SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 24

13.-19.06. 1999

 

12.06.99
Declaração italiana

O subsecretrio de Estado italiano encarregado pela cooperação com África, Rino Serri, declarou ao El Watan, periódico argelino, que a intensificação das relações entre a EU e a margem sul do Mediterrâneo não deve «eliminar ou ocultar» o problema do Sahara Ocidental. Serri manifestou ainda a esperança que a elaboração das listas de eleitores não constitua um problema difícil de resolver.

12.06.99
Eagleton em Argel, 1

O representante especial do secretrio-geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental foi recebido por Ahmed Attaf, ministro dos Negócios Estrangeiros argelino. O representante especial afirmou estar «muito contente por poder falar com os responsveis argelinos, pois a Argélia desempenhou sempre um papel muito importante e concedeu um grande apoio às Nações Unidas, (...). Estou satisfeito por este apoio continuar», acrescentou (aps).

12.06.99
Declaração norte-americana

M. Indyk, sub-secretrio de Estado norte-americano para o Médio Oriente e a África do Norte, declarou que os EUA continuam a «apoiar os esforços das Nações Unidas e do antigo secretrio de Estado James Baker, para a aplicação do plano de resolução do conflito». M. Indyk, que falou no passado dia 8 de Junho diante da Comissão das Relações Internacionais da Câmara dos Representantes norte-americana, acrescentou que, tal «como muitos outros, porém, gostaríamos de ver as duas partes avançar na via da realização do referendo, e demonstrar a sua disposição em cumprir aquilo que se dispuseram a fazer nos termos do plano de resolução, ou a indicar um outro meio de resolver esta questão.» Comentando as afirmações do sub-secretrio de Estado norte-americano, as autoridades saharauis exprimiram satisfação pelo interesse manifestado pelos EUA na solução do conflito de descolonização do Sahara Ocidental (SPS).

13.06.99
Argélia

O Presidente Bouteflika manifestou ao Presidente Moubarak, do Egipto, de visita a Argel, "a esperança de ver a questão do Sahara encontrar dentro em breve uma solução assim como a vontade da Argélia em estabelecer boas relações e positivas relações com Marrocos" (MAP).Amr Moussa, ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, por ocasião de um encontro com a imprensa realizado algumas horas antes do termo da visita a Marrocos do Presidente do egípcio, confirmou o desejo do seu país em trabalhar na reaproximação argelino-marroquina (AFP).

13.06.99
Eagleton em Argel, 2

O Presidente Abdelaziz Bouteflika recebeu o embaixador William Eagleton e a sua delegação, que compreendia Robin Kinloch, adjunto do representante especial, Eduardo Vetere, presidente da comissão de identificação,. Slobodan Kotevski, encarregado das operações em Tindouf e Halima Mohamed, assistente do representante especial. No final dos encontros, Eagleton afirmou que, "no passado, encontrmos soluções para certas questões e o mesmo pensamos conseguir para o Sahara Ocidental (...) Estamos a fazer tudo o que é possível para preparar um referendo justo e transparente, e pensamos consegui-lo " (aps).

15.06.99
Référendum

A Comissão de Identificação começou o seu trabalho em El Aiun e no campo de Smara (MINURSO).

16.06.99
Citação

«A solução de James Baker, secretamente abordada com Marrocos e a Polisario no ano passado, preveria a manutenção da soberania marroquina durante 25 a 30 anos, em troca da autonomia do Sahara e a promessa de ser reaberta a questão da soberania mais tarde, afirmaram alguns diplomatas», escreve John Burns no jornal 'New York Times'.

18.06.99
Congresso da Amnistia Internacional interdito

O Congresso anual da Amnistia Internacional, que deveria realizar em Marrocos no próximo mês de Agosto, foi interdito pelas autoridades marroquinas. Motivo: a AI tinha prevista a realização de uma conferência de imprensa sobre o tema dos desaparecidos e uma marcha de protesto em Rabat sobre este assunto. (Maroc-Hebdo International, No 377).

BREVES

Encerramento a 11.06.99 no Palcio da Cultura Moufdi Zakaria da semana cultural saharaui, na presença do ministro saharaui da Cultura e dos Desportos, Mohamed Buzid, com uma conferência proferida pelo professor Talmi Mohamed Enaki sobre "A problemtica do Sentimento Nacional na Cultura Saharaui" (aps).

Visita entre 7 e 13 de Junho de uma missão da Associação dos Juristas Canadianos pelo Respeito dos Direitos da Pessoa no Mundo, CLAIHR, a Marrocos e ao Sahara Ocidental ocupado, a convite do governo marroquino. A missão teve encontros com membros do governo, representantes de ONG, da MINURSO, do ACNUR, da Associação Marroquina dos Direitos do Homem e do Instituto de Estudos Africanos da Universidade Mohammed V em Rabat.

O Rei de Marrocos visita a França no dia 14 Julho, a convite do Presidente Chirac (Ach-Chark al-Awsat, 17.06.99).

Cerca de 60'000 marroquinos, que foram j identificados mas não foram reconhecidos como eleitores pela MINURSO, apresentarão recurso (Libération, Marrocos, 16.06.99) .

Criação de um observatório do referendo no Sahara Ocidental em Budapeste, o primeiro a ser constituído na Europa Central e de Leste (corr., 17.06.99).

SOLIDARIEDADE

Le Havre, France: A associação "Um camião-cisterna para o povo saharaui", criada em 1990, reuniu em dois anos os fundos necessrios à compra de um camião istern. Desde então, a associação tem diversificado as suas actividades. Tem recolhido roupas, brinquedos e alimentos, organizado debates e encontros com responsveis saharauis. Este Verão a associação vai acolher 10 crianças saharauis, cuja estadia ser financiada através de vrias actividades desenvolvidas pela organização..

Mérida, Extremadura, Espanha: 11.06.99, O presidente da Assembleia desta região avistou-se com o ministro da Justiça saharaui, para assinar um acordo que prevê a formação de juristas saharuis em à Badajoz (Hoy).

Murcia, Espanha, 14.06.99: A federação das associações de solidariedade com o povo saharaui desta comunidade autónoma vão acolher 440 crianças saharauis. 40 destas crianças vão receber tratamentos médicos, as outras irão passar os meses de Julho e de Agosto em casas de famílias.

Ronda, Andaluzia, Espanha, 17.06.99: A associação dos amigos do povo saharaui vai acolher este Verão 20 crianças. 7 crianças saharauis enfermas chegaram j esta semana..

Marina Alta, Espanha,19.06.99 : 80 crianças saharauis vão passar os meses de Julho e Agosto em casa de famílias da região (Associaciò Comarcal d'ajuda al poble saharaui Marina Alta).

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]