SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

SEMANA 40

03.-09.10. 1999

Rectificação
A resolução interposta no dia 16 de Setembro por 11 deputados italianos na Comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento, foi apresentada mas ainda não foi votada.

29.09.99
Austrlia

Em resposta a uma questão apresentada por escrito pelo deputado Anthony Albanese, do Partido Trabalhista, o ministro dos Negócios Estrangeiros declarou que o governo australiano segue com atenção a questão dos direitos humanos no Sahara Ocidental a apoia plenamente as resoluções da ONU com vista à realização de um referendo livre e honesto.

01.10.99
Acção urgente da Amnesty International

A Amnistia Internacional recomenda o envio de mensagens questionando sobre a sorte dos estudantes e outros Saharauis aprisionados em El Ayoun, exigindo às autoridades marroquinas a realização de um inquérito sobre alegadas acusações de torturas e maus tratos levados a cabo pelas forças de segurança, assim como a libertação imediata dos ainda detidos. (contacto: sharriso@aiusa.org)

02.10.99
Uma delegação da Comissão de Negócios Estrangeiros, da Defesa e das Forças Armadas do Senado francês, presidida pelo seu presidente, Xavier de Villepin, realizou uma visita de informação a El Ayoun e à sede da MINURSO.

02.10.99
O Presidente Mohamed Abdelaziz pediu ao Papa João Paulo II "uma intervenção urgente que alivie os sofrimentos dos inocentes Saharauis sem defesa", brutalizados selvaticamente pelas forças de segurança marroquinas durante as últimas semanas do mês de Setembro nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

04.-05.10.99
ONU, 4.ª Comissão

Intervindo perante a 4.ª Comissão durante os debates sobre o ponto da ordem do dia «questões de descolonização », o embaixador Abdallah Baali, representante permanente da Argélia junto da ONU, reafirmou o direito do povo saharaui à autodeterminação e manifestou a esperança de ver a experiência de Timor Leste "mostrar a via a seguir e os obstculos a evitar, tendo em vista a expressão livre, soberana e sem coacções do povo saharaui".
O representante da Frente POLISARIO junto das Nações Unidas, Mohamed Boukhari, após ter recordado as diferentes etapas do processo de identificação e os obstculos sucessivamente colocados por Marrocos, exprimiu o receio de ver, uma vez mais, o calendrio adiado devido ao elevado número de recursos interpostos por Marrocos.
Evocando a recente vaga de repressão no território ocupado, lembrou até que ponto as garantias de segurança e de liberdade para os votantes são essenciais, tendo em vista um voto livre, enfatizando a necessidade da ONU instalar no terreno mecanismos que assegurem a protecção das pessoas antes e após a realização de um referendo de autodeterminação e que garantam o respeito pelos resultados.
Intervieram também: Ramon Orfila y Pons, da Federación Estatal de Instituciones Solidarias con el Pueblo Saharaui de Espanha, Felipe Briones, da Associação Internacional de Juristas para o Sahara Ocidental e Jean-Paul Lecoq, presidente da Câmara de Gonfreville L'Orcher, França.
O embaixador de Marrocos junto da ONU, Ahmed Snoussi, declarou: "Temos cada vez maior convicção de que se orientam para a realização de um referendo bizarro, pouco democrtico e muito pouco equitativo'' no Sahara.

05.10.99
Declaração

A Rdio France International transmite uma declaração do Presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, a propósito dos recentes confrontos em El Ayoun. O dirigente saharaui declarou que quando um poder colonial ocupa um país, não podem ser dissociadas as reivindicações sociais das políticas. O povo utiliza todos os meios ao seu dispor para se fazer ouvir.
Os manifestantes de El Ayoun não esconderam a sua identidade ou as suas diferenças, tendo gritado claramente o seu apoio à independência. O seu movimento vai continuar. O Presidente da RASD afirmou esperar que as novas autoridades marroquinas o tenham compreendido.

