SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

SEMANA 02

09.-15.01. 2000

08.01.00
Argélia-Marrocos
Prevista para breve uma visita de trabalho do ministro do Interior marroquino a Argel.

09.01.00
Frente Polisario
O Secretariado nacional da Frente Polisario reuniu-se em sessão extraordinria para analisar os resultados da identificação levada a cabo pela MINURSO e os últimos debates do Conselho de Segurança. O Secretariado encarou com satisfação os resultados da identificação, exprimiu o seu reconhecimento ao pessoal da MINURSO pela isenção com que desempenhou a tarefa, reafirmou o seu apoio ao plano de resolução e aos acordos de Houston que, na sua opinião, configuram a o quadro dos direitos inalienveis e imprescritíveis do povo saharaui.

10.01.00
Argélia
O primeiro-ministro argelino reiterou a «vontade constante da Argélia de dar o seu apoio à realização dos objectivos do povo saharaui» na sua legítima luta e «pela realização das suas aspirações à liberdade, ao progresso e à prosperidade». O primeiro-ministro argelino manifestou essa posição em carta de resposta ao presidente saharaui lhe havia manifestado felicitações por ocasião da sua nomeação. (
SPS).

12.01.00
Argélia-RASD
O presidente argelino Abdelaziz Bouteflika recebeu Mohamed Abdelaziz, presidente da RASD. Ao encontro assistiram M. Bensalah, presidente da Assembleia popular nacional, Ali Benflis, chefe de Gabinete da Presidência da República, Yazid Zerhouni, ministro do Interior e das colectividades locais e Youcef Yousfi, ministro dos Negócios Estrangeiros. Do lado saharaui estiveram presentes, Mohamed Ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros, Emhamed Khaddad, coordenador saharaui junto da MINURSO, Malainine Saddik, embaixador da RASD na Argélia e Bachir Sghaier, da presidência saharaui. As conversações centraram-se sobre as relações bilaterais, os últimos desenvolvimentos do processo de paz, a situação em África e no Mundo, assim como sobre as relações entre a OUA e a Europa.

13.01.00
Marrocos
Em discurso pronunciado ante a câmara de representantes, o primeiro-ministro marroquino reiterou o empenhamento de Marrocos na aplicação do plano de resolução da ONU, sublinhando a sua «recusa em ver excluído ou privado do seu direito de participar no referendo confirmativo da marroquinidade do Sahara, um só cidadão entre os originrios das províncias do Sul».
O PM marroquino aproveitou a ocasião para, uma vez mais, «apelar aos desavindos (...) a reintegrar a mãe-ptria». Anunciou ainda que «nas próximas semanas» se deslocar ao Sahara ocidental ocupado para «se informar da situação dos cidadãos».

14.01.99
Serfaty a Bouteflika
Em carta dirigida ao Presidente da Argélia, o conhecido resistente marroquino ter afirmado: «(...) É possível acreditar que a unidade e a fraternidade acabarão por triunfar (...). Felicito-me, em particular, por durante a vossa campanha eleitoral ter retomado o tema de que este conflito [do Sahara Ocidental], tenha uma solução sem «vencedor, nem vencido», que preconizo h muitos anos. S.M. o Rei Mohamed VI deu nestes últimos meses passos significativos nessa direcção, de que é prova o seu discurso de 6 de Novembro passado. Esperemos que os nossos irmãos da POLISARIO possam retomar o caminho na mesma direcção, que o seu último Congresso parece ter abandonado. Só essa via poder permitir a resolução fraternal deste conflito, assim como só a integração do Sahara Ocidental na nação marroquina sob a égide do Rei Mohamed VI através de uma solução negociada no quadro do direito internacional poder permitir preservar os equilíbrios históricos e geopolíticos sem os quais o Magrebe unido e fraterno de amanhã não poder desenvolver-se» (
Libération, quotidiano marroquino).

15.01.99
Direitos Humanos
Em carta enviada a Mary Robinson, Alta Comissria das Nações Unidas para os Direitos do Homem, a UJS (União dos Juristas Saharauis) lembra o «drama» vivido pelo povo saharaui desde h muitos anos e as violações dos direitos humanos nos territórios ocupados. Na carta, a UJS afirma que é profunda a decepção dos saharauis, que «começaram por ficar preocupados com o primeiro relatório, frustados com os relatórios seguintes, e hoje estão completamente desesperados...». Lembrando os recentes acontecimentos ocorridos em Timor-Leste, a organização pede à senhora Robinson que intervenha a «fim de evitar uma situação semelhante ».

15.01.00
Cimeira OUA-UE
A RASD renuncia participar na cimeira OUA-UE prevista para o Cairo, em Abril próximo. A decisão foi comunicada pelo presidente saharaui a Abdelaziz Bouteflika, presidente argelino e presidente em exercício da OUA, em carta tornada pública pela agência noticiosa argelina APS. Esta retirada voluntria poder permitir a realização da cimeira euro-africana nas condições exigidas pelos países europeus da EU, em que a presença de Marrocos era apontada como incontornvel.

EM BREVE

24-26 de Fevereiro, 4.º Congresso da UGTSARIO (União Geral dos Trabalhadores Saharauis)
26 de Fevereiro, 2.ª Conferência Sindical de Solidariedade com o Povo Saharaui
Voo charter: Madrid-Tindouf , partida 5.ª feira 24, às 13:00, regresso Domingo 27, pelas 18:00.
Para mais informações e reservas, favor contactar:
Secretariado Internacional de CCOO
Tel: +34.91.702 81 16 Fax: +34.91.308 38 13, e-mail:
ibarre@ccoo.es

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]