SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 46

11.-17.11.2001

Libbertação de Mohamed Daddach e de todos os presos políticos condenados por Marrocos
10.11.01 : A população saharaui de El Ayoun reservou um acolhimento particularmente caloroso e comovente a Mohamed Daddach e aos outros presos políticos saharauis libertados. Acolhido à entrada da cidade por cerca de cinquenta viaturas, o cortejo dirigiu-se de seguida para um local de concentração, onde decorreu uma cerimónia sob estreita vigilância policial. Daddach agradeceu todo o apoio que lhe foi dado e a todos os outros detidos. Pediu à ONU que organizasse sem demora o referendo. Tomaram de seguida a palavra outros ex-presos, assim como representantes das organizações de defesa dos direitos humanos. Os seus discursos foram muitas vezes interrompidos por palavras de ordem a favor do direito à autodeterminação. Cerimónia idêntica teve lugar em Smara no dia 13 de Novembro. (Discurso do Comité de acção pela libertação de M. Daddach e de todos os presos saharauis ) (Comunicado da AFAPREDESA 13.11.01 )

13.11.01
56.ª sessão ordinária da Assembleia Geral da ONU
Foram muitos os intervenientes que abordaram a questão do Sahara Ocidental durante o debate geral. A Mauritânia «apoia os esforços do secretário-geral e do seu enviado pessoal James Baker com vista a encontrar uma solução definitiva que garanta a estabilidade na região e que promova o entendimento entre todas as partes.»
A Argélia denunciou os obstáculos à concretização do referendo, em particular os recursos intrepostos por Marrocos, pedindo às partes que concluam o processo referendário e à ONU que respeite os seus compromissos. Para o representante namibiano, «a história ensina-nos que nenhum "poder administrativo" renunciou por si próprio, voluntariamente, à sua autoridade. Afirmando que nada justifica o abandono do plano de paz das Nações Unidas, o representante da Namíbia disse que oo seu país se distanciará de todo e qualquer projecto que não permita ao povo saharaui se exprimir através de um referendo livre e regular.»
Angola, por seu turno, pela voz do seu representante, pensa que é necessário procurar uma solução aceitável pelas duas partes, e o Panama insistiu na necessidade de ser respeitado o direito à autodeterminação e de o problema ser resolvido pelo diálogo. (ONU)

12-16.11.01
Danielle Mitterrand
Após o seu périplo pelos acampamentos de refugiados saharauis, Danielle Mitterrrand chegou a Marrocos para se avistar em Rabat, Casablanca e Marraqueche com os parceiros marroquinos da sua fundação France Libertés que mantém projectos naquele país do Magrebe nas áreas do desenvolvimento, educação e direitos do homem. A esposa do antigo presidente da República francesa tinha a intenção de concluir a sua viagem em El Ayoun, capital du Sahara Ocidental, para aí contactar os militantes saharauis da defesa dos direitos humanos. O seu empenhamento em favor do povo saharaui e contra a anexação marroquina do Sahara Ocidental suscitaram uma onda de protestos, enquanto em El Ayoun os militantes saharauis lhe preparavam um acolhimento caloroso. Enquanto isso era orquestrada uma campanha histérica, difamatória e desonesta na generalidade dos orgãos de comunicação social, chegando ao ponto de em manchete a qualificarem como «a toupeira da Polisario». Os colonos marroquinos estabelecidos no Sahara Ocidental bem como os saharauis pro-marroquinos foram mobilizados por um «comité de interdição da visita da denominada Danielle Mitterrand a Laayoune». O referido comité organizou uma petição e tinha organizado uma concentração no aeroporto de El Ayoun, com o objectivo de interditar a presidente de "France Libertés" «pisar o sol sagrado de Laayoune». Uma delegação que compreendia o wali de El Ayoun, Khalihenna ould Rachid, o transfuga Hakim Ibrahim e outros notáveis saharauis pro-marroquinos, avistou com a senhora Mitterrand em Marraqueche durante quatro horas tentando dissuadi-la de prosseguir a sua viagem e a convencê-la a desdizer as suas declarações que, segundo os mesmos, «constituem uma afronta à dignidade do povo marroquino e à sagrada unidade territorial de Marrocos». Depois da retoma da agitação nos territórios ocupados provocada pela mobilização em favor dos presos saharauis, pelos problemas sociais, a comemoração dos tumultos de 1999, os testemunhos pungentes surgidos na imprensa espanhola sobre a precária situação da população saharaui e o acolhimento fervoroso dispensado aos presos políticos libertados, era necessário a todo o custo impedir um novo evento. Assim, a 16 de Novembro, as autoridades marroquinas proibem a presidente da fundação France-Libertés de embarcar no voo com destino a El Ayoun.

