SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 36

03.-09.09. 2000

 

25 - 27.08.00
Austrália
Na sua conferência nacional, os Verdes australianos adoptaram uma resolução em que apoiam o direito à autodeterminação e independência do povo saharaui, condenam as violações dos direitos humanos perpetrados pela ocupação marroquina e pedem ao governo australiano que estabeleça contactos com a Frente Polisario.

02.09.00
Argélia
Interrogado pelo canal de televisão saudita MBC sobre aquilo que pensava dos esforços despendidos por James Baker, o presidente da Argélia respondeu: "James Baker desenvolve os seus esforços sob a égide das Nações Unidas. Vejo-o avançar com ideias que fazem pouco caso dos princípios da carta, que estipulam que a autodeterminação é um princípio sagrado. Em consequência, tenho dificuldade em relacionar-me com quem ignora as cartas e tratados internacionais." (
El Moudjahid)

03.09.00
RASD
O povo saharaui tem que se preparar para o retorno às armas se Marrocos persistir em recusar a realização do referendo de autodeterminação, declarou o presidente saharaui Mohamed Abdelaziz, que presidia em Chahid El Hafed a uma conferência nacional sobre a mobilização face à recusa de Marrocos de organizar o referendo. (
SPS)

04.09.00
Argélia
Foi criado em Mostaganem um comité de apoio e solidariedade ao povo saharaui. Trata-se de uma filial regional do comité nacional argelino. (
SPS)

04.09.00
Argélia
Foram detidas doze pessoas na sequência de um inquérito sobre o desaparecimento de 750 toneladas de spaghetti oriundas de Itália. Estes géneros alimentares tinham sido confiados ao Crescente Vermelho Argelino para ajuda humanitária destinada, entre outros, aos refugiados saharauis. (
El Watan)

05.09.00
ONU
Por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas, referida como do Milénio, a Coordenação Europeia dos Comités de Apoio ao Povo Saharaui e o Comité Argelino de Solidariedade com o Povo Saharaui dirigiram mensagens ao presidente da AG, à assembleia de parlamentares e às ONG com estatuto consultivo junto da ONU. Aquelas duas associações exprimiram inquietação face à ausência de firmeza das Nações Unidas para fazer respeitar as suas resoluções, o que conduz ao impasse do plano de paz e priva o Magrebe de perspectivas de coexistência pacífica. As duas associações apelaram ao apoio ao plano de paz da ONU para o Sahara Ocidental.

05.09.00
BBC - Marrocos
Desde há dois anos que a BBC pretende instalar em Rabat uma representação do seu serviço Monitoring, que regista e traduz as emissões de rádio, de televisão, os despachos das agências noticiosas, jornais e publicações da internet através do mundo, para os comercializar.
Marrocos tem demonstrado pouco entusiasmo em acolher um tal serviço, dada a implicação da Grã-Bretanha nas negociações marroquino-saharauis, que se desenrolaram por duas vezes em Londres. Marrocos terá igualmente manifestado o seu desagrado pelo demasiado destaque que, na sua opinião, a BBC terá concedido à Frente Polisario. Impõe, igualmente, à empresa britânica restrições quanto aos conteúdos a divulgar.
O sindicato dos Jornalistas (NJU) e o dos profissionais da rádio, do cinema e do teatro (BECTU) deram a conhecer à BBC a sua posição negativa em relação à instalação em Marrocos desse serviço. Eles receiam que a sua acção não se possa fazer de forma independente. Revelaram que, em Agosto, os colaboradores deste serviço (que trabalham, ainda, na Grã-Bretanha) foram advertidos pela direcção que a representação prevista para Marrocos deveria limitar-se a "fontes não controversas".
Recordam que temas como o Sahara Ocidental, o rei ou o movimento integrista estão sujeitos à censura, e enumeram um grande número de intervenções do Estado para proibir ou censurar os jornais, emissões de TV, etc., tanto marroquinos como estrangeiros. Interrogam-se sobre que margem de manobra terão os seus colegas em Marrocos na cobertura do conflito do Sahara Ocidental, e temem que a BBC instaure a autocensura para não colocar em perigo os seus colaboradores no país. Constatam que o deslocamento do serviço é supérfluo e são de opinião que um trabalho nessas condições apenas pode denegrir a reputação de independência e isenção da BBC. (NJU/BECTU Submission, WSC UK press release)

05.09.00Sahara Ocidental
Grave acidente no tapete rolante que transporta os fosfatos da mina de Bou-Craa até ao mar. A queda de uma das secções provocou a morte de três empregados.

07.09.00
Espanha
Apesar da oposição dos sindicatos e de inúmeras ONG, a Universidade de Granada nomeou Mohamed VI doutor honoris causa, pelos seus "méritos sociais".

União Europeia
Em resposta a uma questão colocada por escrito por parte de um eurodeputado, que perguntava se a Comissão considerava como positiva a conclusão de um acordo de pesca com Marrocos, país que se opõe ao referendo previsto para o Sahara Ocidental, o comissário responsável pela pesca, Fischler, respondeu que a Comissão se restringirá à "zona de pesca marroquina". Definindo esta zona como "as águas que se encontram sob a soberania e/ou sob a jurisdição marroquina". Em consequência, para a UE, o único interlocutor no sector da pesca continua a ser Marrocos.

SOLIDARIEDADE

01-02-03.09.00 Bernex, Genebra: As crianças saharauis de férias em Bernex participaram na festa da aldeia e no festival de jazz que aí teve lugar. Foi montada uma tenda saharaui, onde era possível as pessoas se informarem sobre a actual situação da luta do povo saharaui. Durante a sua estadia, as crianças tomaram parte num encontro consagrado ao diálogo islamo-cristão, e tiveram oportunidade de visitar vários locais turísticos.

02.09.00, Gonfreville l'Orcher, França: o presidente da autarquia desta localidade próxima do Havre, Jean-Paul Lecoq, inaugurou uma nova rua à qual foi dada o nome de um acampamento saharaui, o de J'réfia, na wilaya de Dakhla. Muitos foram os saharauis que se deslocaram propositadamente para assistir à cerimónia, bem como representantes de cidades geminadas e diversas associações de apoio e solidariedade.

Em Breve

13.09.00, Washington D.C., USA: US House of Representatives, Committee on International Relations, Subcommittee on Africa, Hearing: U.N. Referendum for Western Sahara: 9 Years and Counting. Witness: Mr. Allen Keiswetter, Deputy Assistant Secretary of State Near East Affairs.

24-28.09.00, United Nations, New York City: meeting of the Fourth Committee about the Western Sahara question.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Castellano

Catala

English


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]