SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

SEMANA 46

14.-20.11. 1999

13.11.99

Entrevista

«Que Driss Basri seja demitido ou não, para nós é apenas um detalhe. Não é essa a mudança que queremos. Esperamos que o novo rei de Marrocos nos demonstre que quer a paz e que pretende pôr fim à política expansionista marroquina, posta em prtica até agora contra o nosso país », afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, Mohamed Ould Salek. (El Watan).

 

 

13.11.99
Espanha, Ilhas Canrias
A imigração clandestina oriunda do Sul de Marrocos e do Sahara Ocidental intensifica-se:
450 detectados em Fuerteventura só no mês de Outubro. Um jornalista espanhol, em trabalho de reportagem na região de Tarfaya (Sul de Marrocos), revela que entre os imigrantes contam-se muitos saharauis próximos da Frente Polisario, como por exemplo as duas irmãs do ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui. As duas mulheres estiveram presas durante 17 anos em Marrocos, junto com os seus pais, pelo simples motivo de serem da família do ministro (
El Mundo).
Outros jornalistas procuraram investigar no terreno e revelam os mecanismos de um verdadeiro trfico. A maioria dos candidatos concentram-se em Beni Mellal, a uma centena de quilómetros de Marraqueche, de onde são conduzidos de autocarro até à capital do Sahara Ocidental ocupado, El Ayoun. Instalados num hotel, são de seguida enviados para vrios pontos de embarque em Sidi Ifni, Ouad Amma Fatma, a 100 km ao sul de Tan-Tan, Amgraw (25 km ao norte do porto de El Ayoun) ou La Palangana (25 km ao sul do mesmo porto). Em Fuerteventura fornecem-lhes documentos necessrios para transitarem na Europa (
El Pais).

14.11.99
Alemanha
Seis ONG alemãs - Terre des Hommes Allemagne, Medico international, Kritische Oekologie, Gemeinschaft für Menschenrechte im Freistaat Sachsen, die Falken e la Gesellschaft für bedrohte Völker - divulgaram um manifesto de solidariedade com as vítimas da repressão em El Ayoun, exigindo a constituição de uma comissão de inquérito independente e afirmando o seu apoio ao plano de paz das Nações Unidas. Apelos semelhantes foram dirigidos a Kofi Annan e ao ministro dos Negócios estrangeiros alemão por vrios deputados e personalidades alemãs.

14.11.99
Aniversrios dos Acordos de Madrid
Meia centena de membros da Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de León concentraram-se naquela cidade para protestar contra o previsível atraso na realização do referendo no Sahara Ocidental. Uma outra concentração teve lugar em Valência.

16.11.99
Confrontos em Tan-Tan
Manifestações pelo direito ao trabalho e a uma vida digna degeneraram em confrontos com as forças policiais, causando importantes danos materiais. Habitada por uma forte colónia saharaui, esta cidade, tal como El Ayoun, tem sido palco de manifestações de protesto sucessivas. O descontentamento é particularmente intenso devido ao incumprimento das promessas realizadas a 3 de Novembro, durante a visita de uma delegação ministerial em que Dris Basri ainda participou.(
SPS)

15 a 17.11.99
Condenações
O tribunal de El-Ayoun condenou, no dia 15 de Novembro, 23 manifestantes saharauis detidos durante os acontecimentos de 22 e 23 de Setembro passado na capital do Sahara Ocidental ocupado. Vrios familiares dos acusados e centenas de simpatizantes foram impedidos de assistir ao julgamento pelas forças policiais que mantiveram um cordão de segurança em redor do palcio da justiça. Dois dias mais tarde, 23 pessoas detidas em Outubro compareceram perante o mesmo tribunal. Foram pronunciadas doze penas de ano e meio e uma de um ano de detenção efectiva, e três outras pessoas foram condenadas a três anos de pena suspensa. (
SPS).

15.11.99
Demissão de Basri (continuação)
O inquérito ao incêndio na sede da DST revela que os documentos contabilísticos destruídos provariam o desvio sistemtico, durante 20 anos, de mais de metade do orçamento anual da DST, a contra-espionagem marroquina.
Um outro inquérito est também em curso sobre os desvios de fundos destinados ao Sahara, onde apenas uma parte ter chegado aos seus destinatrios. O resto ter sido utilizado para comprar 'notveis' saharauis ou desaparecido nos bolsos de funcionrios corruptos (El Periodico).
Uma lista de cerca de trinta pessoas foi entregue em todos os postos das fronteiras marroquinas, a fim de impedir que fujam do país. Entre essas pessoas, ganham particular relevo os nomes de Mahmoud Archane, ex-comissrio da polícia conhecido como torcionrio, parlamentar e presidente do partido MDS, Fayçal Elmeziani, governador de Bojador (Sahara Ocidental) e Mohamed Azmi, ex-coordenador com a MINURSO.
Enquanto isso, os directores da agência noticiosa oficial MAP e do primeiro canal de televisão TVM foram destituídos.
Uma acção contra o ministro do Interior recém demitido foi interposta nos tribunais belgas por um marroquino de nacionalidade belga, detido e torturado em Marrocos pela DST em 1984.

