SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 07

10.-16.02.2002

05.02.02.
RASD
A 3.ª Conferência de responsáveis políticos da Frente Polisario terminou com uma exposição do primeiro-ministro Bouchraya Beyoun, que traçou as prioridades do programa 2002 do seu governo: reforço das conquistas sociais, reorganização da função pública, da administração, da justiça e da política social. Sublinhou que as forças armadas prosseguirão a sua preparação, a fim de poderem, "se necessário, repegar as armas a qualquer momento, para fazer valer os nossos direitos à liberdade e à independência ". (SPS)

10.02.02
Argélia - ONU - Petróleo
O representante permanente da Argélia junto da ONU, Abdallah Baali, pediu ao secretário-geral Kofi Annan a que se conforme com o parecer do Departamento Jurídico, abstendo-se de, no futuro, qualificar Marrocos como «potência administrante» do Sahara Ocidental. (SPS)

10.02.02
Argélia - ONU &endash; Plano de Paz
Em documento enviado à ONU em meados de Janeiro, a Argélia propõe que a organização internacional tome a seu cargo a administração do Sahara Ocidental, até que uma solução conforme aos interesses da população saharaui possa ser encontrada.(agências)

10. 15.02.02
Delegação do Parlamento Europeu - visita
A delegação ad hoc do Parlamento Europeu para o Sahara Ocidental deslocou-se finalmente a El Ayoun e a Rabat. A visita surge na sequência da realizada aos acampamentos de refugiados saharauis em Outubro de 2001. (semana 44/2001). Presidida pela senhora Catherine Lalumière, do PS francês, vice-presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros do PE, a delegação integrava 18 pessoas, entre as quais os eurodeputados Marianne Ericson, Vänsterpartiet (Suécia), Pasqualina Napoletano, DS (Itália), Vitaliano Gemelli, CDU (Itália), Charles Marchiani, RPF, (França), Jorge Hernandez Mollar, PP (Espanha), e Ramon Obiols Germa, PSOE (Espanha).

Em El Ayoun os parlamentares reuniram com as autoridades locais, com os chioukh (chefes tribais), responsáveis da MINURSO e representantes da sociedade civil. Várias delegações saharauis, entre as quais desempregados, defensores dos direitos do Homem, ex-presos políticos, familiares de desaparecidos e antigos operários das minas de Phos BouCraa, foram ouvidos à porta fechada conforme havia sido solicitado pela delegação. Os assuntos abordados centraram-se, por um lado, na situação dos direitos humanos, por outro nas perspectivas de solução do conflito do Sahara Ocidental. Os eurodeputados receberam um relatório detalhado sobre a situação dos diretios humanos nos territórios ocupados e uma lista de 99 casos documentados de desaparecimento. As delegações saharauis exprimiram claramente a sua rejeição pelo plano Baker e exigiram o direito à autodeterminação através da realização de um referendo livre e transparente.

Em Rabat, os eurodeputados mantiveram encontros com o primeiro-ministro, ministros dos Negócios Estrangeiros, do Interior, dos Direitos do Homem e com diversos parlamentares marroquinos. A senhora Lalumière revelou que a sua delegação se reunirá no dia 25 ou 26 de Fevereiro para redigir um relatório e formular recomendações à Comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu, a fim de ajudar na procura de uma solução para um problema que qualificou de difícil.

12.02.02
Mauritânia - RASD
O presidente da República da Mauritânia recebeu Omar Mansour, ministro saharaui da Saúde, o qual era portador de uma mensagem pessoal do presidente Abdelaziz. A missiva abordava os últimos desenvolvimentos do plano de paz e reafirmava a vontade de cooperação e de diálogo com a Mauritânia, com vista a permitir ao povo saharaui exercer o seu direito à autodeterminação.

14.02.01
Reconhecimento
O governo de St Vincent e Grenadinas decidiu reconhecer a República Árabe Saharaui Democrática como Estado independente e soberano. (comunicado conjunto)

14.02.02
El Ayoun
Uma manifestação organizada pela Associação dos Desempregados Saharauis -constituída no passado dia 7 de Janeiro &endash; foi dispersa pela polícia. Os manifestantes protestavam contra a recusa das autoridades em legalizarem a sua associação.

14.02.02
Contratos petrolíferos
Em artigo entitulado «A União Europeia preocupada com as manobras suspeitas dos EUA e da França no Sahara», o semanário Tiempo de Hoy revela que a UE suspeita que os EUA se tenha posta de acordo com Marrocos em 1996 sobre um plano de investimentos no Sahara Ocidental, e denuncia o conluio entre os EUA, a França e Marrocos em relação à exploração dos recursos petrolíferos da região.
Partindo das estreitas ligações de James Baker com os meios do petróleo, a jornalistas interroga-se sobre a integridade do representante pessoal de Kofi Annan e sobre o papel dos EUA na procura de uma solução para o conflito.
Nesse quadro, segundo aquela publicação, o plano Baker, apoiado pela França e pelos EUA, ao propor uma pseudo-autonomia do Sahara no interior de Marrocos, deveria dar luz verde à multinacionais norte-americanas-francesas para a exploração dos recursos naturais da região.
A jornalista dá a entender que a posição espanhola favorável ao referendo e contra o plano de autonomia levou à exclusão da companhia petrolífera Repsol, igualmente interessada no petróleo sahariano, da partilha dos recursos. (texto original disponível em caso de pedido , francês o espanhol)
Segundo o diário das Canárias La Provincia, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros solicitou às autoridades marroquinas que respeitem o parecer jurídico da ONU em relação às prospecções petrolíferas no Sahara Ocidental e que suspendam as autorizaçoes concedidas à TotalFinaElf e à Kerr Mc Gee.

