SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 09

24.02.- 02.03.2002

TÍTULOS

- Prisioneiros de guerra
- Maratona do Sahara
- Plano de paz - Argélia
- Conselho de Segurança
- 27 de Fevereiro: festividades e visita de Bouteflika
- BREVES

21.02.02
Prisioneiros de guerra
Uma delegação do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) avistou-se em Marrocos, entre os dias 3 e 14 de Fevereiro, com as famílias de 396 prisioneiros de guerra marroquinos detidos pela Frente Polisario. Na ocasião, o CICV reiterou o apelo para que todos os prisioneiros ainda em clausura sejam libertados. (comunicado)

25.02.02
Segunda Maratona do Sahara
A partida foi dada da wilaya de Smara pelo primeiro-ministro saharaui, que era acompanhado pelos ministros da Cultura e do Desporto e por diversas autoridades regionais. Mais de 500 atletas de 12 nacionalidades estavam presentes à partida. "Queremos através do desporto apoiar os legítimos direitos do povo sahraui à autodeterminação e à independência e assegurar o pleno sucesso desta competição que terá lugar todos os anos", declarou o alemão Fingernagel, coordenador internacional da Maratona. A corrida principal foi ganha pelo italiano Vincenzo Castellano, de 42 anos, em 3 horas e 13 minutos, enquanto a sua mulher, Rosa Maria Manari, conquistava o primeiro lugar da competição feminina. O estudante da Universidade de Santiago de Compostela, Miguel Abel Sauto, de 32 anos, ganhou a meia-maratona no tempo de 1 hora e 30 minutos. A sua compatriota, Angeles Dopazo Martinez, também ela estudante na Universidade de Compostela, venceu a meia-maratona feminina com a marca de 1 hora e 48 minutos. Vencedores na prova de 10 km, o estudante argelino Tergui Mohamed e a italiana Anna Maria Coreggiari. (SPS)

25.02.02
Plano de paz - Argélia
Respondendo ao comunicado do governo marroquino onde este afirmava rejeitar categoricamente toda e qualquer partição do Sahara, o governo da Argélia sublinha «com mágoa» as acusações de Marrocos a seu respeito. Qualifica a posição marroquina de «nova tentativa para enganar a opinião magrebina, africana e internacional sobre os verdadeiros dados do conflito». Para a Argélia, Marrocos &endash; tal como o faz desde há mais de 20 anos &endash; procurar transformar um problema de descolonização num diferendo argelo-marroquino. Marrocos, afirma o governo argelino, é responsável pelo bloqueio do referendo de autodeterminação, recusa discutir a aplicação dos acordos de Houston, falta-lhe vontade política para aceitar o referendo e os seus resultados, ou para negociar uma solução política aceitável pelas duas partes, Marrocos e a Frente Polisario. Quanto à Argélia, enfatiza o governo de Argel, mais não faz do que defender o direito dos povos à autodeterminação, estando convencida que também no caso do Sahara Ocidental ele irá triunfar. (comunicado )

26-27.02.02
Conselho de Segurança &endash; Resolução S/1394 (2002) (francês:
PDF)
O Conselho de Segurança dedicou duas sessões de trabalho à análise e discussão do relatório do SG. Em declaração à Imprensa no dia 26.02.02, o seu presidente declarou que o Conselho encarava com preocupação os aspectos humanitários do conflito, em particular o caso dos prisioneiros de guerra, pedindo à FP que os libertasse. Exortou as partes a evitar toda e qualquer acção que possa agravar ainda mais a situação e a conceder uma maior liberdade de movimento à MINURSO. Durante a audição do Enviado Pessoal do SG, James Baker, várias questões importantes foram abordadas, como a viabialidade do Estado saharaui, as repercussões da sua criação sobre a estabilidade regional, a imposição de uma solução sem o assentimento das partes, os riscos potenciais da manutenção do actual statu quo para a paz na região e credibilidade do Conselho de Segurança, assim como a viabilidade das várias opções propostas pelo SG.
O Conselho de Segurança adoptou por unanimidade a resolução 1394 (2002), na qual decide «prolongar o mandato da MINURSO até 30 de Abril de 2002, estudar activamente todas as opções descritas no relatório do secretário-geral e examinar a questão no quadro do seu programa de trabalho», que terá início com a convocação de uma reunião de peritos dos 15 países membros do Conselho na próxima semana.

Segundo o quotidiano madrileno ABC na sua edição de 28.02, o Conselho descartou claramente a opção 4 (retirada da MINURSO) e levou em conta o número de vozes que se manifestavam a favor do referendo (a maioria), da autonomia (opção defendida pela França) ou da partição do território, nova proposta numa situação totalmente bloqueada.

