SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 15

11.-17.04. 1999

 

12.04.99
55.ª sessão da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, Genebra: intervenção no ponto 11, direitos cívicos e políticos.

A Humanitarian Law Project, dos EUA, chama a atenção da comissão para dois casos entre muitos outros ocorridos nos territórios ocupados por Marrocos. Omar ould Moulay ould Ahmed e Moulay Ahmad ould Eslaya ould Salek, detidos no dia 9 de Junho de 1998, foram libertados no dia 22 do mesmo mês apresentando sinais manifestos de tortura. Omar sofre, desde então, de problemas psicológicos e Moulay Ahmad est parcialmente paralisado. Segundo a organização norte-americana, Marrocos impede a MINURSO e os órgãos de informação de fazer o seu trabalho. Por isso, deve ser condenado e o referendo deve realizar-se segundo as directivas das Nações Unidas.

12.04.99
O príncipe herdeiro de Marrocos, Sidi Mohammed, visita Paris para inaugurar, na presença do presidente Jacques Chirac, a exposição "Maroc, trésors du royaume", uma das manifestações culturais que integram o ciclo de grande ostentação "Temps du Maroc" que decorre em França.
Na ocasião, a Associação francesa dos Amigos da RASD publica um comunicado onde é contestada a propalada liberalização do regime marroquino. A associação refere os casos de Abraham Serfaty e da família Oufkir, dos muitos saharauis presos, bem como as recentes detenções no próprio círculo do rei, no exército e nos órgãos de comunicação social, conforme refere o jornal Libération de 09.04.99. A Associação pergunta-se «até que ponto ir a República colocar-se ao serviço do "Notre Ami le Roi", tornando-se assim cúmplice da sua recusa em respeitar o direito à autodeterminação do Povo Saharaui ?"

12.04.99
Declaração sibilina

«A problemtica do Sahara deve poder encontrar soluções políticas pela negociação onde os mediadores possam intervir para encontrar soluções» considerou Jean-Luc Dehaene, primeiro-ministro belga, na véspera da sua visita oficial a Marrocos. Em entrevista concedida agência noticiosa marroquina MAP, em Bruxelas, Dehaene considerou, no entanto, que "se um referendo pode ser uma solução, eu penso que ele não deve ser recusada» (MAP).

13.04.99
Referendo

Os textos revistos dos protocolos de identificação e de apelos de recurso são apresentados por Bernard Miyet à Frente Polisario e, no dia seguinte, ao governo de Marrocos. A ONU conta terminar a identificação e iniciar o exame dos recursos em Junho-Julho do corrente ano.

13.04.99
Encontro Clinton-Aznar em Washington

O presidente norte-americano Bill Clinton e o primeiro-ministro espanhol Jose Maria Aznar jantaram juntos em Washington. Os dois políticos falaram de Marrocos, da Argélia, do Sahara Ocidental e da América Latina, precisou o porta-voz da Casa Branca Joe Lockhart.

13.04.99
Referendo

Canrias, Espanha: O reitor da Universidade de Las Palmas (Grande Canria) declarou-se pronto a deslocar-se ao Sahara na qualidade de observador (Canarias7).
Ilhas Baleares, Espanha: 250 personalidades dizem-se dispostas a deslocar-se ao território para actuar como observadores no referendo que vier a realizar-se no Sahara Occidental (Diario de Ibiza).

15.04.99
RASD

A falta de géneros de primeira necessidade e de alojamentos foi o principal problema encontrado pela delegação do governo da RASD que visitou três das quatro wilayas por onde se repartem os refugiados saharauis. A necessidade de tomar medidas para resolver a questão foi o tema da última reunião do conselho de ministros saharaui, que constatou estar o crescimento demogrfico registado desde 1976 na origem dos problemas, facto de que as organizações internacionais, como PAM (Programa Alimentar Mundial), não se foram dando conta (SPS).

Reacções após a declaração de encerramento definitivo do dossier dos direitos humanos em Marrocos (ver semana 14)

AMDH
A Associação Marroquina dos Direitos do Homem (AMDH, independente) exigiu no passado dia 12.04. a resolução de todos os dossiers dos direitos do Homem em Marrocos. Em comunicado, a organização critica o facto dos casos de Abraham Serfaty e de Abdessalam Yassine ou o de Mahdi Ben Barka não terem sido analisados. A AMDH constata que o número de desaparecidos «ultrapassa de longe» os 112 casos referidos pela CCDH, ao mesmo tempo que denuncia inúmeras imprecisões quanto a locais e datas de detenção dos desaparecidos dados como mortos no cativeiro. O perdão real anunciado aos presos políticos não precisa, acrescenta o comunicado, nem o número nem a identidade dos beneficirios.

Omar Ouassouli
A família de Omar Ouassouli, assinala que este figura na lista da CCDH como «desaparecido que vive no estrangeiro», mas que a CCDH não est em condições de indicar a sua morada, condições de desaparecimento, nem a menor indicação que possa provar que ele vive no estrangeiro.
Em comunicado divulgado no dia 14.04.99, a família de Omar Ouassouli indigna-se com o facto «dos criminosos e aqueles que dedicaram a sua vida à liberdade e à dignidade da pessoa humana» sejam colocados no mesmo plano pelo Conselho Consultivo do Direitos do Homem de Marrocos. Exige a constituição de uma comissão de inquérito independente, o julgamento dos responsveis por um tribunal independente, a restituição dos corpos às famílias e o esclarecimento sobre outros casos de desaparecidos.

O comité de coordenação para o acompanhamento do dossier dos desaparecidos, formado por antigos presos políticos e desaparecidos saharauis, refere 577 casos enquanto a lista oficial apenas cita 112 (comunicado de 15.04.99).

SOLIDARIEDADE

06.04.99 Catânia, Itlia: a região de Catânia anuncia a geminação com a wilyay de El Aiun. Na altura é divulgada a entrega de uma ambulância todo-o-terreno aos acampamentos de refugiados.

10.04.99 RASD: Tem lugar nos acampamentos de refugiados a primeira conferência nacional sobre geminação de localidades saharauis. Cerca de 400 projectos foram objecto de anlise. A sua concretização elevar a 600 o numero total de geminações. Foi nomeada uma comissão encarregada de preparar uma conferência internacional de cidades geminadas que decorrer nos acampamentos de refugiados até ao final do ano (SPS).

NOVO NA INTERNET

Asociación Granadina de Amigos de la RASD: http://www.arrakis.es/~saharagr

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]