05.10.99
Desminagem

Uma equipa de especialistas norte-americanos em desminagem trabalharam durante uma semana no norte da Mauritânia, removendo minas que aí se encontravam colocadas desde o início da guerra com a Frente POLISARIO.

06.10.99
El Ayoun

No seguimento dos violentos incidentes das semanas passadas, uma delegação ministerial composta por seis elementos deslocou-se a El Ayoun, por «ordem de sua alteza real».
Integravam a delegação: Driss Basri, ministro de Estado e ministro do Interior, Mohamed Benaissa, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Khalid Alioua, ministro do Desenvolvimento Social, da Solidariedade, do Emprego e da Formação Profissional, porta-voz do governo, Mustapha Mansouri, ministro dos Transportes e da Marinha Mercante, Najib Zérouali, ministro do Ensino Superior, da Formação de Quadros e da Investigação Científica e Ahmed Lahlimi, ministro delegado junto do primeiro-ministro encarregado dos assuntos gerais do Governo. A delegação, que se acolheu em instalações da Câmara municipal, recebeu representantes de toda as diferentes categorias da população (estudantes, desempregados, licenciados no desemprego, habitantes dos acampamentos da Unidade...), tendo todos eles manifestado o seu descontentamento Foram feitas promessas de que seriam construídas habitações e fornecidas outras ajudas materiais.

07.10.99
Solidariedade

Estudantes das cidades marroquinas de Marrakech e Casablanca organizaram manifestações de protesto e de solidariedade para com as vítimas dos últimos acontecimentos ocorridos nos territórios ocupados, nomeadamente em El Ayoun

07.10.99
Represlias

Uma centena de jovens saharauis de El Ayoun (Sahara ocupado), de Tan-Tan e Assa (sul de Marrocos) foram incorporados à força no exército marroquino e no "Makhzen", tendo sido deslocados para Agadir. (SPS)

07.10.99
RASD

O conselho de ministros convida o governo marroquino a levantar os obstculos à aplicação do plano de paz. Lança um «apelo veemente» à comunidade internacional e às forças defensoras dos direitos do Homem para que garantam a protecção das populações civis que mais não fazem do que «exprimir pacificamente» as suas legítimas reivindicações. (SPS)

07.10.99
Abraham Serfaty

O presidente Mohamed Abdelaziz, "junta-se a todos aqueles que rejubilam com o regresso do opositor marroquino Abraham Serfaty ao seu país" e exprime em nome do povo saharaui o reconhecimento a um irmão marroquino que assumiu «correr todos os riscos» ao defender a sua causa. (SPS)

08.10.99
Observadores para o Referendo

O Conselho da Juventude de Espanha e a União Saharaui da Juventude (UJSARIO) organizam entre 8 e 13 de Outubro uma visita aos campos de refugiados. A visita, em que participam 18 pessoas representantes de diversas organizações da juventude, tem por objectivo preparar a criação do Corpo Internacional de jovens observadores para o referendo.

09.10.99
Solidariedade

Após os confrontos das últimas semanas e a repressão violenta que se lhe seguiu, a reacções internacionais não param de se ampliar. É impossível citar todas. Em Espanha, diversas manifestações tiveram lugar, com destaque para as de Barcelona (07.10.99), e de Madrid (09.10.99), esta diante da embaixada de Marrocos. Palavras de ordem: SAHARA OCIDENTAL: BASTA DE REPRESSÃO, NÃO QUEREMOS QUE O SAHARA SE CONVERTA NUM NOVO TIMOR)
Municípios geminados com as cidades do Sahara Ocidental lançaram apelos, associações nacionais e regionais de solidariedade com o povo saharaui, partidos políticos, etc., publicaram comunicados e tomadas de posição em Espanha, Alemanha, Japão, Austrlia, Hungria, Portugal,... Temos confirmação que inúmeras cartas foram também enviadas ao SG Kofi Annan.

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]