27 de Fevereiro de 2002 &endash; 26.º aniversário da RASD

Festividades e visita do presidente Bouteflika aos acampamentos
As festividades do 26.º aniversário da RASD decorreram na wilaya de Smara. Foram marcadas pela visita surpresa do presidente argelino, acompanhado por uma importante delegação que compreendia o ministro dos moudjahidines e dois conselheiros da Presidência. Bouteflika, acolhido calorosamente pela população, foi recebido pelo Presidente Mohamed Abdelaziz à entrada da wilaya. Os dois chefes de Estado passaram em revista um destacamento do Exército de Libertação Saharaui antes de iniciarem conversações bilaterais. O Presidente argelino avistou-se igualmente com autoridades civis e militares saharauis, após o que visitou a sede do Crescente Vermelho saharaui, a família do mártir Abdi Ould Mohamed, antes de se deslocar ao centro especializado em readaptação e reinserção de crianças deficientes. O chefe de Estado argelino deslocou-se ainda à representação da MINURSO junto de Tindouf.

27.02.02
Entrevista do Presidente saharaui ao jornal ABC, ver as mais importantes declarações traduzidas pela agência saharaui SPS.

28.02.02
Argélia-RASD
Poucas horas passadas após a sua visita aos acampamentos de refugiados saharauis, o presidente argelino dirigiu uma mensagem às autoridades civis e militares da RASD, agradecendo-lhes o seu acolhimento e lembrando-lhes que, «tal como no passado, quando estivemos confiantes quanto aos resultados da nossa guerra de libertação e do inevitável triunfo das justas causas através do mundo, também hoje estamos confiantes que a luta do povo saharaui irmão conduzirá à vitória. » (...). «Deste modo, a Argélia, o seu Presidente, Governo e Povo reiteram o seu apoio à vossa justa causa e assegura-vos o seu apoio total a uma solução justa e duradoura que garanta o direito do povo saharaui à autodeterminação, livre de todo e qualquer constrangimento de ordem política, militar ou administrativa.» (SPS, APS)

BREVES

25.02.02: Reino Unido, Parlamento: Vários deputados colocaram questões ao ministro responsável pela questão do SO, este reafirmou a posição britânica de apoio a James Baker a fim de poder ser encontrada uma solução justa e duradoura para o conflito.

25.02.02: Marrocos: Calpers, o maior fundo de investimento do mundo, anunciou que em virtude da introdução de novos critérios para investir nos países emergentes, tais como o respeito pelos direitos do Homem, o risco político, a transparência, a justiça, etc. Marrocos foi excluído da lista de países que respondem a esses novos critérios.

25.02.02: Marrocos: O ministro marroquinos dos Negócios Estrangeiros anuncia a participação do seu país na Conferência euro-mediterrânica de Valência.

25.02.02: Espanha: O parlamento da região autónoma de Navarra aprova uma nova declaração a favor da realização de um referendo no SO.

26.02.02: Áustria: As Nações Unidas devem procurar "uma solução pacífica" para o problema do Sahara Ocidental que já se prolongou por demasiado tempo, afirmou a ministra austríaca dos Negócios Estrangeiros, a senhora Ferrero-Waldner, durante uma visita a Argel. Referiu também que a União do Magrebe Árabe devia igualmente centrar a sua atenção sobre esta questão. (SPS)

Numa entrevista concedida durante a sua recente visita a Marrocos, a ministra declarou que o acordo-quadro «deveria ser estudado minuciosamente » e que após 11 anos de tentativas para organizar o referendo, , «seria talvez bom passar a uma outra etapa.» (agências)

27.02.02: Territórios ocupados: Mohamed Daddach deslocou-se a semana passada a Smara com um grupo de amigos. O grupo foi controlado pela polícia ao longo do trajecto na estrada e seguido por várias viaturas policiais. Tal como havia acontecido em Goulimine e Bojador, as autoridades proibiram a população saharaui de o receber e encontrar-se com o antigo preso político. Muitas pessoas que boicotaram essa proibição foram alvo de represálias (despedimento, falta de pagamento de salário, etc.) ou pura e simplesmente detidas.

27.02.02: Marrocos: Segundo um despacho do correspondente da Reuters em Rabat, citando uma fonte diplomática ocidental, o rei de marrocos visitará as cidades de El Ayoun e Dakhla durante a próxima semana, a fim de reafirmar a soberania marroquina sobre o SO e o repúdio a qualquer partição do território. Confirmando a notícia, o ministério da Casa Real, do Protocolo e da Chancelaria anunciou que o rei revelará na ocasião «a criação da Agência de Promoção e Desenvolvimento Económico e Social das perfeituras e províncias do sul do Reino.»

