SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 35

26.08.-01.09. 2001

 

Campanha Internacional pela libertação de Mohamed Daddach e de todos os presos políticos saharauis condenados por Marrocos

23 e 24.08.01 El Ayoun
O Forum Vérité et Justice-section Sahara (FVJSAH) organizou na sua sede duas jornadas de solidariedade com o mais antigo preso político saharaui, Mohamed Daddach, e com todos os presos políticos saharauis. O primeiro dia foi dedicado ao debate em torno dos seguintes temas: Verdade, Indemnização e Impunidade à luz do direito internacional humanitário, tendo sido evocadas as experiências ocorridas na América Latina e na África do Sul. Neste primeiro dia foi lançado um apelo para que todos os ex-desaparecidos saharauis já indemnizados "rejeitem a indemnização e intreponham colectivamente uma acção de penhora perante a justiça ".

A segunda jornada foi dedicada a Mohamed Daddach através da sua biografia, das cartas que enviou da prisão, dos testemunhos de alguns dos seus companheiros de cativeiro, de membros da sua família e de parentes de outros presos políticos. Foram lidos poemas evocativos dos direitos do Homem e da sublevação de El Ayoun em 1999. Momento particularmente emotivo deu-se no final desse dia, quando o próprio M. Daddach se dirigiu à multidão através de chamada telefónica amplificada altifalante. Em resposta, os presentes ovacionaram-no em delírio gritando slogans exigindo a sua libertação.

No final dos trabalhos, foi decidido criar um «comité alargado, independente e aberto a todas as sensibilidades », que integra antigos presos e familiares dos detidos, a fim de prosseguir o trabalho de solidariedade.

No local da reunião, um stand exibia as listas não exaustivas dos ex-desaparecidos saharauis entretanto libertados (mais de 1500 casos), as listas não exaustivas dos desaparecidos saharauis (90 casos), as listas não exaustivas dos saharauis assassinados sob tortura nas prisões secretas marroquinas (mais de 50 casos), a lista dos presos políticos saharauis actualmente detidos nas prisões de El Ayoun, Marraqueche e Kénitra publicada pela BERDHSO (25 pessoas). Podiam ver-se também fotografias de desaparecidos, mártires e presos políticos sahrauis, fotografias de vítimas da tortura quando da sublevação de El Ayoun em Setembro de 1999, fotografias das actividades do FVJSAH desde a sua criação, documentos e brochuras sobre os direitos do homem e as experiências de ONG internacionais, etc.

Segundo os participantes, a sede do FVJSAH foi cercada pelas forças da ordem marroquinas: polícia fardada, polícia secreta, agentes dos serviços de informação, etc. A cidade de El Ayoun encontrava-se quase em estado de sítio com patrulhas do exército e das forças das companhias de intervenção móveis por toda a capital.

Três presos políticos saharauis Khaya Cheikh, Massoud Larbi (ver semanas:49/1999, 01, 05, 06, 21 e 23/2000 ) e Bahaha Salek (ver semanas 40, 41, 46/2000 e 11/2001) iniciaram uma greve da fome a 28.08.01. Cinco outros presos decidiram também juntar-se ao protesto, são eles: Brahim Mohamed El Hosein Rajaa, condenado a cinco anos de prisão, Mouloud El Hossein M'Barek, Omar Yahdih Omar, Mohamed El Moustapha El Hassan Bachir e Salem El Bachir Ragragui, condenados a dois anos de prisão no seguimento dos acontecimentos de Marraqueche, em Maio de 2000. (ver semanas 20, 21, 26)

O FVJSAH organizou também uma reunião com as famílias dos desaparecidos saharauis na cidade de Smara, no dia 25 de Agosto de 2001.(corr., AFAPREDESA, BERDHSO, SPS)

