SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 15

08.-14.04. 2001

 

02.04.01
Conselho de Segurança
O presidente do Conselho de Segurança durante o mês de Março, o embaixador britânico Greenstock, afirmou que a questão do Sahara Ocidental constituirá um importante tema de debate no final de Abril, já que o mandato da MINURSO chega ao seu termo. É de opinião que esse mandato será uma vez mais renovado, e que, se Annan e Baker têm ideias e propostas para uma aproximação mais global ao problema, uma discussão mais aprofundada não deixará de ter lugar, na medida em que as partes têm interesse numa tal abordagem, para além do referendo e da sua aplicação.(
ONU News)

02.04.01
ONU
Segundo o
Diario de Avisos (Espanha) Marrocos terá entregue no passado dia 20 de Março a sua proposta de autonomia para o Sahara Ocidental. Marrocos ofereceria aos saharauis um governo próprio com as suas instituições, mas reservaria para si a pasta da Defesa, Interior e Negócios Estrangeiros. Segundo o semanário Le Journal hebdomadaire (Marrocos), as propostas marroquinas estariam aquém do que deveria ser proposto à outra parte e teriam sido julgadas insuficientes para serem apresentadas ao Conselho de Segurança.

03.04.01
Suécia
A senhora Anna Lindh, ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, respondeu a uma questão parlamentar sobre o Sahara Ocidental. Assegurou que a Suécia iriam continuar a apoiar os esforços da ONU para resolver o conflito, e que iria abordar a questão do Sahara Ocidental no quadro da União Europeia a que preside actualmente, ao mesmo tempo que iria propor o aumento da ajuda humanitária aos refugiados saharauis.

06.04.01
57.ª sessão da Comissão dos Direitos do Homem da ONU
A Comissão adoptou por consenso uma resolução (E/CN.4/2001/L.3), que se enquadra no direito dos povos a dispor de si próprios, que toma nota dos acordos sobre a aplicação do plano de resolução que Marrocos e a Frente Polisario firmaram (..) e que convida insistentemente as duas partes a aplicarem esses acordos. A Comissão pede às partes que colaborem com o secretário-geral, com o seu enviado pessoal e o seu representante especial para assegurar a execução das diferentes fases do plano de resolução e ultrapassar as dificuldades que subsistem. Intima as duas partes a aplicar fiel e lealmente o conjunto de medidas proposto pelo secretário-geral no que diz respeito à identificação dos eleitores e ao procedimento dos recursos.

09.04.01
Espanha
Mhamed Khadad, coordenador saharaui junto da MINURSO, acompanhado por Brahim Ghali, representante da Frente Polisario em Espanha, foi recebido por Miguel Nadal Segala, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros espanhol. O diálogo centrou-se no desenvolvimento das relações bilaterais e nas perspectivas de paz para o Sahara Ocidental. Khadad reafirmou o empenhamento da Frente Polisario à estrita e leal aplicação do plano de paz das Nações Unidas para o Sahara Ocidental. (
Comunicado do ministério da Informação da RASD)

09.04.01
Pesca, Marrocos, UE
A representação da Frente Polisario em Espanha tomou uma posição pública a respeito das negociações sobre a renovação do acordo de pesca entre e a UE e Marrocos, que fracassaram após 14 meses de arrastamento. A Frente Polisario afirma-se directamente envolvida na questão, já que o acordo compreenderia, em completa ilegalidade das normas internacionais, as águas territoriais do Sahara Ocidental, mas que, no entanto, não lhe pode ser imputado a responsabilidade pelo fracasso. A Frente Polisario reafirma a vontade de negociar um acordo de pesca com Espanha, uma vez resolvido o problema do Sahara Ocidental. Pede à UE para que se empenhe de forma a que Marrocos respeite a legalidade internacional, pois só a resolução do conflito do Sahara Ocidental poderá garantir a estabilidade política e económica ao Magrebe. (Declaração)

10.04.01
Itália
A Assembleia provincial de Bolonha aprovou por unanimidade uma resolução em que pede ao Parlamento e governo italianos que se empenhem no sentido de garantir o pleno respeito dos direitos cívicos da população do Sahara Ocidental, a aplicação dos acordos de paz, a realização do referendo e o reconhecimento da RASD.

12.04.01
França-Marrocos
Jean-Pierre Chevènement, antigo ministro do Interior francês, na véspera de uma visita a Marrocos, fez votos que a questão do Sahara encontre rapidamente uma solução pacífica através de um regime de autonomia interna, que possa ser objecto de uma mais estreita concertação entre Marrocos e a Argélia.

SOLIDARIEDADE

07-09.04.01, Sydney, Australia: The first conference of the Global Young Greens (GYG) conference adopted a resolution which "supports the right of the Saharawi people to self-determination and independence, and expresses its deep concern for the endless delays of the proposed referendum and calls on the UN to put pressure on Morocco to allow the referendum to be organised without further delays".

20.04.01, San Miniato, Toscana: Casa del Popolo di Cigoli, alle ore 20, cena di sottoscrizione organizzata dell'Associazione di Solidarietà con il Popolo Saharawi di San Miniato. Il ricavato sarà devoluto per il progetto di sostegno alla scuola "12 Ottobre". Interverranno: Dan Daddi, rappresentante del Fronte Polisario in Toscana; Manola Guazzini, dell'Istituzione Centro Nord - Sud di Pisa; Angelo Frosini, sindaco di San Miniato; Andrea Natalini, dell'Unicoop Firenze - Settore Soci e Sergio Coppola, segretario Arci - Comitato Zona del Cuoio. Seguirà lo spettacolo "Grease - Il Musical", con il gruppo teatrale del Centro Giovani "Vocintransito". L'ingresso allo spettacolo è libero. Per le prenotazioni chiamare 347 7982410

EM BREVE

Paris, 28 de Abril 2001: Colóquio dos Juristas para o Sahara Ocidental, programa definitivo.

Bruxelas, 17 e 18 de Maio 2001: CONFERÊNCIA, "As mulheres saharauis: ao encontro de um novo futuro na sociedade saharaui ", Contacto: Liesbeth.Lissens@oxfamsol.be

INTERNET

ASOCIACIÓN DE AMIGOS DEL PUEBLO SAHARAUI DE CARTAGENA: http://ctporsahara.eresmas.com/index.htm

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Norvégien

Deutsch

Castellano

Italiano

English

Français


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]