SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 22

28.05.- 03.06. 2000

 

30.05.00
Agadir
Os três presos saharauis, Cheikh Khaya, Brahim Leghzal e Laarbi Massoudi (ver
semana 21), compareceram diante do tribunal de primeira instância de Agadir. São acusados de atentarem contra a segurança interna segundo o artigo 206 do código penal marroquino e considerados espiões da Frente Polisario. Os quatro advogados de defesa não foram impedidos de estar presentes e os acusados puderam exprimir-se em boas condições. O julgamento prosseguir no dia 2 de Junho de 2000 (AFAPREDESA, SPS, comunicado AARASD).

31.05.00
Resolução do Conselho de Segurança S/2000/1301
Após dois dias de discussões o Conselho de Segurança adoptou uma resolução proposta pela França, Estados Unidos, Rússia e Reino Unido, que aprova o prolongamento por dois meses do mandato da MINURSO. A resolução «regista com satisfação» o último relatório do secretrio-geral (S/2000/461), adopta expressamente as suas recomendações e observações em relação «às divergências de ponto de vista fundamentais entre as partes que importa ultrapassar». O Conselho de Segurança conta que «as partes apresentem (a James Baker) propostas precisas e concretas sobre as quais se poderiam entender a fim de resolver os múltiplos problemas com que se depara a aplicação do plano de resolução» e «explorarão todos os meios de chegar a uma resolução rapida, duradoura e concertada sobre o seu diferendo».
Foi esta última alusão a uma terceira via que provocou importantes divisões no Conselho de Segurança e impediu o consenso. Por fim o Conselho de Segurança aprovou a resolução com 12 votos a favor, um voto contra (a Namíbia) e duas abstenções (Jamaica e Mali). Foram varios os Estados que se opuseram a uma primeira proposta qualificada de «dura». A França e os EUA exigiram então a votação de um segundo projecto a prosseguir a discussão sobre o primeiro, como pedia o representante da China que ocupa a presidência do CS, assim como muitos outros Estados. Para os representantes da Namíbia, Holanda, Jamaica, Mali, Argentina e Malasia, o plano de paz da ONU é a única via praticavel para se chegar a uma solução para o conflito. Todos eles lamentaram a ausência de consenso, em particular o representante chinês que ocupa a Presidência do Conselho de Segurança. Varios foram os representantes que declararam que é preferível analisar as deficiências do plano a procurar outras alternativas. A fim de não bloquear os esforços desenvolvidos por James Baker, certos Estados preferiram aprovar a resolução apesar de se lhe oporem.
Esta resolução da ONU abre paradoxalmente a porta ao abandono do plano de resolução das Nações Unidas!

Reacções

F.POLISARIO
Para Ahmed Boukhari, representante da Frente Polisario junto da ONU, o papel que cabe à organização internacional é o de aplicar o plano, não o de pedir às partes que façam propostas. Propor o seu abandono é «inaceitavel» e «injustificavel». «Um plano de paz doente é melhor do que nenhum plano de paz», declarou. A Frente Polisario não podera vir a ser acusada de responsavel do que podera vir a passar-se nas próximas semanas, escreve numa carta dirigida ao presidente do Conselho de Segurança após a votação. «Mesmo se o plano de paz esta doente, é possível cura-lo, os remédios existem. Se o plano estiver morto, os remédios de nada servirão» (
agências).

Marrocos
Ahmed Snoussi, representante permanente de Marrocos junto da ONU, declarou que o seu país «continuara a insistir nos pontos que deveriam ser corrigidos e nas atitudes que haveria que rectificar, se se quiser verdadeiramente organizar um referendo justo e equitativo». Aproveitando para acrescentar que «talvez durante estes dois meses, as instâncias da O.N.U. (...) se dêem conta da boa vontade do Reino e da ma vontade dos outros interlocutores... Segundo Snoussi ficou «patente que os dois meses concedidos ao representante pessoal do secretario-geral não serão suficientes para aproximar os pontos de vista que ja em Londres se mostraram tão distantes para não dizer mesmo inconciliaveis» (
Le Matin du Sahara et du Maghreb, Rabat).

EM BREVE

Rabat: O processo dos doze estudantes saharauis presos em Rabat a quando das manifestações de apoio aos estudantes de Marraqueche, tera lugar no próximo dia 6 de Junho.

Marrocos-EUA: O rei de Marrocos efectuara uma visita oficial aos Estados Unidos no dia 20 de Junho, anunciou a Casa Branca.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]