SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 25

17.-23.06. 2001

18.06.01
Na véspera da prorrogação do mandato da MINURSO pela ONU e da cimeira da OUA que terá lugar no início de Julho em Lusaka, o ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, Mohamed Salem Ould Salek, deslocou-se à Zâmbia, Zimbabwé, Malawi e Angola, enquanto o representante permanente da RASD junto da OUA, embaixador Fadel Ismail, visitava Nairobi, Dar Es-Salaam e Kampala.

19.06.01
Segundo a publicação «Jeune Afrique/L'intelligent», a Àfrica do Sul preparar-se-ia para reconhecer oficialmente a RASD.

19.06.01
A Assembleia Geral das Nações Unidas concedeu um crédito de 50,4 milhões de dólares norte-americanos para financiar a MINURSO durante o período entre 01.07.01 e 30.06.02, o que corresponde ao montante mensal de 4,2 milhões de dólares

20.06.01
A fundação US-Western Sahara dirigiu uma carta aberta (
inglês) ao presidente George Bush pedindo-lhe que intervenha junto de Kofi Annan a favor da organização imediata do referendo no Sahara Ocidental: «Depois de 9 anos e 530 milhões de dólares gastos as Nações Unidas não foram capazes de organizar o referendo, escreve Susanne Scholte, presidente da fundação, e presentemente a organização parece estar a favor de uma terceira via, totalmente contrária a todos os princípios da ONU»

20.0601
O jornal
Le Monde, citando fontes próximas da Frente Polisario, escreve que o projecto marroquino de autonomia do Sahara Ocidental prevê delegar aos saharauis apenas uma pequena parte dos assuntos locais. Em materia económica, Rabat proporia confiar aos saharauis 20 % das receitas cobradas localmente pelo Estado. Os saharauis não deteriam qualquer elemento constitutivo de uma qualquer soberania. Um alto funcionário enviado por Rabat administraria o Sahara Ocidental. Os saharauis seriam representados por uma assembleia local eleita unicamente por aqueles que constam das listas de recenseamento elaboradas pela MINURSO. É uma surpresa, escreve J.-P. Tuquoi, na medida em que, até agora, os marroquinos afirmavam que a população saharaui incluiria várias dezenas de milhares de membros de tribos sediadas no sul do reino.
A senhora Kessler, presidente do Intergrupo do Parlamento Europeu «Paz para o Povo Saharaui», respondeu a este artigo. (
francês e inglês)

20.06.01
Em comunicado (
francês) tornado público, a representação da Frente Polisario para a Europa confirmou que James Baker havia transmitido à Frente Polisario as propostas marroquinas de um plano de autonomia para o Sahara Ocidental, que a Frente Polisario rejeitou de forma «categórica e definitiva». Esta plano prevê que «a moeda, a bandeira, as fronteiras, a política externa, os assuntos internos, as comunicações, a defesa, a polícia, e a justiça sejam da competência e da autoridade do Estado marroquino. Em matéria de poder judiciário, a lei marroquina seria a regra. »(..) «Ao cabo de 4 anos de política de assimilação, o plano prevê que Marrocos organize, se assim o entenda, uma consulta destinada a consagrar a integração anunciada, e então praticamente concluída, do Sahara Ocidental. Os eleitores chamados a pronunciar-se seriam de facto a maioria dos marrroquinos enviados para o território nos anos precedentes para contribuir para a colonização do Sahara Ocidental e reduzir os saharauis a uma simples minoria.» Para Frente Polisario, «Marrocos e os países que o apoiam, entre os quais a França que aplica escandalosamente a sua influência sobre esta questão no seio do Conselho de Segurança da ONU, procuram de forma iníqua e sem precedentes consumar a injustiça de uma ocupação violenta, inaceitável, que viola o direito internacional e os direitos do Homem ».

20.06.01
O ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino desmentiu de "maneira categórica" as informações da imprensa que davam conta de uma proposta marroquina para resolver a questão do Sahara... (MAP)

22.06.01
Relatório do secretário-geral da ONU
Kofi Annan partilha a opinião de James Baker, que estima que há sérias dúvidas quanto à possibilidade de aplicar o plano de resolução. Mesmo modificado, a sua aplicação terá sempre por resultado um vencedor e um vencido. Propõe, pois, congelar o plano de resolução, esperando que Marrocos, a Frente Polisario, a Argélia e a Mauritânia estabeleçam conversações sobre um projecto de acordo-quadro. Kofi Annan pede ao Conselho de Segurança um prazo de cinco meses para permitir as negociações.

O Conselho de Segurança analisará a questão a 26.06.01, após uma exposição do próprio James Baker.

Reacções

22.06.01
Marrocos e Sahara Ocidental, direitos humanos
A Comissão independente de arbitragem e de indemnização tomou 609 decisões definitivas, das quais 376 dizem respeito ao pagamento de indemnizações definitivas e 233 a solicitações não consideradas, anuncia o Conselho Consultivo dos Direitos do Homem (CCDH). Esta decisão diz respeito a "712 pessoas, entre vítimas directas e seus correspondentes direitos de um grupo de desaparecidos e pessoas sujeitas a detenção arbitrária em Tazmamart, Kelâat Meggouna, Laayoune e Agdez". (comunicado CCDH)
O Comité de coordenação dos Saharauis vítimas de desaparecimento forçado assinala que 53 saharauis foram indmnizados de imediato, e uma centena mais serão indemnizados durante a próxima semana. A indmnização varia entre 30'000 e 135'000 dólares. Ela só se aplica às pessoas que aceitaram de antemão as propostas da comissão. O comité de coordenação recusa esta forma de indemnização e prossegue a sua negociação com a comissão. (corr.)

SOLIDARIEDADE

20.06.01 Sydney, Austrália: Um cortejo, encabeçado por dois camelos decorados com as cores da RASD, em que se integravam deputados, juristas, sindicalistas, o presidente da AI, inúmeros amigos do povo saharaui, bem como o representante da Polisario na Austrália, dirigiu-se ao parlamento australiano. Nos discursos proferidos por algumas personalidades, estas chamaram a atenção para a triste sorte dos refugiados saharauis. Simultaneamente decorreu uma exposição com venda de fotografias e recolha de fundos para a ajuda humanitária

EM BREVE

26.06.01, Firenze: Presentazione del libro "IL CAMMINO DEL POPOLO SAHARAWI VERSO LA LIBERTÀ NON TUTTI I MURI SONO CROLLATI" (edizione per le scuole) Alle ore 17 presso la Sala del Gonfalone del Consiglio Regionale della Toscana, in via Cavour 2 a Firenze, verrà presentato l'ultimo libro dell'Associazione di Solidarietà con il Popolo Saharawi "Ban Slout Larbi" di Sesto Fiorentino. I testi sono a cura di Fiorella BENDONI; le fotografia sono di Siro CANTINI. Per informazioni: Sandro VOLPE, e-mail: saharawi@libero.it

INTERNET

I was dreaming for such a mission... Cynthia Basinet offers WSO an interview and shares her comments regarding a recent visit to the Saharawi refugee camps. Western Sahara online, 17.06.01.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

deutsch

Dutch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]