SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 28

08.-14.07. 2001

 

28.06.01
Direitos humanos
O presidente do Instituto cubano da Amizade com os Povos dirigiu uma carta ao presidente da Comissão dos Direitos Humanos, da ONU, reunida em Genebra, para que intervenha em favor do preso saharaui Ali Salem Hamdani, condenado a cinco anos de prisão, cujo estado de saúde é precário.

05.07.01
Mauritânia
O embaixador da Mauritânia em Espanha afirmou que o seu país estava a favor da paz no Sahara e da solução que as partes venham a aceitar no quadro das decisões das Nações Unidas. Salem ould Memou acrescentou que o seu país «respeita as decisões da ONU.» (Europa Press)

07.07.01
O presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, reiterou a posição constante do seu país de apoio à causa saharaui e a uma solução justa e definitiva do conflito do Sahara Ocidental através da aplicação do plano de paz ONU-OUA, único quadro que pode garantir ao povo saharaui exercer o seu direito à autodeterminação e à independência. A posição cabo-verdiana foi transmitida no decurso de uma audiência que o presidente Pedro Pires concedeu a Melainine Sadik, embaixador saharaui em Argel e enviado especial do presidente saharaui à cidade da Praia (SPS)

07.07.01
O Departamento de Estado alertou os seus cidadãos em Marrocos a manterem-se vigilantes depois de ter recebido informações de que poderiam estar eminentes atentados contra interesses norte-americanos no país. O alerta terá sido retirado no dia 13 de Julho, sem que tivesse havido qualquer explicação.

07.07.01
OUA, Conselho de ministros
O Conselho de ministros rejeitou uma proposta da Argélia que pedia que futuras cimeiras África-Europa passassem a ser encontros OUA-Europa. Marrocos, que deixou de ser membro da OUA, organização de que se auto-exclui quando da entrada da RASD, não poderia participar em tais encontros.
Após duas horas de debate sobre a admissão de Marrocos na União Africana, o Conselho de ministros decidiu que a adesão terá que se fazer no respeito pelo estipulado em vigor, solicitando o país em causa um pedido nesse sentido. Senegal, Gâmbia, Burkina-Faso e Guiné Equatorial defendiam a admissão de Marrocos. As intervenções dos defensores da causa saharaui realçaram o facto de Marrocos não ter apresentado qualquer tipo de pedido de adesão, que a causa do povo saharaui é justa, que o direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência deve ser respeitado, que Marrocos é bem vindo à OUA mas não à custa da presença de um outro Estado membro e que, actualmente, em alguns Estados de África é possível ver-se embaixadas de Marrocos e da RASD lado a lado. Por que razão não fazer o mesmo no seio da OUA? - defenderam (corr.)

09-11.07.01
37.ª Cimeira da OUA
Frederick Chiluba, presidente da Zâmbia e novo presidente em exercício da OUA, declarou no seu discurso de abertura: «Depois de quase quatro décadas, nomeadamente desde 1963, o continente africano libertou-se, à excepção da RASD. O nosso desejo é ver realizar-se no mais breve espaço de tempo a autodeterminação da RASD, de acordo com o plano de resolução das Nações Unidas de 1991». Deste modo, acrescentou o presidente da OUA, «todos os africanos poderão usufruir da liberdade». (SPS)
A cimeira reafirmou o apoio de África à causa do povo saharaui e reiterou a validade do plano de paz da ONU para o Sahara Ocidental, bem como a necessidade da realização do referendo de autodeterminação. A OUA reafirmou, uma vez mais, que a RASD está na OUA com toda a legalidade, o que não fecha a porta a qualquer outro Estado do continente que queira aderir à União Africana, na condição de que essa adesão de faça segundo as regras em vigor. À margem dos trabalhos, o presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, avistou-se com o SG da ONU, Kofi Annan, bem como com o até agora SG da OUA, Salim Ahmed Salim, e com o novo SG da organização panafricana, Essy Amara. (corr., SPS)

08.07.01
O actor francês Pierre Richard, convidado pelo Comité argelino de solidariedade com o povo saharaui, afirmou em Argel, na véspera da sua visita de três dias aos acampamentos de refugiados saharauis, que «abafar» a causa do Sahara Ocidental equivale "a não assistir a um povo em perigo". O comediante francês afirmou que "'abraçou a causa saharaui para lutar contra a conspiração de silêncio que se abateu em França, como que um caixão de chumbo sobre esta questão". (Aps)
Jean Lamore, chefe de redação da revista internacional Mamba, acusou em conferência de imprensa as autoridades francesas de ter imposto a censura sobre a questão do Sahara Ocidental em virtude do seu «empenhamento económico ao lado de Marrocos». «Mesmo com armas desiguais, prosseguiremos a nossa luta com a ajuda de todos aqueles que estão convencidos da justeza da causa saharaui», acrescentou aquele que é um dos fundadores do «Observatoire pour le référendum au Sahara occidental», fundado em 1998 na Assembleia nacional francesa. Após o seu regresso dos acampamentos de refugiados, Pierre Richard tornou pública uma declaração.

