SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 28

11.-17.07. 1999

 

 

09-10.07.99
35.ª Cimeira da OUA - Conselho de Ministros

No seu relatório o secretrio-geral da OUA declara esperar que o plano de resolução «prossiga com seriedade a fim de que sejam evitadas novas situações de impasse». Na sua intervenção, o ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, Salem Ould Salek, insistiu sobre a responsabilidade da OUA no sentido de impor o respeito pelo calendrio da ONU para o referendo. (SPS ) M. Triki, secretrio do Comité Popular das Relações Exteriores da Líbia afirmou que o seu país apoiou e continua a apoiar as Nações Unidas nos seus esforços com vista à realização de um referendo livre e justo no Sahara Ocidental.
Delegação saharaui
A delegação saharaui à cimeira, dirigida pelo Presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz, era composta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Salem ould Salek, pelo ministro da Informação Fadel Ismaïl, ministro conselheiro da Presidência Mohamed Sidati, encarregado pelo ligação com a ONU M'hamed Khaddad, embaixador da RASD em Argel Khalil Sid M'hamed, embaixador junto da OUA Alien Kentaoui e representantes da Frente Polisario nos EUA, Mouloud Saïd, e em Madagascar, Boukhreis.

11.07.99
Argélia -Marrocos

Em entrevista ao jornal dirio egípcio "Al-Ahram", o Presidente argelino, M. Bouteflika, afirmou que tinha intenção de se avistar em breve com o rei Hassan II, a quem pediu «que dissociasse, pelo menos momentaneamente, as relações bilaterais e a questão do Sahara». «Penso que se os marroquinos e os saharauis aceitarem o plano da ONU e os bons ofícios de James Baker e do secretrio-geral das Nações Unidas, ser possível chegar a uma solução para a questão do Sahara. Trata-se de aplicar as decisões internacionais e se o referendo se realizar, o problema ser resolvido e tudo entrar na ordem", acrescentou o Presidente argelino (AFP, MAP).
Hassan II, em visita oficial a França, confirmou que se encontraria «dentro de muito em breve» com Bouteflika, acrescentando que a abertura da fronteira entre os dois países, fechada desde 1994, poder ter lugar «mesmo antes deste encontro».

12.07.99
Mohamed Abdelaziz: entrevista

Em entrevista ao El Watan o Presidente saharaui declarou que «a última palavra não ser da Frente Polisario, nem de Marrocos, nem mesmo das Nações Unidas, mas do Povo Saharaui, que se pronunciar soberanamente sobre o seu futuro». Questionado sobre se aceitaria negociações directas com Marrocos, Mohamed Abdelaziz referiu que a responderia favoravelmente, na condição de que o objectivo fosse uma «contribuição para a aplicação do plano de paz e não uma substituição deste.» (SPS )

12-14.07.99
35.ª Cimeira de chefes de Estado e de Governo da OUA

Ao tomar a palavra no plenrio da Cimeira, o Presidente saharaui renovou a disponibilidade do seu país em cooperar com a ONU e a OUA, exortando esta organização a prosseguir nos seus esforços para que a aplicação do calendrio se concretize, a fim de evitar um novo bloqueio.(SPS ) À margem da Cimeira o Presidente Mohamed Abdelaziz encontrou-se com Kofi Annan, a quem pediu «maior rigor e seriedade na aplicação do calendrio da ONU», com o dirigente líbio Moamar Kaddafi, com os presidentes do Burkina Faso, do Benin, da Swazilândia, do Níger, das Comores, Seychelles, Moçambique, Madagscar, Zimbabwe, Mauritânia, Sudão, Namíbia, Ghana, Tanzânia e África do Sul. Mohamed Abdelaziz avistou-se igualmente com os primeiro-ministros da Etiópia, Ilha Maurício e Quénia. Na ''declaração de Argel'', adoptada no final da cimeira, os dirigentes africanos reafirmam «a validade e perenidade do princípio da intangibilidade das fronteiras herdadas da independência» e o seu «apoio à rpida aplicação» do plano de resolução da ONU para a questão do Sahara. Questionado no final dos trabalhos da 35.ª Cimeira da OUA sobre a posição da Argélia em relação à questão do Sahara Ocidental, M. Bouteflika afirmou «a Argélia pede uma aplicação pronta e tão rpida quanto possível das resoluções das Nações Unidas e dos acordos de Houston».(SPS)

12.07.99
Contra o esquecimento!

A AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis), em comunicado divulgado por ocasião da visita de Hassan II a França, lembra que 526 civis saharauis continuam a ser dados como desaparecidos e que «uma dezena de homens, ex-desaparecidos saharauis (...) vivem em condições difíceis desde h quase 9 meses num mau hotel de Rabat, recusando-se ser riscados do mapa, empenhados em fazer conhecer e triunfar a verdade sobre a situação do conjunto dos ex-desaparecidos saharauis.» Marrocos, conclui o comunicado, d a assim a prova de que a sua referência pela democracia não é mais do que uma fachada..

