SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANAS 16/17

16.-29.04. 2000

 

04.04.00
Direitos humanos
Em comunicado publicado em Rabat, o «Comité de Coordenação representando os grupos de Saharauis vítimas de desaparecimento forçado e libertados dos sinistros campos de detenção de Kelaàt Mgouna, Agdz e Laàyoune» exprimem de novo a sua vontade de continuar a lutar até à satisfação das suas reivindicações:

07.04.00
56.ª sessão da Comissão dos Direitos do Homem da ONU, Genebra
Numa resolução adoptada por consenso, a Comissão exorta Marrocos e a Frente Polisario a evitar toda e qualquer iniciativa que possa comprometer a aplicação do plano de resolução e os acordos respeitantes à sua execução. Apela às duas partes para que apliquem escrupulosamente e lealmente o conjunto das medidas propostas pelo secretario-geral para a identificação dos eleitores, o procedimento dos recursos e o calendario de execução revisto.

14-15.04.00
Europa
A assembleia geral das ONG para o desenvolvimento europeias, reunida em Bruxelas, apela em resolução à União Europeia e aos seus Estados membros a fazerem suficiente pressão sobre as nações Unidas para que o referendo possa ter lugar o mais rapidamente possível. Pede à EU que aumente a ajuda humanitaria aos refugiados saharauis e se proponha como medianeira entre marroquinos e saharauis.

14.04.00
Marrocos: censura a jornais marroquinos
O semanario de língua francesa «Le Journal», assim como o semanario em arabe «Assahifa», impressos em França, foram interditos de entrar em Marrocos por terem publicado uma entrevista com Mohamed Abdelaziz, secretario-geral da Frente Polisario. A decisão foi tomadas pelo primeiro-ministro, socialista e sg da USFP. A entrevista foi realizada em Washington quando de uma recepção organizada pela Defense Forum Foundation. Em comunicado, o ministério da Comunicação precisa que esta interdição visa «reafirmar a determinação do governo em opor-se a todo e qualquer posição de ligeireza face aos sentimentos do povo marroquino mobilizado por detras do guia da Nação e garante da sua integridade territorial, Sua majestade o rei Mohamed VI».
Aboubakr Jamaï, director do «Journal», face à interdição declarou: «assistimos ao regresso dos métodos que julgavamos banidos. Estamos, segundo parece, num Estado de direito, mas a terminologia do comunicado é o de uma ditadura, ou então o caso remete para a psicanalise».

15.04.00
Direitos Humanos
O governo marroquino desbloqueou uma verba provisória de 40 milhões de dirhams (3,8 milhões de dólares norte-americanos) para indemnizar as vítimas das «detenções arbitrarias», declarou em Rabat Driss Dahak, presidente do conselho consultivo dos direitos do homem (CCDH). «Trata-se - afirmou - de uma indemnização provisória que ira permitir aos beneficiarios resolver os seus problemas de saúde e responder às suas necessidades mais urgentes». Driss Dahak acrescentou que, «muito proximamente», os interessados irão receber a totalidade das suas indemnizações.

17.04.00
Marrocos: censura, continuação
O director geral da Segunda cadeia de televisão pública marroquina, a 2M, foi despedido, juntamente com o director de programas e o chefe de canal da estação, anuncia o ministro da Comunicação. Estes despedimentos tem por base aquilo que o governo considera «uma falha profissional manifesta», no caso um jornalista ter apresentado em antena o último número do semanario «Journal» sobre o Sahara Ocidental.

18.04.00
Referendo
O Presidente mauritano recebeu Omar Mansour, ministro da Saúde Pública saharaui. O encontro teve como pano de fundo o plano de paz da ONU. A sua aplicação exige um esforço internacional, em particular por parte dos países observadores, Mauritânia e Argélia, declarou o ministro saharaui à radio mauritana.

18.04.00
Referendo
O tratamento dos recursos apresentados por Marrocos pode ser concluído, «o mais tardar, em sete meses», se a comissão de identificação vier a beneficiar do «apoio necessario, da cooperação das duas partes e do Conselho de Segurança», reafirmou o coordenador saharaui junto da MINURSO, M'Hamed Khaddad, no seguimento de encontros com o representante especial para o Sahara, o embaixador Eagleton, e o presidente da comissão de identificação, o italiano Vetere (
SPS).

20-22.04.00
Acampamentos de refugiados: Festival da Cultura
Teve lugar na wilaya de Smara, na presença de mais de 3000 espectadores vindos na sua maioria de Espanha, mas também da Italia e da Suíça, o segundo festival internacional da cultura, em que participaram varios grupos musicais saharauis e estrangeiros. Na wilaya decorreram em simultâneo exposições sobre as tradições populares saharauis, organizadas em quatro gigantescas tendas em lã de camelo. Numa conferência de imprensa que teve lugar durante o evento, o secretario-geral da Frente Polisario acusou o governo francês de fazer pressão sobre Espanha a fim de torpedear o plano de paz. Tal como em 1975, é a França que quer fazer abortar o processo de autodeterminação, declarou Mohamed Abdelaziz, acrescentando que tinha esperança que a Espanha resistisse à pressão francesa (
SPS).

25.04.00
Acampamentos de refugiados: TV
Foi inaugurada na wilaya de Smara uma estação de redifusão de TV. O projecto é de uma ONG hispano-saharaui, a Sario, e permite a transmissão local de três cadeias de televisão. A mesma ONG havia ja instalado uma estação do mesmo tipo na wilaya de Dakhla (
SPS).

26-28.04.00
Mauritânia-Marrocos
Primeira visita oficial desde a independência da Mauritânia, em 1960, de um presidente mauritano a Marrocos. A questão do Sahara Ocidental figurava entre os pontos a abordar nos encontros entre o rei Mohamed VI e o presidente mauritano Ould Taya.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Italiano

Deutsch

Espanol


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]