SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 30

25.-31.07. 1999

 

 

23.07.99
Criada Fundação EUA-Sahara Ocidental
Donald Payne e Joseph Pitts, membros do Congresso, anunciaram em Washington a criação da US-Western Sahara Foundation, em conferência de imprensa a que estiveram presentes parlamentares, embaixadores, assessores de vrios políticos norte-americanos e representantes de órgãos de informação.
Os objectivos da fundação são:

Segundo a sua presidente, Suzanne Scholte, a nova fundação conta com um conselho com mais de 50 membros oriundos de todos os meios. Carlos Wilson ser o novo director executivo da organização.
O congressista Joseph R. Pitts lembrou durante a conferência de imprensa que todos os povos têm direito à autodeterminação. Este direito - referiu - continua, no entanto, a ser negado ao povo saharaui. De seguida, o congressista sublinhou que havia que assegurar que os recursos despendidos pelo povo norte-americano através da MINURSO não fossem utilizados a apoiar uma votação falseada, mas a garantir que seja justa, livre, transparente e conforme as regras democrticas. O falhanço do plano de paz para o Sahara Ocidental não seria apenas uma derrota para as partes envolvidas, mas também uma derrota da comunidade internacional e dos Estados Unidos.
Donald Payne revelou o interesse crescente nos EUA e em particular no Congresso pela questão do Sahara Ocidental, uma das últimas colónias no mundo. Enfatizou a necessidade de sensibilização do povo americano para o problema, assim como a importância de apoiar as Nações Unidas. Por fim, referiu que apreciava o apoio da Argélia aos esforços da comunidade internacional. (Contacto: skswm@aol.com)

25.07.99
Mohamed Sidati à BBC

O ministro conselheiro junto da Presidência saharaui declarou que a morte de Hassan II não mudaria em nada o acordo político para a realização do referendo de autodeterminação, aceite por Marrocos e a Frente Polisario. «Estamos certos que o novo rei ter a sabedoria de prosseguir a mesma política e que ir mesmo acelerar a realização do referendo », acrescentou.

25.07.99
Que triunfe a Democracia!

«Importa, escreve Abraham Serfaty (o opositor que mais tempo passou nas prisões de Hassan II e que hoje vive exilado em França por ter sido expulso de Marrocos), que todas as forças democrticas se unam por detrs do primeiro-ministro e se mobilizem para fazer triunfar a democracia. Importa que a via da construção de um Magrebe arabe-berbere fraternal seja retomada; ela implica a resolução, sob a égide da ONU, do conflito do Sahara Ocidental através de uma solução negociada de "nem vencedor nem vencido", a única que pode permitir a Marrocos uma saída honrosa para o futuro referendo.»

26.07.99
A OMCT, Organização Mundial Contra a Tortura, comunica que os sete jovens Saharauis, condenados no passado 24 de Junho, foram libertados (ver semana 25).

28.07.99
Direitos Humanos I

Um dos doze membros do Comité de coordenação dos saharauis vítimas das desaparições forçadas (ver semanas 16, 14, 10), instalado num pequeno hotel de Rabat e apoiado pelas famílias dos 320 desaparecidos saharauis libertados em 1991, respondeu às questões colocadas por um jornalista. Declara que ao contrrio dos desaparecidos marroquinos, os Saharauis nunca beneficiaram de qualquer tipo de compensação financeira após a sua libertação. Não receberam os seus papéis de identificação, não podendo nem trabalhar nem viajar. O membro do comité d o seu próprio testemunho pessoal: foi detido em 1987 em El Ayoun. Preso durante 4 anos numa antiga caserna do exército espanhol em El Ayoun, era obrigado a manter-se continuamente de pé, de olhos vendados. Não podia dormir mais que duas horas por dia. Interrogado sobre a morte de Hassan II, declara sem ilusões: «Os homens morrem, o regime continua». O Comité exige justiça, todas as iniciativas foram vãs até agora (Der Bund).

28.07.99
Direitos Humanos II

A AMDH, Associação Marroquina dos Direitos Humanos, afirma que o Mouvement de Défense des Libertés, recentemente constituído (ver semana 27) com a ajuda do ex-comissrio de polícia Mahmoud Archane, é uma emanação do seu partido político, o Mouvement Démocratique Social. A AMDH denuncia a «cobertura meditica orquestrada pelos meios oficiais, tentando fazer crer que vrias associações de defesa dos direitos humanos assistiram à constituição deste movimento, quando só a Associação dos grupos da Amnesty International em Marrocos estiveram presentes à encenação.»

30.07.99
Driss Basri

O ministro do Interior marroquino, Driss Basri, declarou em entrevista à RFI que a questão do Sahara não é mais um problema argelino-marroquino mas uma questão da ONU, que encontrar fatalmente uma solução através dos mecanismos postos em execução pelas Nações Unidas.

30.07.99
Graça real do novo rei de Marrocos

Abrange 46.212 detidos, dos quais 7.988 beneficiam da graça sobre a totalidade do tempo de pena que ainda tinham por cumprir, sendo assim restituídos à liberdade, e 38.224 de uma redução que pode ir de dois meses a três anos, segundo a duração da pena.

30.07.99
Mohammed VI, discurso do trono
«Somos defensores da monarquia constitucional, do multipartidarismo, do liberalismo económico, da política de regionalização e da descentralização, da edificação de um Estado de direito, da salvaguarda dos direitos do Homem e das liberdades individuais e colectivas, da manutenção da segurança e da estabilidade para todos.»
«Renovamos o nosso empenhamento em defender a nossa integridade territorial, onde a questão das nossas províncias saharianas constituem a causa nacional central, esperando a realização de um referendo confirmativo sob a égide das Nações Unidas. Os adversrios da nossa integridade territorial procuram pôr em causa esta consulta referendria através de interposição de inúmeros obstculos.»

SOLIDARIEDADE

Manacor, Ilhas Baleares: Uma equipa médica composta por um ginecologista, um anestesista, e três enfermeiras do hospital de Manacor desloca-se em Setembro próximo aos acampamentos de refugiados saharauis.

Austrlia: Sob a presidência de Jill Vidler, advogado, foi constituído um comité de solidariedade com o povo saharaui, com o nome de Australia-Western Sahara Association. (contacto: vidler@tig.com.au

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Dado o grande número de artigos consagrados à morte de Hassan II, não é possível mencionar todos aqueles que foram publicados.


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]