SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 18

30.04.-06.05. 2000

28.04.00
Marrocos-Imprensa
O ministério da Comunicação de Marrocos criou «uma comissão de coordenação sobre os desenvolvimentos da questão do Sahara marroquino», integrada por jornalistas e membros do governo, com o apoio do Sindicato nacional da imprensa marroquina(SNPM).
Esta estrutura constituira «um meio de prevenção contra as derrapagens e a desinformação». Ela tem por missão evitar que os jornalistas marroquinos «se deixem levar pela intoxicação dos meios que procuram semear a confusão», escreve o diario marroquino Al-Ittihad al-Ichtiraki (USFP), acrescentando que a comissão não pode em nenhum caso ser interpretado como uma intrusão nos assuntos jornalísticos...

28-29.04.00
Austria
Uma delegação saharaui presidida por Mohamed Sidati, ministro conselheiro junto da Presidência, assistiu ao congresso do SPÖ, a convite do partido socialista austríaco. Os congressistas declararam o seu apoio aos direitos do povo saharaui à autodeterminação e à liberdade.

01.05.00
França
O secretario-geral adjunto da Associação francesa dos Amigos da RASD declara, em carta aberta tornada pública, que «é inadmissível que a França, berço dos direitos humanos, seja o chefe de orquestra dentro do Conselho de Segurança de uma política que atente ao direito internacional» Para Elisabeth Muller, «a afirmação dos direitos do Homem em Marrocos passa pelo respeito dos compromissos que Marrocos assumiu perante a Comunidade internacional».

01.05.00
Referendo
O SG da ONU convidou Marrocos e a Frente Polisario, assim como os países observadores Argélia e Mauritânia, a encontrar-se em Londres com o seu representante pessoal, James Baker, a fim de poderem ser encontrados os meios para uma solução duradoura e rapida do conflito aceite por todos. Esta nova ronda de negociações tera início no Domingo, dia 14 de Maio, e podera prolongar-se por varios dias.

27.04.-11.05.00
27.ª sessão da Comissão africana dos direitos do Homem e dos Povos, CADHP
Foram varios os delegados que intervieram sobre a repressão nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental. Abba Salek, secretario-geral da União dos Juristas Saharauis, apresentou um relatório sobre os tribunais de excepção, os desaparecimentos e a perseguição aos saharauis nos territórios ocupados. Ahmed Sid Ali, conselheiro jurídico da RASD, apresentou um projecto de resolução que apela a comunidade africana a apoiar a realização do referendo «no mais breve prazo» e a «proteger os direitos e as liberdades fundamentais do povo saharaui». A CADHP decidiu enviar uma missão aos territórios ocupados da RASD durante o actual semestre. (
SPS)

02.05.00
Referendo
Brahim Ghali, representante da Frente Polisario em Espanha, em artigo publicado no diario «El Mundo», apelou à comunidade internacional a exercer «fortes pressões» sobre Marrocos a fim de levar este país a respeitar os prazos previstos para a realização do referendo. No referido artigo, Ghali coloca a seguinte questão: se no futuro o governo saharaui decidir, de novo, defender os seus legítimos direitos pelas armas, aquilo que não conseguiu fazer através das urnas devido aos entraves entrepostos por Marrocos com a conivência de certos governos europeus, quem sera capaz de nos acusar de violar o cessar-fogo? Quem serão os responsaveis do reinício da guerra? »
(APS).

03.05.00
Referendo
O representante da F. Polisario em Espanha, Brahim Ghali, afirma em comunicado (em espanhol), que o «povo saharaui e o seu único e legítimo representante, a Frente Polisario, rejeitam toda e qualquer alternativa que não respeite o direito inalienavel do povo saharaui à autodeterminação e à realização imediata de um referendo livre, regular, democratico, conforme o estabelecido no plano de paz ONU-OUA»

ANÚNCIO

27.02.01: Maratona do Sahara
A 27 de Fevereiro de 2001 tera lugar a «Maratona do Sahara». Trata-se de uma manifestação desportiva à escala mundial, cujo objectivo é chamar a atenção sobre os refugiados saharauis e recolher fundos para a ajuda humanitaria às crianças saharauis. A iniciativa coube às ONGs americanas Shelter for Life e US Western Sahara Foundation, a qual foi logo apoiada pela União Nacional das Mulheres Saharauis.
Esta manifestação desportiva de solidariedade decorrera de varias formas e em diversos lugares. Uma maratona classica sera percorrida entre os acampamentos de refugiados de El Ayoun e Smara, com diversas variantes de extensão (semi-maratona, 10 km, 5 km).
Em paralelo, todas as pessoas e desportistas podem declarar-se «participante da Maratona do Sahara» e integrar qualquer outra corrida que se realiza, treino desportivo, o que quer que seja, bastando para isso envergar a T-shirt oficial e pagar o direito de participação que é destinado à ajuda humanitaria.
Para mais informações ver o site http://www.saharamarathon.org, de momento unicamente em inglês, mas que em breve sera traduzido e actualizado à medida que surjam novas informações.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Catalan

English

Deutsch

Español

Toda la prensa española de la semana: http://www.nodo50.org/fpolisario/Prensa.htm

Italiano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]