SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 19

09.-15.05. 1999

 

09.05.99
AFAPREDESA

A AFAPREDESA (Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis) decidiu lançar a Campanha 2000 a partir do dia 23 de Maio, na Ilhas Baleares. A decisão foi tomada durante a reunião extraordinria do seu secretariado executivo. O objectivo da campanha visa a libertação de todos os presos saharauis antes do ano 2000. Aquela ONG saharaui solicitou igualmente às autoridades espanholas que se implicassem directamente a fim contribuir para a solução do problema dos desaparecidos saharauis.

11.05.99
Marrocos-França

Mohamed Benaïssa, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Marrocos, efectua uma visita de trabalho a França onde é recebido no Palcio do Eliseu pelo Presidente Jacques Chirac. Os últimos desenvolvimentos da questão do Sahara Ocidental foi um dos temas abordados entre os dois políticos.

12.05.99
Referendo

O Comité consultivo para as questões administrativas e orçamentais aprovou os pedidos de reforço de verba solicitado pelo secretrio-geral e recomendou que a Assembleia Geral desbloqueasse um crédito de 49.023.000 dólares norte-americanos para cobrir o período que medeia entre 1 de Julho de 1999 até Junho do ano 2000, caso a prorrogação da MINURSO para l de 14 de Maio venha a ser aprovada pelo Conselho de Segurança.

12.05.99
RASD-França

Uma delegação composta por vrias personalidades políticas e parlamentares franceses iniciou uma visita de quatro dias aos campos de refugiados e territórios libertados da RASD. A delegação integra, entre outros, Michel Voisin, deputado da UDF e vice-presidente da comissão de Negócios Estrangeiros e da Defesa da Assembleia nacional, Christian Martin, deputado da UDF, Martine de Froberville, presidente do Comité francês pelo Sahara Ocidental e Sofiane Belguerras, consultor parlamentar, membro da direcção do «Mouvement des citoyens» de M. Chevènement (SPS).

14.05.99
Resolução do Conselho de Segurança
S/RES/1238 (1999)
O Conselho decidiu prolongar por quatro meses o mandato da MINURSO, ou seja, até ao dia 14.09.99, o que permitir completar a identificação, iniciar o exame dos processos de recurso e firmar todos os acordos necessrios à aplicação do plano de paz. Na resolução, o Conselho precisa que os recursos não deverão constituir pretexto para uma segunda fase de identificação. Aceita o reforço da comissão de identificação o aumento dos seus membros de 25 para 30 efectivos.
O Conselho solicita que o secretrio-geral lhe apresente todos os 45 dias um relatório sobre os pontos que lhe permitam decidir sobre o prolongamento do mandato da MINURSO:

O Conselho pede por fim a Kofi Annan que lhe apresente um calendrio revisto do processo e suas implicações financeiras.

14.05.99
MINURSO

O Conselho de Segurança deve nomear na próxima semana o novo representante especial que ir liderar a MINURSO, o embaixador William Eagleton, diplomata norte-americano aposentado que ocupou vrios postos no estrangeiro, em particular no mundo rabe e, mais recentemente, foi coordenador especial da ONU para Sarajevo.
Robert Kinloch, actual representante especial interino e presidente da Comissão de Identificação, assumir o cargo de representante especial adjunto.
O italiano Eduardo Vetere, actual presidente do «Centro para a Prevenção do Crime Internacional», da ONU, passa a presidir a Comissão de Identificação.

14.05.99
Declaração saharaui

M'hamed Khadad, coordenador saharaui com a MINURSO, afirmou em Argel que a Frente Polisario «aceitou a identificação de todos os requerentes na condição de que a comissão de identificação possa finalizar a operação com total transparência e regularidade». O dirigente saharaui declarou que a parte marroquina «toma consciência dos resultados do referendo face aquilo que revelaram as operações de identificação, o que explica as receios de Marrocos no momento em que a comunidade internacional é unânime em apelar a uma solução para o problema que dê a palavra ao povo». «Para garantir a transparência da operação de identificação, imprensa e organizações não-governamentais terão o direito de visitar as regiões ocupadas e seguir de perto a operação de identificação. Desejamos que isso constitua um novo começo e que Marrocos ponha fim à sua política de tergiversações, respeite a legalidade internacional e permita ao povo saharaui se exprimir livremente» (APS).

SOLIDARIEDADE

28.04.99, Viena, Áustria: A convite da Federação das mulheres austríacas pela paz no mundo três professores saharauis em estgio de formação falam do seu país.

10.05.99, Tarragona, Catalunha: Tem início na Catalunha a campanha de recolha de material para a Sexta caravana pela paz no Sahara Ocidental, organizada pela plataforma «A Catalunha pelo Sahara» em colaboração com o «Fundo Catalão de Cooperação para o Desenvolvimento».

03-08.05.99, Astúrias: Kheira Boulahi, responsvel pelas Relações Internacionais da UNFS (União Nacional das Mulheres Saharauis) participa em vrias conferências, nomeadamente em Avilés, Corvera, Castropol, Gijón e Oviedo onde aborda a situação das mulheres saharauis. A senhora Boulahi tem encontros com órgãos de comunicação e representantes de organizações femininas. Das Astúrias, Kheira Boulahi prosseguiu na sua ronda por Espanha visitando as regiões de Barcelona, Madrid e Navarra.

09-11.05.99, Barcelona: A Associação Catalã dos Amigos do Povo Saharaui promoveu a instalação de vrios stands de informação por ocasião da Festa organizada pela SOS-Racismo.

NOVO na INTERNET

Humanitarian Success, Political Failure, Bhatia Michael, Crosslines Global Report, Issue No. 33, Vol. 6, No. 1,September-October 1998, pp. 51-54.

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]