O Intergrupo do Parlamento Europeu "Paz para o Povo Saharaui" deplorou esta medida qualificando-a de «acto de censura e de intolerância.»

13.11.01
ONU - S/2001/1067
Em carta ao presidente do Conselho de Segurança em exercício, o secretário-geral da ONU pede uma prerrogação técnica do mandato da MINURSO por um período de dois meses, até 31.01.2002, argumentando que as consultas realizadas pelo seu Enviado Pessoal (James Baker) estão ainda em curso. Kofi Annan afirma que apresentará o seu relatório "o mais tardar" antes desta data. (
Carta datada de 12 de Novembro de 2001, dirigida ao Presidente do Conselho de Segurança pelo secretário-geral da ONU) (PDF)

13.11.01
Crise marroquino-espanhola
Na edição do diário «El Pais» de 11.11., Ignacio Cembrero revela certos aspectos da crise provocada por Marrocos. A presidência belga da União Europeia, por solicitação do parlamentar Isidoro Sanchez, havia elaborado a posição europeia sobre a questão do Sahara tendo em vista as discussões na 4.ª Comissão da ONU. A Embaixada da França nas Nações Unidas propôs um outro texto, que já não mencionava a via referendária e limitava-se a apoiar o plano de autonomia. Os diplomatas espanhóis e os representantes dos países europeus na ONU recusaram esta manipulação por parte da França. Foi pois o texto original que foi submetido à 4.ª Comissão, o que provocou a ira de Marrocos contra a Espanha. Este país continua a manter o seu apoio constante à ONU, e admira-se com a parcialidade sempre demonstrada pela França, que faz sua a posição marroquina, o que impede uma posição comum da UE. No seguimento destes acontecimentos de bastidores, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros em discurso na Assembleia Geral da ONU, denuncia a ocupação de Ceuta e Melilha pela Espanha. Em resposta, o seu homólogo espanhol declarou que o Sahara é «uma reivindicação histórica do nacionalismo marroquino que a Espanha jamais apoiará.»

O número dois da diplomacia marroquina, Taieb Fassi-Fihri, volta à carga numa entrevista à Reuters exigindo da Espanha «uma posição clara de apoio eficaz e sincero» ao plano de autonomia da ONU.

A nível político interno, o presidente do partido socialista canário, o senador Jerónimo Saavedra, ex-ministro nos governos de Felipe González, pronunciou-se a favor da soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental, afirmando preferir um regime político estável que goze do apoio norte-americano a um regime instável com riscos de fundamentalismos e o perigo de ver mísseis apontados (face às Canárias).

Estas declarações suscitaram inúmeras reacções, entre as quais a da Associação Canária de Solidariedade com o Povo Saharaui que constata que, até ao momento, nada indica que um governo marroquino seja garante de democracia, do respeito pelos direitos humanos e dos interesses económicos das Canárias.

Estas declarações foram orquestradas pelo governo marroquino para deformar a realidade, influenciar a opinião pública espanhola e vender a ideia de que a única solução para o conflito é a integração em Marrocos, afirmou Carmelo Ramirez, vice-presidente do governo canário. A Liga Pro Derechos Humanos, por seu lado, criticou a posição ambigua do PSOE sobre a questão do Sahara.