15.07.99
Referendo - Publicação das listas de votantes e recurso

O serviço de imprensa da MINURSO em El Aiun informa que "o Representante Especial do secretrio-geral deu a conhecer às partes a primeira parte da lista provisória das pessoas habilitadas a participar no acto de votação, e que os procedimentos de recurso poderão ter lugar a partir desta data ".
A lista compreende 84'251 pessoas, identificadas entre 28 de Agosto de 1994 e 3 de Setembro de 1998. Os recursos, que podem ser apresentados pelos requerentes, seja pelo facto da sua exclusão da lista, seja contra a inclusão de outros nomes, devem ser entregues durante as próximas 6 semanas nos 5 centros abertos em El Aiun, Goulimine, Tan-Tan, no acampamento de Smara e em Nouadhibou, ou enviados a 3 caixas postais: em El Aiun, Tindouf e Nouadhibou.

Reacções

RASD: um passo importante
A agência de informação saharaui indica que das 84'251 pessoas que figuram na lista de eleitores, 33'786 (40%) encontram-se nos campos de refugiados, 46'255 (55%) nos territórios ocupados e em Marrocos e 4'210 (5%) na Mauritânia. A agência refere que a COSAR, a Comissão saharaui para o referendo, enfatizou o facto de a publicação da lista provisória ter ocorrido na data prevista, o que constitui um «passo importante», e exprimiu a esperança de que «as outras etapas sejam também escrupulosamente respeitadas».(SPS)

Marrocos: sucesso e contestação
O ministro do Interior Driss Basri declara em comunicado que «Marrocos acaba de alcançar um claro sucesso», pois a Comissão de Identificação constatou que «a maioria dos Saharauis se encontram em Marrocos.» As listas revistas não correspondem aos números anteriormente comunicados anteriormente pela MINURSO às partes, o governo marroquino acusa «certos» membros da Comissão de Identificação de «cumplicidade declarada» com a Polisario e o presidente da comissão, Robert Kinloch, de ter feito «amputações sucessivas de maneira sistemtica e deliberada». Marrocos «condena e denuncia energicamente todo e qualquer desvirtuamento do processo de identificação. Utilizar todos as vias legítimas e legais para restabelecer os direitos dos cerca de 4'000 Saharauis» excluídos da lista provisória.
Respondendo aos jornalistas, por ocasião de uma conferência de imprensa, Driss Basri acusou certos membros da Comissão de Identificação de simpatia pela Polisario. Segundo ele, Robert Kinloch «procura aplicar um plano que tende a reduzir sempre o número de postulantes do lado marroquino». Basri confirmou que metade dos postulantes do lado marroquino foram rejeitados e vão apelar (ou seja, cerca de 50'000 pessoas!).
Para o ministro marroquino, «os Saharauis fiéis à sua ptria e ao seu rei votarão de forma esmagadora pela unidade e integridade territorial do Reino». Khatri Adouh, representante da Polisario junto da União Europeia, retorquiu no El Pais sublinhando que o «facto de a maioria dos Saharauis residirem nos territórios ocupados não significa nada no que diz respeito ao seu sentido de voto. Se Rabat estivesse convencida da sua vitória, não insistiria tanto para que a ONU identifique 65'000 pessoas suplementares, que nada têm de saharaui.»

BREVES

A cimeira africana dos direitos do Homem, que deveria realizar-se em Argel por iniciativa da Liga argelina pela defesa dos direitos do Homem (LADDH) foi proibida pelas autoridades

O Secretariado nacional da Frente Polisario fixou a data de 26 de Agostode 1999 para a realização do 10.º Congresso da organização.(SPS)

Cuba: A 6.ª sessão da comissão conjunta para a cooperação científica, técnica e económica entre Cuba e a República saharaui ter lugar de 19 a 22 de Julho em La Havana. A reunião ser consagrada à cooperação nos domínios da saúde e da educação.

SOLIDARIEDADE

11.07.99, Barcelona: a sexta caravana de solidariedade catalã pôs-se à estrada em direcção aos acampamentos, integram-na cinco camiões, sete autocarros, um camião de bombeiros e 19 toneladas de material de primeira necessidade.

14-18.07.99, Viana do Castelo, Portugal: uma delegação da União da Juventude saharaui participou num encontro anti-racista organizado pelo colectivo anti-racista português, que contou com a participação de delegados de Timor-Leste, Guiné-Bissau, Angola, Cabo-Verde, Alemanha, etc. Os delegados da UJSARIO animaram com particular destaque a jornada consagrada ao Sahara Ocidental e mantiveram vrios encontros com outras delegações, nomeadamente com a delegação de Timor-Leste, com quem abordarem a questão da observação do referendo.

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]