Associação de Cooperação e Amizade com O Povo Saharaui
Lisboa, Portugal

 

Secretrio-Geral da Organização das Nações Unidas
Mr. Kofi Annan
ONU - Nova Iorque

Os sangrentos acontecimentos ocorridos em Setembro no Sahara Ocidental enchem de temor, apreensão e tristeza e também de indignação todos os homens e mulheres de mente bem formada, cidadãos do mundo para quem os processos de implantação da paz levados a cabo pela ONU são um sinal de esperança, de justiça, democracia e liberdade.

Traumatizados ainda pela barbrie que se abateu sobre o Povo de Timor Leste pela sanha assassina de um regime que não respeita os mais elementares princípios da civilização, foi com profunda emoção que recebemos as trgicas informações que nos chegavam do Sahara Ocidental ocupado pelo Reino de Marrocos, onde manifestações pacíficas de cidadãos foram selvaticamente reprimidas pelas forças militares e policiais de ocupação, nalguns casos com a cumplicidade da intervenção de colonos civis armados de bastões e armas brancas.

Senhor Secretrio-Geral,

Os trgicos acontecimentos em Timor-Leste e no Sahara Ocidental ocupado vêm pôr em destaque a enorme responsabilidade da ONU e da Comunidade Internacional. As Nações Unidas não podem trazer a esperança a povos que vivem sob ocupação, fazendo-os acreditar que podem determinar o seu destino em paz e segurança e, depois, assistir impotentes ao genocídio, à destruição, até que tudo não seja mais do que escombros e cinzas.

A ONU e a Comunidade Internacional têm a responsabilidade de garantir a verdadeira aplicação desses processos de paz, sendo, em última instância, os verdadeiros garantes e responsveis pela segurança dessas populações indefesas, pela abertura desses territórios aos jornalistas, aos observadores internacionais, às organizações humanitrias e às ONG.

No Sahara Ocidental, a ONU não pode cometer os mesmos erros que cometeu em Timor-Leste, acreditando na boa-fé, na palavra, na garantia da preservação da segurança pelas forças militares e policiais da potência ocupante, parte interessada no processo.

Mr. Kofi Annan,

A Associação de Cooperação e Amizade com o Povo Saharaui pede à ONU e à Comunidade Internacional que proteja o Povo Saharaui, garantindo que ele possa em paz, segurança e liberdade exercer o direito de autodeterminação através do referendo organizado pelas Nações Unidas, consulta que não pode ser mais adiada ao sabor das pressões exigências e chantagens do Reino de Marrocos.

 

LISBOA, 06 de Outubro de 1999

 

Associação de Cooperação e Amizade com O Povo Saharaui
Lisboa
e-mail:
bap.saharui@mail.telepac.pt


[COMMUNIQUES] - [Homepage Sahara Occidental]