14.11.01
Acordos de Madrid
O 26.º aniversário dos Acordos Tripartidos de Madrid suscitou reacções e tomadas de posição:

14.11.01
Manobras militares
O exército saharaui realizou manobras militares perto de Tifariti, nos territórios libertados da RASD. Estas são as sétimas manobras militares de envergadura realizadas pelo ELPS desde o início do ano. As manobras decorreram ante a presença do presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz. Foi simulado um ataque contra o inimigo em posição defensiva.

15.11.01
Presos de guerra
Um delegado do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) avistou-se em El Ayoun, entre 2 e 6 de Novembro, com 24 antigos combatentes da Frente Polisario, que eram objecto de intensa procura. Um deles foi avistado a 7 de Novembro num local de detenção próximo de Casablanca. Quando do repatriamento de 201 prisioneiros de guerras marroquinos, a 14 de Dezembro de 2000, foi entregue ao presidente do CICV uma lista de 179 antigos combatentes saharauis desaparecidos. A sorte de mais de 150 pessoas desaparecidas entre 1975 e 1991, continua ainda por esclarecer. Por outro lado, são mais de 800 o número de efectivos das forças armadas marroquinas cujo paradeiro se desconhece e 1479 presos de guerra marroquinos capturados entre 1975 e 1991 continuam detidos em centros de detenção na região de Tindouf. (Comunicado )

Suécia
O 34.º congresso do Partido Social-Democrata sueco pronunciou-se a favor do referendo de autodeterminação, solicitando à Suécia e à União Europeia que façam pressão sobre Marrocos para que coopere plenamente com a ONU.

Os partidos politicos suecos , Green Party, The Left Party, The Christian Democratic Party, The Center Youth, The Liberal Youth, The Left Youth, e vários membros do Parlamento europeu e do Parlamento sueco, bem como muitas ONG, apelaram ao governo para que se empenhe em favor da realização rápida de um referendo. Aquelas organizações e personalidades solicitaram também às autoridades de Estocolmo que impedissem que os que recursos naturais do Sahara Ocidental sejam espoliados.

15.11.01
Parlamento europeu
Intervindo perante uma delegação parlamentar em Estrasburgo, Eurig Wyn, deputado europeu eleito pelo País de Gales que visitou recentemente o Magrebe, advertiu que as hostilidades poderiam recomeçar em breve no Sahara Ocidental, se medidas diplomáticas urgentes não fossem tomadas.

SOLIDARIEDADE

Sevilla, 17 de Noviembre: Reincidentes y la Asociación Provincial de Amistad con el Pueblo saharaui de Sevilla organiza en el campo de fútbol de la Alameda de Hércules, en Sevilla, un concierto de Rock en solidaridad con el pueblo saharaui, con los grupos:Spttle dog, Narco, Reincidentes.

Oviedo, 09.11.01: Más de 200 personas clamaron el por los derechos del Sahara Occidental en una concentración frente al Teatro Campoamor. Uno de los motivos de esta concentración reside en el aniversario de la firma de los acuerdos tripartitos de Madrid el 14 de noviembre de 1975. No faltaron tampoco las consignas contras los últimos episodios desencadenados por el monarca alauí, Mohamed VI, en su visita a este territorio que enfrenta a Marruecos y el Frente Polisario desde 1975.

Le Havre, France: L'ONG "Un Camion Citerne pour les Sahraouis" a interpellé M. Lionel Jospin, Premier Ministre, sur l'accord conclu entre Total Fina Elf et l'ONAREP sur les propections pétrolières au Sahara Occidental ; cette protestation a été adressé également à trois députés locaux.

Navarre, 13.11.01: l'université publique de a accordé deux bourses à des étudiants du Sahara Occidental ou du Kurdistan pour l'année universitaire 2001-2002.

