SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANAS 32 + 33

05.-18.08. 2001

 

27.07.01
Austrália
A direcção do sindicato australiano Manufacturing Workers Union (AMWU) pronunciou-se a favor do direito à autodeterminação do povo saharaui e da realização do plano plano de paz das Nações Unidas. Solicitou ao governo australiano que actue nesse sentido e que estabeleça contactos oficiais com a Frente Polisario.

29.07.01
Marrocos
O escritor Tahar Ben Jelloun traçou um quadro muito positivo de Marrocos de Mohamed VI num artigo publicado no diário italiano "La Repubblica". A Liga Italiana pelos Direitos dos Povos dirigiu ao quotidiano uma carta, não publicada, lembrando nomeadamente a ocupação marroquina do Sahara Occidental, que Ben Jelloun ignora em absoluto. (corr.)

30.07. - 17.08.01
53.ª sessão da sub-comissão dos direitos do Homem da ONU, Genebra

sequelas do colonialismo:
O representante da LIDLIP, a Liga Internacional para o direito e a libertação dos povos, declarou ser incompreeensível por que razão o plano de paz da ONU/OUA deve ser agora substituido por um projecto de autonomia, que só pode fazer aumentar a tensão na região e o risco do retorno à guerra.

Administração da justiça:
O representante do Movimento Internacional dos Jovens e dos Estudantes para as Nações Unidas (ISMUN) chamou a atenção para a persistência e o agravamento dos atentados aos direitos humanos nos territórios ocupados por Marrocos. Mostrou-se preocupado pela situação dos presos saharauis e também espantado com o facto desses graves atentados terem passado em claro nos relatórios do SG da ONU. O representante do ISMUN constata que a única preocupação manifestada por Kofi Annan é a situação dos prisioneiros de guerra marroquinos, não falando em contrapartida nem dos prisioneiros de guerra sahrarauis nas mãos de Marrocos nem das centenas de desaparecidos saharauis.

Direitos económicos, sociais e culturais:
O representante do ISMUN afirma-se ainda profundamente preocupado com a degradação da situação socio-económica da população saharaui que vive sob o domínio colonial marroquino. Evocou o caso dos trabalhadores das minas de fosfatos de Boucraa, desapossados dos seus direitos desde 1977. Uma parte dos seus salários foi congelada unilateralmente e os operários sujeitos a uma campanha de intimidação (detenções arbitrárias e até mesmo desaparecimentos forçados). Actualmente, após mais de 25 anos, os trabalhadores saharauis continuam a reclamar os seus direitos.

04.08.01
Algesiras
Mais de 3000 pessoas desfilaram nas ruas de Algesiras em favor da independência do povo saharaui. A Manifestação terminou diante do consulado de Marrocos, onde os representantes das diversas associações que convocaram a manifestação discursaram.

06.08.01
Autarcas pela paz
Jean-Paul Lecoq, presidente da Câmara Municipal de Gronreville L'Orcher (França), localidade geminada com o acampamento saharaui de Jreifia, participou em Hiroshima (Japão) na 5.ª conferência mundial de autarcas pela paz, acompanhado pelo representante saharaui Kenti Ouballah. Durante uma conferência de imprensa, Lecoq insistiu em particular no papel que deveria jogar a França nesta questão, ajudando Marrocos a encontrar uma saída digna e respeitadora da democracia.

06.08.01
Mauritânia
O presidente da República recebeu em audiência Mohamed Khadad, coordenador saharaui junto da Minurso, na qualidade de representante especial do presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz. (AMI)

07.08.01
El Ayoun
Abeidi Boussoula, um jovem saharaui com idade de 23 anos, foi agredido por um colono marroquino na Praia de El Ayoun. O jovem não resistiu aos ferimentos. A polícia marroquina pretendeu fazer crer que se tratara de um acidente na sequência de uma disputa.
(corr.)

09.08.01
Ajuda humanitária
Para 2001, a Comissão Europeia concedeu uma ajuda aos refugiados saharauis dos acampamentos de Tindouf avaliada no montante de 11,8 milhões de euros (cerca de 10,5 milhões de dólares norte-americanos). Esta ajuda destina-se a assegurar uma alimentação mais equilibrada e variada e a cobrir necessidades urgentes não alimentares para os grupos de risco. A Comissão havia já desbloqueado uma ajuda de emergência no valor de 3,77 milhões de euros em Junho passado.

08.-16.08.01
15.º festival mundial da juventude e dos estudantes, Argélia 2001
Uma delegação saharaui de mais de quatrocentos jovens participou num festival fortemente contestado na Argélia, inclusive por sectores da juventude e criticado pela imprensa independente em virtude da repressão exercida pelo poder contra a oposição.
Uma vez mais, violentos incidentes oposeram a delegação marroquina e saharaui. Os marroquinos agrediram participantes saharauis durante a cerimónia de abertura, o que provocou feridos de ambas as partes. Na véspera, já os marroquinos haviam atacado a representação saharaui na Universidade de Bab Ezzouar. O governo marroquino protestou, tendo o rei dado instruções para que os feridos fossem tratados em Marrocos, ao mesmo tempo que o embaixador argelino era convocado em Rabat. A delegação marroquina abandonou o festival no dia 10, após ter participado num jantar onde nada fizera transparecer das suas intenções... A decisão de abandono &endash; tomada ao mais alto nível &endash; surgiu provavelmente na sequência de um debate político sobre a questão do Sahara Ocidental, organizado no dia 9, durante o qual a assistência pronunciou-se maioritariamente a favor da independência do território. É a quarta vez que Marrocos abandona o festival a pretexto de motivos diversos.
Para mais informações sobre os desenvolvimentos políticos desta questão, consultar os despachos da agência noticiosa Sahara Press Service.

10.08.01
Eslovénia
Em carta enviada ao presidente do Comité esloveno de apoio ao povo saharaui, o secretário de Negócios Estrangeiros da Eslovénia reiterou o pleno apoio do seu governo aos esforços de Kofi Annan e do seu representante pessoal James Baker com vista à realização de um referendo no Sahara Ocidental.

17.08.01
Espanha
Uma delegação de jornalistas marroquinos visitará Madrid no próximo mês de Setembro a fim de promover encontros e debates sobre a questão do Sahara com responsáveis de organizações políticas e ONG espanholas. Esta campanha de propaganda, tal como a realizada nas ilhas Canárias no passado mês de Junho, é organizada pela "Association le Sahara marocain".

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]