17.11.99
Assassinato
O corpo do cidadão saharaui Yahdhih Ould Sreissir, desaparecido h mais de um mês, foi encontrado na Quinta-feira, dia 4 de Novembro, na região de Kdeyat Sbaa, entre Guelta Zemmour e Boucraa. O defunto ter sido decapitado. A agência noticiosa saharaui, SPS, que relata os factos, indica que a vítima ter tido uma disputa alguns dias antes do seu desaparecimento com o coronel comandante do 59.º batalhão do exército marroquino, estacionado na região de Guelta Zemmour, na sequência de um roubo de parte do seu rebanho de camelos, cuja responsabilidade o cidadão saharaui atribuía ao militar marroquino (
SPS).

18.11.99
Territórios ocupados
A agência noticiosa saharaui SPS, citando fontes fidedignas, anuncia que a colónia marroquina instalada ao sul de Dakhla, composta por cerca de 70'000 pescadores, pretende aí implantar-se definitivamente. Estes colonos, chegados ao território h j alguns anos, poderiam vir a instalar-se nas infra-estruturas preparadas na região "para acolher os refugiados durante o referendo".
Entretanto, prossegue no Sahara Ocidental e no Sul de Marrocos a campanha de recrutamento forçado de jovens saharauis nas forças armadas marroquinas. Fala-se no número de mais de 500 jovens recrutados à força só nas cidades de El Ayoun e de Dakhla.(
SPS)

19.11.99
Referendo
Representantes de associações de solidariedade com o povo saharaui de diversas regiões do Estado espanhol deslocaram-se ao Centro de Informação de ONU, em Madrid, para entregarem ao responsvel do centro um comunicado onde denunciam a repressão contra a população saharaui nos territórios ocupados, bem como os obstculos ao plano de paz colocados por Marrocos.
Evocando o precedente de Timor-Leste, apelam às Nações Unidas e à comunidade internacional a fazer prova de uma atitude firme e decidida. Muitos manifestantes concentraram-se junto às instalações da ONU até à entrega da mensagem, cujo responsvel prometeu envi-la ao secretrio-geral Kofi Anan.
Esta acção assinala o início de uma campanha à escala nacional em favor do referendo de autodeterminação, para exigir às Nações Unidas a aplicação do plano de paz dentro dos prazos e condições previamente estabelecidos.
Greves da fome tiverem início a 19.11.99 na Andaluzia e no País Basco. Com a duração de três dias, elas alastrar-se-ão, segundo um calendrio definido, através de todas as regiões autónomas de Espanha. Diversas personalidades, deputados e inúmeros militantes da causa saharaui anunciaram j a sua participação. A acção culminar com uma greve de fome em que participarão representantes de todo o Estado, em Madrid, no dia 11.12.99, na véspera da decisão do Conselho de Segurança sobre o futuro do plano de paz.

19.11.99
Manifestações
Vrias centenas de estudantes saharauis de Rabat, Casablanca, Agadir, Fès, Tétouan, Marraqueche, a que se juntaram ex-presos dos campos de detenção de Tazmamart e de Kalaat M'Gouna manifestaram-se na capital marroquina denunciando os julgamentos fantoches e a repressão nos territórios ocupados. O percurso através da cidade culminou com uma concentração diante do ministério da Justiça. Uma concentração que dura h j 4 dias em Assa visa o mesmo objectivo. Em Zak, os habitantes saharauis solidarizaram-se com os manifestantes de Rabat e de Assa.(
SPS)

20.11.99
Repatriamento
O adjunto do Alto Comissrio das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Soren Jessen-Petersen, inicia uma viagem à região. Desloca-se primeiro a Argel, depois a Tindouf e a El Ayoun, terminando o seu périplo de cinco dias em Rabat. Avista-se com responsveis da Frente Polisario e com vrios ministros argelinos e marroquinos.

SOLIDARIEDADE

Postais

A Associação de Granada dos Amigos do Sahara lança a edição de oito postais ilustrados com fotos de de Luis Bonete, cujos lucros destinar-se-ão à ajuda humanitria ao povo saharaui. Informações: http://www.arrakis.es/~saharagr
O comité suíço de apoio ao povo saharaui edita igualmente uma série de 6 postais pelo preço de 600 escudos ou 5 FS.- Informações:
baesch@giub.unibe.ch ou stefanie.gass.1@sm-philhist.unibe.ch

12.11.99, Lorquí, Múrcia: As Asociaciones de Amigos del Pueblo Saharaui de Molina de Segura e de Lorquí organizaram uma exposição de artesanato saharaui.

13.11.99, Melilha: As Juventudes da Unión del Pueblo Melillense recolheram produtos alimentares e sanitrios para os refugiados saharauis

13.11.99, Armentia, Alava, País Basco: a caravana basca constituída por 12 veículos todo-o-terreno, uma ambulância, quatro autocarros dois camiões-cisterna, um camião-oficina que transporta um estudo radiofónico e 1'300 pares de sapatos iniciou a sua marcha em direcção aos campos de refugiados. A caravana concentrar-se- em Alicante com outras caravanas oriundas de outras regiões do Estado espanhol para embarcarem para a cidade argelina de Orão.

EM BREVE

Roma, Itlia, 24.11.99: lançamento do livro «Saharawi, Memorie di Libertà», de Umberto Romano, pelas 19,00 horas, na Livraria del Testaccio, Piazza S. Maria Liberatrice, 22/26, Roma. No debate ser moderadora: Ilaria di Bella, jornalista-Senado da República (Grupo DS). Oradores: Carlo Leoni, Intergrupo Parlamentar de apoio ao Povo Saharaui, Omar Mih, representante em Itlia do Povo Saharaui. O autor estar também presente.

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]