EM BREVE

Madrid, Miércoles 21 de noviembre a las 18.30 horas: CONCENTRACION FRENTE AL MUSEO DEL PRADO (Bulevar Pza de Neptuno) Sahara en el corazón. POR UN REFERENDUM JUSTO, LIBRE Y TRANSPARENTE. Iniciativa popular legislativa: "Paz y libertad para el pueblo saharaui". Entrega de 500.000 firmas en el Parlamento. Entrega de las 500.000 firmas recogidas en la iniciativa popular "Paz y Libertad para el Pueblo Saharaui"

Albacete: A propósito del aniversario de la firma de los acuerdos tripartitos de Madrid en 1975, que provocaron el éxodo del pueblo saharaui, la Asociación de Amigos de estos refugiados ha organizado una serie de actos, que darán comienzo hoy miércoles, 14 de noviembre, a las 8 de la tarde, en el salón de actos de la Diputación Provincial, con la conferencia titulada Historias del Sahara, que correrá a cargo de Alejandro García, profesor de Historia de la Universidad de Murcia.El próximo acto será una cena-encuentro con todos aquellos que se muestran a favor de la causa saharaui. La cena se celebrará el 23 de noviembre, a las 9 de la noche, en el Hotel Universidad.

Bologna, 30.11.01: Presso il Centro Zonarelli, in Via Vezza/Via Sacco 14, alle ore 20, Cena Saharawi. Con documentazione e proiezione video. L'incasso della serata servirà per acquistare un elettrocardiografo per l'ospedale di Smara che sarà portato ai campi profughi dai partecipanti al viaggio dal 23/2 al 2/3 2002 in occasione della II Maratona del Sahara. Per prenotazioni ( £. 30.000 ; i bambini non pagano) telefonare entro il 28-11-2001 a: Claudia 051 368454 o Leo 338 1460228 Associazione "El Ouali" Bologna. http://www.saharawi .org / elouali@saharawi.org

VOLS CHARTER - VUELOS CHARTER - CHARTER FLIGHTS

 

INFORMACAO SAHARA MARATHON 2002 - 25.02.2002

Sahara Marathon International
7799 Leesburg Pike , Suite 900N
Falls Church, VA 22043
Telephone: 703-969-0049
e-mail:
info@saharamarathon.org
Sahara Marathon USA
Dr. George Wortley
1398 Tolley Meadow Rd.
Big Island, VA 24526
Telephone: 434 299-5819, Fax: 434 299-5642
e-mail:
usa@saharamarathon.org
Sahara Marathon Spain
E. Sánchez
Pez, 27, 1° Dcha. 28004 MADRID
Telefonos: 915 218 487 y 629 765 766
Fax: 915 218 487
e-mail:
spain@saharamarathon.org

Vuelo charter de Madrid : 23.02.02

Sahara Marathon Germany
Dr. Holger and Ulrike Finkernagel
Postrasse 15 57379, Badberleburg GERMANY
Telefon: 02751-459 or 02751-4119941
or 0175 541 8238 ,Fax: 02751-928185
e-mail:
germany@saharamarathon.org

Charter Flug ab Frankfurt :24.2.2002 - 28.2.2002

Sahara Marathon Italy
e-mail:
italy@saharamarathon.org - mdurli@saharawi.org - celestegroup@tin.it
tel. 338/1460228 / Ass.Celeste Group - tel. 051-504162- 6336371

Per la 2° edizione della SaharaMarathon , l'associazione El Ouali Bologna e l'associazione Celeste Group rispettivamente promuovono e coordinano in Italia l'organizzazione della SaharaMarathon, in collaborazione con le Associazioni Jaima Saharawi di Reggio Emilia, Kabara Lagdaf di Modena, Comitato di solidarietà di Ferrara, Comitato di solidarietà di Rimini, con il patrocinio del Comune di Bologna e della Regione Emilia- Romagna.
Viaggio Bologna-Tindouf-Bologna: 23/2/2002 - 2/3/2002
web :
http://www.saharawi.org/Maratona/default.htm

Sahara Marathon Portugal
Mr. Luis and Rute Sousa
e-mail:
portugal@saharamarathon.org

INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

Catala

Swedish

deutsch

Marokkos König in der Problemzone Westsahara, Reiner Wandler, Der Standard, Wien, 03.11.01.

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]