SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 30

22.-28.07. 2001

17.07.01
França
Em carta dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros Hubert Védrine, o presidente da Comissão das Relações Exteriores da Assembleia Nacional francesa, François Loncle, pede informações sobre os «últimos desenvolvimentos da situação [no Sahara Ocidental] e dos esforços desenvolvidos pela França para favorecer uma solução deste problema.»

21.07.01
EUA
O Senado confirma a nomeação da nova embaixadora norte-americana em Marrocos, Margaret Tutwiler. A senhora Tutwiler serviu nas administrações de três presidentes, em particular de 1981 a 85 como assistente de James Baker no Departamento de Estado.

23.07.01
Citação da semana
«A última visita do presidente Bouteflika aos Estados Unidos mostrou que a Argélia tenta ligar-se economicamente ao mais forte, voltando as costas à União Europeia. Esta nova estratégia pode vir a ter um impacte considerável no prosseguimento do processo de resolução da questão do Sahara. O que conta fazer Marrocos face a esta nova ofensiva dos nossos vizinhos do Leste?...A nossa diplomacia parece ter depressa acreditado que o apoio norte-americano a favor da nossa integridade territorial se apresentava como irreversível. Ora, na verdade, parece que tudo está por fazer no decurso das próximas negociações...Não seria surpreendente ver certos países europeus tentar cortejar de novo o regime argelino. Isso é tanto mais provável quanto o pragmatismo económico prima sobre a acção diplomática eivada de susceptibilidades.» (Y.S., Le Journal hebdomadaire, citado pela revista de imprensa da Embaixada francesa em Rabat)

24.07.01
Grã-Bretanha
Numa questão colocada por escrita, Lord Avebury pergunta ao governo britânico se este tem a intenção de apoiar o acordo-quadro proposto pelas Nações Unidas. O governo responde declarando que o seu objectivo é ajudar as partes a encontrar uma solução justa e duradoura para a questão do Sahara Ocidental.

24-25.07.01
Durante o segundo festival mundial da juventude realizado no Panamá, entre 21 e 28 de Julho, teve lugar a quinta conferência de solidariedade da juventude com o Sahara Ocidental, que contou com a presença de mais de 300 pessoas e participação dos ministros saharauis da Cooperação, Salek Baba, da Educação, Salek Bobih, do embaixador saharaui acreditado no Panamá, Souleyman Tayeb, bem como de uma delegação da União da Juventude saharaui. O festival adoptou uma declaração de solidariedade com a juventude saharaui e manifestou o seu apoio ao referendo de autodeterminação. Recusando frontalmente a denominada «terceira via», a declaração solicita às Nações Unidas que retome o seu plano de paz e condene as manobras dilatólrias marroquinas.

24.07.01
Entrevista do rei de Marrocos
Mohammed VI, em entrevista ao jornal de língua árabe editado em Londres "Asharq Al-Awsat", afirma que a questão do Sahara polui o clima entre a Argélia e Marrocos desde há mais de vinte cinco anos, precisando contudo que as relações com a Argélia não são más, mas que poderiam ser bem melhores. "Não há que esconder que a questão do Sahara envenena as relações entre os dois países". Sobre a questão do Sahara Ocidental afirmou: «Com efeito, eu vivi a evolução do problema do Sahara e tive a oportunidade de poder ver escrever-se uma nova página da história de Marrocos com a recuperação do nosso território. Pertenço a uma geração que viveu o problema do Sahara. É uma causa muito importante para nós e a ela não renunciaremos, tanto mais que ela faz a unanimidade de todos os marroquinos, de todos os partidos políticos, estejam no governo ou na oposição. A questão do Sahara é determinante para Marrocos e para o conjunto da região. Sem estabilidade no Sahara, não pode haver estabilidade no Magrebe árabe. Pela minha parte, considero que a resolução da ONU é uma vitória de meu pai, uma vitória para todos os marroquinos, uma vitória para a geração que viveu a génese desse dossier.»
Colocada a questão: Será que não existem novas fórmulas para resolver esta questão que dura já há demasiado tempo? o rei respondeu: «Estamos comprometidos com a resolução da ONU submetida ao Conselho de Segurança, no quadro, evidentemente, da soberania marroquina. Pela nossa parte, já fizemos muito.»

25.07.01
Frente Polisario
Reunido em sessão extraordinária sob a presidência de Mohamed Abdelaziz, presidente da República, o Secretariado Nacional (SN) da Frente Polisario renovou uma vez mais a sua «rejeição categórica» do projecto de acordo-quadro, considerado um «projecto marroquino», reafirmando a sua «recusa de aderir a qualquer outra alternativa que possa alterar o direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação e à independência» e renovou o «seu apoio ao plano de resolução da ONU-OUA». O SN exprimiu a sua «satisfação» pela última resolução do Conselho de Segurança e pelo «fracasso» das tentativas marroquinas de atingir a posição privilegiada de que goza a RASD no seio da Organização de Unidade Africana, a quando da última cimeira. (SPS)

25.07.01
Nomeações
Mohammed VI nomeou inspector geral das Forças Armadas Reais o general do exército Abdelhaq El Kadiri (antigo director-geral da Direcção de Estudos e Documentação, os serviços secretos militares). O seu adjunto, o general de brigada Ahmed El Harchi, substituiu-o no posto de director da DGED. Abdellatif El Guerraoui, antigo ministro da Energia e das Minas assim como dos Assuntos Sociais em anteriores governos, foi nomeado wali da região de Laayoune-Boujdour-Sakia Al Hamra (Sahara Ocidental), em substituição de Allal Saadaoui.

SOLIDARIEDADE

Segorbe (Comunidade de Valence) geminou-se com Daora, localidade dos campos de refugiados saharauis, dispondo-se a enviar material agrícola.

EM BREVE

04.08.01 Algeciras, Andalucia: La AAPS. del Campo de Gibaltar en coordinación con la Federación Andaluza de Asociaciones de Amistad con el popolo saharaui convoca para el 4 de Agosto su manifestación anual frente al Consulado de Marrucos en Algeciras (único en Andalucia). Acto que se viene celebrando desde hace 8 años y que congrega a mas de 2000 simpatizantes de la causa. Informacion:<mailto:jer_bo@eresmas.com>

04.08.01, Lastra a Signa (Italia): 4 Agosto 1944 - 2001, 57o Anniversario Liberazione di Lastra a Signa. Programma - Interventi Ufficiali. - Consegna titoli onorifici della Presidenza della Repubblica a Bruno Terzani. - Riconoscimento Ufficiale a Camilido Lelli. - Riconoscimento ai Popoli Saharawi e Chiapas, in lotta per l'indipendenza. Ore 10,00, Sala del Consiglio Comunale, Piazza del Comune, 17. Infos: saharawi@libero.it

INTERNET

Documentos

Site

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

Italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]