10.07.01
Parlamento britânico
Durante as questões orais realizadas na Câmara dos Comuns, Jenny Tonge, deputada liberal-democrata, acusou o governo britânico de confusão a respeito de duas respostas escritas contraditórias, entregues pelo governo britânico a 4 e 5 de Julho ao deputado Menzies Campbell. Na sua resposta, o novo ministro responsável por África, Ben Bradshaw, declarou que a resolução do Conselho de Segurança reitera "o seu pleno apoio aos esforços actualmente desenvolvidos pela MINURSO a fim de fazer aplicar o plano de resolução e os acordos aceites pelas partes relativamente à realização do referendo livre, regular e imparcial com vista à autodeterminação do povo do Sahara Ocidental". Na ocasião, o deputado Jeremy Corbyn (Trabalhista) pediu ao governo que desse garantias de que não haveria mais vendas de armas a Marrocos enquanto a situação no Sahara Ocidental não fosse resolvida. Ben Bradshaw respondeu, no entanto, que não podia dar essas garantias.

11.07.01
Criado em Caracas um grupo de amizade parlamentar Venezuela-RASD.

13-14.07.01
O presidente argelino Abdelaziz Bouteflika efectuou uma visita aos EUA, onde se avistou com o presidente George Bush. Para o jornal «Financial Times», os temas principais abordados foram o terrorismo internacional e a proposta da ONU de um acordo-quadro para o Sahara Ocidental. A Frente Polisario, apoiada pela Argélia, rejeitou esta proposta e os norte-americanos, segundo o periódico britânico, terão exercido pressões sobre a Argélia para que faça mudar a posição do movimento de libertação saharaui. Segundo o site www.allafrica.com, Bouteflika terá declarado que «a Argélia se opõe ao plano Baker pois este tenta contornar a questão da autodeterminação do povo saharaui.»

Citação da semana:
«Debates: .... E, last but not least, o debate sobre a resolução pacífica e democrática do conflito du Sahara: a questão do Sahara, que constitui uma chaga aberta no nosso corpo, não pode ver-se privada de um amplo debate público, já que provavelmente é ela que constitui a mais pesada ameaça a um futuro democrático. Precisamos acelerar as transformações que nos permitam finalmente integrar o concerto global com a força de um conjunto regional coerente, pacificado, rico de sinergias prometedoras.»
Sion Assidon, Le Journal, semanário marroquino, 07-13 Julho de 2001.

SOLIDARIEDADE

Espanha: férias em paz. Tal como acontece todos os anos, cerca de 8.000 crianças vindas dos acampamentos de refugiados saharauis vêm passar o Verão em Espanha.

13.07.01, Villarrobledo (Albacete, Castilla-La Mancha): La Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de Villarrobledo celebra la Semana de la Solidaridad con este Pueblo. A las 8 de la tarde se celebrará un recorrido urbano para todas las edades bajo el lema "Por el Pueblo Saharaui, XXV Aniversario de la República Árabe Saharaui Democrática"

14.07.01, Madrid: Fiesta de solidaridad con el pueblo saharaui. Actuaciones de Payasos sin Fronteras, grupos de teatro infantil, marionetas,...para los niños saharauis que pasan sus vacaciones de verano con familias españolas

USA: As part of The Children of Western Sahara Summer Sponsorship Program, twenty-four Saharawi refugee children arrived Wednesday, Jun 27 to Chicago's O'Hare airport. Afterwards, they traveled to different states were they will be staying with their host families.

EM BREVE

Self-Determination Denied: The end of the UN Peace Plan for Western Sahara? Parliamentary Public Meeting, Monday 16th July at 7.00pm Commitee Room 3. Convened by Lord Redesdale.
For further information contact Western Sahara Campaign at wsc@gn.apc.org or + 44 (0) 113 245 4786

INTERNET

Documentos históricos:

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]