27 - 29.08.01
ONU-referendo
O enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, James Baker, reuniu-se em Pinedale, no estado do Wyoming (EUA), com representantes da Frente Polisario, da Argélia e da Mauritânia.
Segundo a delegação saharaui, foram abordados dois pontos: as propostas da Frente Polisario para ultrapassar os obstáculos ao plano de paz foram objecto de análise e desenvolvimento; enquanto que a proposta marroquina de acordo-quadro, ainda que melhorada pelas propostas de James Baker, foi claramente rejeitada pela Frente Polisario. Tal projecto não pode constituir a solução nem a via de solução do problema de descolonização do Sahara Ocidental. A Frente Polisario reiterou a sua disponibilidade para continuar a cooperar com as Nações Unidas e com Baker com vista à procura de uma solução que garanta o respeito pelos direitos do povo saharaui. (corr.)
Em comunicado a ONU precisa ainda que «a delegação argelina aportou o seu ponto de vista e apresentou as suas objecção ao Acordo-Quadro, prometendo aduzir novas clarificações suplementares. A Frente POLISARIO apresentou a sua objecção e as suas reservas ao Acordo-Quadro, indicando que consultaria a sua direcção e manteria o enviado pessoal ao corrente. Os representantes da Mauritânia exprimiram o seu apoio a toda a solução do problema do Sahara Ocidental que promova a paz e a estabilidade na região e que conte com o apoio das partes.»

Nota: Ainda que fortuito, o local do encontro parece-nos tristemente simbólico. As montanhas do Wyoming, as terras ancestrais das Nações peles-vermelhas, dos Sioux em particular, ocupadas, anexadas pelos colonos brancos, esvaziadas das suas populações legítimas confinadas a reservas... escolhidas para local de discussão de um "acordo-quadro" que mais não procura que instaurar uma "reserva saharaui" controlada pelo Reino de Marrocos...

Na véspera do encontro, o presidente Abdelaziz, em entrevista ao jornal Al Hayat (Londres), havia, uma vez mais, precisado a posição da Frente Polisario de recusa a toda e qualquer solução que não seja o referendo, lembrando as propostas recentemente apresentadas à ONU para ultrapassar os actuais obstáculos.

29.08.01
Referendo
O presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, em mensagem ao presidente Abdelaziz, exprime a convicção de que o plano de paz continua a ser a melhor forma de resolver de maneira pacífica o conflito do Sahara Ocidental.

30.08.01
Ilhas Canárias
Confrontada com o número crescente de imigrantes africanos que chegam às costas Canárias e, também, com a maior perda de vidas humanas, a Intersindical Canária afirma não compreender por que razão Marrocos não reforça o controle das suas fronteiras para impedir a saída de balsas para o alto mar a partir do seu território. É opinião desta organização que Marrocos utiliza este problema como forma de pressão junto das Canárias e da União Europeia para que abandonem a sua posição a favor da independência saharaui. (El Dia)

30.08.01
Espanha
Fernando Arias-Salgado foi nomeado como novo embaixador da Espanha em Rabat. Fez parte da delegação espanhola ao Conselho de Segurança em 1975 onde denunciou com vigor o anexionismo marroquino a quando da «Marcha Verde». Participou também na elaboração da posição espanhola sobre o Sahara Ocidental apresentada ao Tribunal Internacional de Haia em 1975.

SOLIDARIEDADE

EM BREVE

The Western Sahara Alliance and Australia Western Sahara Association are organising a musical fundraiser on Thursday September 6 at Harbourside Brasserie, Pier One. Bands include BaBalu and there'll be a performance by Metro Flamenco. Tickets are $15 or $10 concession and it starts at 8pm. Money raised will be used to bring a Saharawi woman out to Australia on a speaking tour to help gain support for the struggle of the Saharawi people.

Florença - Pisa 28 - 29 - 30 Setembro de 2001
1.ª Conferência Europeia das cidades geminadas e/ou solidárias com o povo saharaui
Contacto, informações: AICCRE - Associazione Italiana per il Consiglio dei Comuni e delle Regioni d'Europa - Association italienne Conseil Communes et Régions d'Europe, tel: +39 055 238 78 20 / 1-2-3 - fax:+39 0587 299201, e-mail secretariado da Conferência:
d.pampaloni@commune.pontedera.pi.it

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

 

français

english

castellano

Slovenian language

Arabic


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]