27.02.02, Índia: A Associação dos Africanistas Indianos organizou um seminário sobre o plano de paz. Na ocasião foi apresentada uma nova obra sobre o tema: "Western Sahara: an affirmation of Solidarity" apresentada pelo autor.

28.02.02, Saragoça, Aragão: O munícipio aprovou por unanimidade uma moção a favor do direito à autodeterminação do povo saharaui e decidiu promover uma colaboração estreita com os acampamentos de refugiados.

 

SOLIDARIEDADE

Várias acções favoráveis ao referendo tiveram lugar organizadas pelo movimento de solidariedade europeia. A 26, em Göteborg (Suécia) manifestação diante do Consulado de Marrocos; a 27, em Londres e Bruxelas, manifestações diante das embaixadas de Espanha; a 2 de Março, em Paris, manifestação na esplanada do Trocadero. Uma delegação da Coordenação Europeia de Apoio ao Povo Saharaui foi recebida pela embaixada de França em Bruxelas.

Por ocasião do 26.º aniversário da RASD, foram muitas as comemorações que tiveram lugar:

O intergrupo do Parlamento Europeu "Paz para o Povo Saharaui " enviou uma mensagem na qual a sua presidente, a deputada Margot Kessler, felicita o povo saharaui e Mohamed Abdelaziz e reafirma-lhes «o apoio fiel e constante do nosso intergrupo».

Genebra: Recepção-gala que contou com a presença de vários embaixadores e da secretária executiva da União Africana, vários responsáveis de organismos internacionais e ONG.

Valência, comunidade autónoma: Recepção e projecção de um documentário.

Saragoça, Aragão: 6.ª semana cultural na Casa das Culturas (exposição, projecção de um filme, conferência sobre a actual situação proferida por Ali Mokhtar, delegado da FP para a região).

Alicante, Andaluzia: soirée de solidariedade realizada no dia 3 de Março com projecção de vídeos, exposições, concerto, debate sobre as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

EM BREVE

28.02.02, Madrid: La exposición de las imágenes en blanco/negro y color que conforman el libro «Mañana en el Sáhara» será presentada en la PhotoGalería de La Fabrica en Madrid. (Mañana en el Sáhara, Editorial Mortirolo, S.L.Colección Claroscuro, Fotografías Holok / Juanma Gil Señorón, Simoes, Textos Juan Andrés Gómez de Agüero, Versión inglesa Robert Strange). mortirolo@mortirolo.com / http://www.mortirolo.com

19.03.02, Le Mans France : Grand concert de l'amitié entre les peuples. (Mariem Hassan, Nayim Alal, groupe Leyoad (Sahara Occidental) Thierry Robin (France), Mustafa et Driss, Los Hermanos El Hafer (Maroc), Kadda Cherif Hadria (Algérie), Palais des Congrès et de la Culture. (bur.aarasd@wanadoo.fr)

29, 30 et 31.03.02, Congrès UNFS
Les femmes sahraouies pour la paix, le progrès et la liberté.
Les 29,30 et 31 mars 2002, aura lieu dans les campements, le IVème Congrès de l'Union Nationale des Femmes Sahraouies.
Outre l'évaluation du calendrier de travail s'étalant entre les deux Congrès et les perspectives d'avenir, le IV Congrès abordera, entre autres, les points suivants :
-Développer et fructifier davantage les acquis liés aux élections de manière générale en renforcant, notamment le rôle qui incombe à l'Organisation pour favoriser et encourager ces domaines hautement significatifs pour initier et ancrer la démocratie .
-Définir une stratégie économique dans laquelle la femme pourrait jouer un rôle moteur, notamment en matière d'autosuffisance. Il est utile, à cet effet de favoriser les coopératives. Info: Polisario.Swiss@bluewin.ch

Vuelo charter
La Associació d'Amics del Poble Saharaui de les Illes Balears organiza un vuelo charter a los campamentos entre los días 27 a 31 de marzo. El precio aproximado es de 480 euros. Para más información contactar co Cristina. tél.971 72 88 39, aapsib@ctv.es

Vols charter depuis: Rome, Bilbao, Aragon, Madrid voir semaine 08 .

 

INTERNET

El diario El Pais tiene en su sitio web un foro de opinión de los lectores sobre el conflicto saharaui y la llamada '4ª vía'.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

New book

 

castellano

 

italiano

deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]