SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 39

23.-29.09. 2001

22 - 29.09.01
Comemoração do 2.º aniversário da insurreição de El Ayoun de Setembro de 1999
Estudantes, operários das minas de Phosboucraâ e desempregados saharauis organizaram em El Ayoun, de 22 a 29 de Setembro, em coordenação com os militantes saharauis de defesa dos direitos do homem, uma semana de protesto sob o lema «Para nunca esquecer», na sede da FVJSAH (Forum Vérité et Justice Sahara).
O programa teve início com a inauguração de uma exposição comemorativa, o lançamento de uma recolha de fundos a favor dos presos políticos saharauis e uma mesa redonda sobre o tema "Situação das diversas classes sociais que participaram nos acontecimentos de Setembro de 1999, antes e depois da sublevação". A iniciativa contou com contribuições de estudantes que participaram nos acontecimentos, a apresentação de um dossier de reivindicações apresentados pelos operários e reformados saharauis de Phosboucraâ e de um inquérito realizado por desempregados saharauis sobre as irregularidades registadas na gestão dos pedidos de emprego em El Ayoun.
No dia 24 de Setembro realizou-se o «Dia do Estudante» sob o lema da união e da resistência, com a exposição de memórias universitárias elaboradas por estudantes saharauis matriculados em universidades marroquinas e um debate em torno do tema: «o movimento estudantil saharaui, realidade e horizontes».
No dia 27 teve lugar uma concentração popular evocando os acontecimentos violentos de "Setembro de 1999, com testemunhos de Saharauis detidos e torturados, leitura de poemas, canções, leitura de cartas e comunicados de solidariedade com os presos políticos saharauis. Os diferentes corpos policiais assim como unidades militares tomaram posição nas ruas que conduziam ao local onde se realizou a reunião, o que não impediu de os saharauis participarem em grande número.
No dia 28 teve lugar um colóquio sob o tema: «Pôr fim às violações dos direitos do Homem no Sahara». E a 29 de Setembro comemorou-se o «Dia do Preso Político» sob o lema "Não descansar enquanto houver camaradas nas prisões". Estava previsto uma visita aos presos da prisão civil de El Ayoun e a realização de uma concentração de solidariedade com testemunhos de ex-presos detidos na sequência dos acontecimentos de El Ayoun, bem com a leitura de cartas dos detidos.

Nos acampamentos junto a Tindouf, os refugiados das wilaya de Aousserd e de Smara organizaram a 24 e 25 de Setembro manifestações de solidariedade com os seus concidadãos que vivem sob ocupação marroquina, estando previstas a concretização de outras iniciativas. (SPS)

Ver:

Campanha Internacional pela libertação de Mohamed Daddach e de todos os presos políticos saharauis condenados por Marrocos

25.09.01
A mãe de Daddach, com mais de oitenta anos de idade, lançou um
apelo a partir dos campos de refugiados, onde vive no exílio, apelo onde reclama a libertação do seu filho. (AFAPREDESA, SPS )
Mohamed Daddach decidiu entretanto intensificar a sua luta jejuando 48 horas por semana a partir do dia 1 de Outubro de 2001. Até ao momento ele jejuava 24 horas por semana. É esperado que os outros presos saharauis sigam o seu exemplo. (corr.)

A recolha de assinaturas pela libertação dos presos políticos saharuis prossegue.
É possível firmar o APELO on-line (em
francês, italiano, espanhol e inglês) ou imprimir formulários para a recolha de assinaturas ( em francês, italiano, espanhol e inglês )

24.09.01
Argélia
A Argélia rejeita o acordo-quadro de James Baker, afirma o ministro dos Negócios Estrangeiros argelino, Abdelaziz Belkhadem. A questão do Sahara esteve no centro das conversações com o subsecretário britânico responsável pelo Norte de África e Médio Oriente, Ben Bradshaw, de visita a Argel. (SPS)
Bradshaw havia sido recebido no dia anterior em Rabat pelo primeiro-ministro marroquino. O Sahara Ocidental fez igualmente parte do assuntos abordados.

24.09.01
56.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas
Abdallah Baali, representante da Argélia junto das Nações Unidas, intervém diante da AG: afirma que a questão do Sahara Ocidental foi tratada com culposa ligeireza no último relatório do secretário-geral sobre as actividades da ONU, onde apenas se evoca o convite feito às partes para discutir um projecto de autonomia. (APS)

26.09.01
Marrocos
Omar Hilal é nomeado novo embaixador permanente de Marrocos junto do bureau europeu das Nações Unidas em Genebra.

26.09.01
Argélia
Adelkader Messahel, ministro argelino encarregado dos Assuntos Africanos, reafirma à rádio nacional que o seu país rejeita o plano Baker, porque ele não se enquadra no princípio da descolonização nem do direito à autodeterminação do povo saharaui.

27.09.01
RASD
O ministério da Informação saharaui afirma em comunicado que «a RASD acaba de estabelecer relações diplomáticas ao nível de embaixador com o Reino do Lesoto e com a República do Uganda.»

27.09.01
Austrália
O Senado australiano adopta uma moção apresentada pela senadora Lyn Allison, em que se pede ao governo que intervenha junto das Nações Unidas a favor da organização, o mais rapidamente possível, de um referendo no Sahara Ocidental no quadro do plano de paz da ONU/OUA, e junto do governo marroquino para que colabore plenamente com a ONU e no respeito pelos direitos humanos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

EM BREVE

O Rallye Total-Dakar 2002, com partida prevista para Arras no dia 28 de Dezembro de 2001, voltará a passar pelo Sahara Ocidental.
Ras l'Dak Total, um colectivo de muitas associações acaba de se constituir em Arras, para denunciar a impostura que representa esta manifestação desportiva. Dado que o Total-Dakar, é «um insulto à miséria em África, um monumental desperdício de fundos privados e públicos, a exploração comercial de uma prática pseudo-desportiva com o fito único de aproveitar petrolíferas e a indústria automóvel.» Para participar no colectivo Ras l'Dak Total e na recolha de assinaturas: Contactar: 10, rue de Justice, F-6200 Arras, tél. ++ 3 21 71 29 79, fax ++ 3 21 51 21 67, e-mail rasldaktotal@free.fr, site:
http://rasldaktotal.free.fr

19-20-21 de Outubro: o referendo pelo referendo pela independência do Sahara vai realizar-se na Andaluzia . Nesta consulta iremos pedir a implicação do governo na descolonização do Sahara e o reconhecimento da Frente Polisario como único representante do povo saharaui. Irá estar vísivel uma página web para que se possa consultar os resultados: www.saharaandalucia.com

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]