SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 16

18.-24.04. 1999

 

 

15-17.04.99
25.ª assembleia geral das ONG da União Europeia

Tem lugar a assembleia anual das ONG da União Europeia que reune delegados de mais de 900 organizações de ajuda humanitria e de cooperação. Numa resolução sobre o Sahara Ocidental a assembleia apela ao Conselho de Ministros europeus a tomar com urgência medidas positivas tendo em vista:

A assembleia apela também ao Conselho de Ministros da EU a tomar medidas que visem levar a parte marroquina a respeitar os seus compromissos na realização do referendo, nomeadamente a através de pressões políticas, suspensão de ajudas europeias, acordos económicos e empréstimos financeiros, assim como a abstenção de fornecimento qualquer tipo de de armamento ou equipamento com fins militares.

16.04.99
Argélia

Abdelaziz Bouteflika, recém eleito presidente da República, afirma que a solução para a questão do Sahara Ocidental deve estar em conformidade com o plano de paz e as decisões da ONU e da OUA e os acordos de Houston, tendo por objectivo a instauração da paz na região (aps).

21.04.99
Referendo

Têm lugar durante uma semana, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, conversações com os representantes das duas partes. Sob a direcção de Bernard Miyet, secretrio-geral adjunto responsvel pelas missões de manutenção de paz, Marrocos e Frente Polisario passaram em revista os protocolos e as directivas sobre identificação e procedimento de recursos. As posições das partes não são ainda conhecidas e Bernard Miyet anunciou que o relatório do SG, previsto para 23.04.99, ser divulgado com atraso de alguns dias (ONU).

21.04.99
Direitos Humanos

O comité de coordenação das vítimas de desaparecimentos forçados em locais de detenção secretos de El Aiun e Galaat M'Gouna declara, em conferência de imprensa realizada em Rabat, que o 'dossier' dos desaparecidos não est encerrado como tenta fazer crer o memorando do CCDH. Dois membros deste comité, Tangi Houssein e Soukaina bent Jedd Ahlou, são detidos e levados ao posto de polícia onde lhes são confiscados os documentos onde constavam as listas de vítimas de desaparecimento forçado no Sahara Ocidental, elaboradas com base nas investigações realizadas pelo comité (EFE, AFAPREDESA).

22.04.99
Marrocos - Referendo

O ministro do Interior de Marrocos, Driss Basri, afirma que o seu país «est decidido a tudo fazer para, com a maior eficcia e em colaboração com a ONU, contribuir para a realização efectiva do referendo de autodeterminação nas províncias saharianas em Março de 2000»

22.04.99
A próxima cimeira da UMA (União do Magrebe Árabe) realizar-se- na Argélia antes do final do ano (PANA).

23.04.99
55.ª sessão da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, Genebra: ponto 5, direito dos povos a dispôr deles próprios
.
É adoptada por consenso uma resolução sobre a questão do Sahara Ocidental que retoma as mais recentes resoluções do Conselho de Segurança e reafirma o apoio ao SG da ONU nos seus esforços para realizar um referendo de autodeterminação imparcial e livre de qualquer tipo de pressão, em cooperação com a Organização de Unidade Africana.

NOTÍCIAS DOS CAMPOS DE REFUGIADOS E DAS ZONAS LIBERTADAS DA RASD

20.04.99
Após visita de inspecção em 4 wilayas, o governo saharaui anuncia que ir tomar medidas que contribuam para soluções concretas aos inúmeros problemas constatados. Pretende dar maior responsabilidade às instâncias locais na gestão dos problemas e favorecer a descentralização. Tomar medidas que encorajem a produção artesanal e agrícola. No domínio sensível da gua potvel, o governo decidiu aprovisionar o conjunto dos campos (daïra) através de camiões-citerna. (Comunicado SPS)

21.04.99
Situação na wilaya de Dakhla: devido ao facto de se encontrarem a cerca de 170 km ao sul das outras wilayas, os campos de Dakhla, com mais de 49'000 habitantes, enfrentam muitos problemas específicos.
O aprovisionamento regular em produtos de primeira necessidade não é muitas vezes assegurado. A ausência total de telecomunicações e de transportes regulares representa uma rude prova para a população. A acrescentar a esta situação existe uma muito deficiente infra-estrutura de cuidados sanitrios e médicos. "Dakhla é o verdadeiro campos de refugiados" enfatizou o ministro da Informação no termo da visita governamental. (Comunicado SPS)

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]