forças armadas marroquinas não disporiam de apoio logístico necessário ao funcionamento deste tipo de aparelhos ultra-sofisticados.

DIREITOS HUMANOS

15.08.02
54.ª sessão da sub-comissão para a promoção e protecção dos direitos do Homem
Ponto 6, a) e c) da ordem do dia (questões relacionadas com a Mulher, formas contemporâneas de escravatura e questões específicas, como o terrorismo, promoção da democracia, armas de destruição maciça, entre outras.)
Abba Salek el Haissen, em nome da associação americana de juristas, declarou que as mulheres saharauis são vítimas de graves violações dos direitos humanos prepetrados pelas forças de ocupação marroquinas nos territórios ocupados do Sahara Ocidental. Face a esta situação, apelou em nome da sua organização, à sub-comissão para encoraje a realização de relatórios temáticos sobre estas questões, bem como os responsáveis pela sua autoria, em particular o relator especial sobre a violência contra as mulheres, para que se desloque em visita aos territórios ocupados do Sahara Ocidental e aos acampamentos de refugiados saharauis, onde, segundo o relatório de Catherine Lalumière, Vice-Presidente do Parlamento Europeu e Presidente da delegação ad hoc para o Sahara Ocidental, «a delegação teve ocasião de ver como o povo saharaui se organizou apesar da falta total de recursos. São as mulheres que desempenham aí um papel importante na organização da sociedade saharaui, assumindo a maior parte da responsabilidade de gestão dos campos, na distribuição da alimentação, instalação de escolas e hospitais, e na direcção das comissões e associações. Apesar da falta de produtos de primeira necessidade, o entusiasmo e a energia de que dão prova os professores, os médicos, e enfermeiros saharauis no seu trabalho impressionaram vivamente a delegação europeia. Assim como os resultados obtidos ao nível do ensino secundário e universitário lhe pareceu igualmente impressionantes.» (Relatório Lalumière -formato Word)

Uma dezena de representantes de ONG marroquinas, afirmando-se supostamente «activas no domínio dos direitos do Homem» chegaram a Genebra para exercer pressões a favor da «libertação» daquelas que nomeiam como «populações sequestradas nos campos de Tindouf.» O seu objectivo não é mais do que exercer um lobbying e uma força de pressão sobre os relatores especiais temáticos da O.N.U., levando-os a propor diversas acções e medidas que ponham fim àquilo que designam por «situação vergonhosa e inaceitável que prevalece nos campos de Tindouf.» (MAP)

AJUDA HUMANITÁRIA

14.08.02
Apelo urgente
A porta-voz do PAM (Programa Alimentar Mundial) em Genebra, Christiane Bertiaume, lançou um apelo urgente para a recolha e distribuição de 10'000 toneladas de alimentos para os grupos em risco nos acampamentos de refugiados saharauis. O programa de organização de ajuda da ONU para os refugiados saharauis não é suficientemente apoiado em termos financeiros, dado que o povo saharaui tem estado esquecido pelos medias, afirmou. Os stocks de alimentos diminuiram consideravelmente, o que leva a que os refugiados estejam a receber apenas 300 calorias por dias, quando deveriam receber pelo menos 2'000. A porta-voz do PAM revelou que crianças, mulheres e velhos sofrem de má nutrição e que existem inúmeros casos de anemia. É de crer que estas privações venham a ter graves consequências sobre a saúde desta população em risco, acrescentou. (Voz da América)

INTERNET

Opinions

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

 

 

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]