15.02.02
EUA
23 membros do Congresso norte-americano, republicanos e democratas, dirigiram uma carta ao presidente Bush, em que pedem ao representante máximo dos EUA que faça pressão sobre o Conselho de Segurança para que o plano de paz da ONU seja respeitado e concretizado sem demora, por forma a que o direito do povo do Sahara Ocidental à autodeterminação não seja violado por mais tempo. Os parlamentares norte-americanos exprimem inquietação crescente face aos contínuos adiamentos do referendo. Por outro lado, afirmam-se preocupados com a assinatura por Marrocos de contratos de exploração com companhias petrolíferas estrangeiras, no momento em que a ONU não concede a Marrocos qualquer espécie de soberania sobre o território.

CITAÇÃO DA SEMANA

«V.U.: O interesse norte-americano pelo Magrebe levou, pois, Washington a intervir na mediação da paz no Sahara Ocidental ?
B.R.: Sim. Se o Sahara Ocidental for desestabilizado, isso pode trazer repercussões ao conjunto do Sahara. Ora esse deserto é rico em fosfatos, em urânio e em petróleo. Uma parte desse deserto tem saídas para o Atlântico. Os Estados Unidos têm interesse em ter uma via de Les Etats-Unis ont intérêt à avoir une voie de penetração e de aprovisionamento que possa contornar a Argélia. Torna-se pois decisivo pôr fim à crise do Sahara occidental através de um compromisso entre a Argélia e Marrocos e no qual os EUA possam desempenhar o papel de tutor, mesmo que esse acordo se possa fazer sob os auspícios das Nações Unidas. James Baker, antigo secretário de Estado, foi nomeado representante especial da ONU para a região; esta escolha é muito significativa: Baker é um texano e um enorme conhecedor do sector petrolífero!» (O ouro negro: um jogo estratégico, entrevista com Bernard Ravenel, declarações recolhidas por G. Delaunoy, Vivant Univers, nov-dez. 1998)

SOLIDARIEDADE

DEMONSTRATION in LONDON

To support the right to self-determination of the Saharawi people!
To encourage the Spanish government, during its presidency of the European Union (January - June 2002), to take positive steps towards helping the Saharawi people exercise their right to self-determination in a free and fair referendum.

When: Wednesday 27th February, 12.30 - 1.30
Where: Spanish Embassy, 39 Chesham Place, London SW1
Meet in Belgrave Square 12 noon - 12.15. Nearest tube station : Hyde Park Corner
Org.: Western Sahara Campaign UK. (
wsc@gn.apc.org)

EM BREVE

UK, London, Spitz Gallery (109 Commercial Street), 13-28 February, 1200-1700: "Invisible Links" Joint photographic exhibition on Cuba and Western Sahara by Danielle Smith - an exhibition of black and white photographs of family life in the Saharawi refugee camps and Havana, Cuba.

Zaragossa, Aragon, España: 17 de febrero a las 12 del mediodía y a petición de la Asociación de vecinos del barrio de la Almozara, montaremos la mesa en el parque de la Aljaferia.
Con motivo del 26 aniversario de la RASD, el día 27 de febrero y con el fin de conmemorar esta fecha histórica del pueblo saharaui, vamos a realizar la VI Semana Cultural:
Día 25 a las 19 horas, en la Casa de las Culturas. Inauguración de la Exposición Cultural, esta permanecerá toda la semana a disposición de los interesados, en este mismo acto se podrá degustar Te.
Día 26 a las 19 horas, en la Casa de las Culturas. Proyección de la película "Los Baúles del Retorno", seguidamente haremos un debate sobre la misma.
Día 27 a las 19 horas, en la Casa de las Culturas. Conferencia "El Estado de la Cuestión" impartida por Ali Mojtar (Delegado del Frente Polisario para Aragón), también proyectaremos el corto "Lalia".
Ya fuera de la Semana Cultural y como es costumbre, participaremos en la Cincomarzada. Um Draiga, Amigos del Pueblo Saharaui (Aragón),
(umdraiga@umdraiga.com)

France, Le Mans: 19.03.02, Grand concert de l'amitié entre les peuples. (Mariem Hassan, Nayim Alal, groupe Leyoad (Sahara Occidental) Thierry Robin (France), Mustafa et Driss, Los Hermanos El Hafer (Maroc), Kadda Cherif Hadria (Algérie), Palais des Congrès et de la Culture. (bur.aarasd@wanadoo.fr)

INTERNET

 

 

Maroc, document de stratégie 2002-2006 & programme indicatif national 2002-2004, Partenariat euro-med, 6 décembre 2001.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

Português


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]