SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 08

21.-27.02. 1999

 

Mokhtar Ould Daddah, antigo Presidente mauritano (15.02.99)
«Neste momento, não vejo outra solução que a realização do difícil referendo no Sahara. E para a Mauritânia é mesmo um problema de extrema importância, j que ela não pode, de modo algum, ficar dele alheada: a geografia, a história e a etnia fazem das populações saharauis originrias da mesma origem que as populações do Norte da Mauritânia. O problema é dificilmente solucionvel» (Jeune Afrique Economie).

20.02.99
"A UMA : estado e perspectivas"

Por ocasião, do 10.º aniversrio da criação da União do Magrebe Árabe (UMA), a Associação de Estudos Internacionais organizou em Tunes, capital tunisina, um seminrio internacional.
No período de debate, M.Ounaïes, participante tunisino, insistiu sobre a necessidade de solucionar no mais breve prazo a questão do Sahara Ocidental. O seminrio concluiu os seus trabalhos pela leitura da «Declaração de Tunes», onde os participantes recomendam «favorecer um atmosfera de entendimento e de dilogo entre os Estados magrebinos», «desenvolver a acção unitria magrebina» e de «ultrapassar os obstculos que se interpõem ao projecto unitrio magrebino» (aps Alger, La Presse Tunis).
A Frente Polisario saudou a iniciativa dos intelectuais magrebinos e aproveitou para reiterar o profundo apego dos Saharauis ao ideal magrebino e o empenhamento do governo saharaui na construção do Grande Magrebe, sem exclusões. A Frente Polisario deplorou, no entanto, que nem todos os magrebinos pudessem estar representados na conferência. (Comunicado do Ministério da Informação da RASD).

21.02.99
Congrès A.I.

A Amnistia Internacional vai realizar o seu próximo Congresso em Marrocos, a 18 de Agosto. Mohammed Sektaoui, secretrio-geral dos núcleos Amnistia Internacional no país, declarou que Marrocos é um dos países mais aptos a jogar um papel essencial na difusão da cultura dos Direitos do Homem na África do Norte e no Próximo Oriente, acrescentando que cerca de 500 membros, em representação de 150 países, deverão estar em Marrocos por altura do congresso.

23.02.99
EUA: declaração

O conflito do Sahara Ocidental durou demasiado, declarou Martin Indyk, assistente do secretrio de Estado norte-americano para o Médio Oriente e a África do Norte. Absorveu recursos importantes que poderiam ter sido utilizados muito melhor na região, acrescentou durante uma intervenção no Hannibal Club, um "local de reflexão" criado recentemente em Washington e presidido por Robert Pelletreau, ex-alto responsvel dos Negócios Estrangeiros. M. Indyk acrescentou que Washington encorajou sempre as partes, Marrocos e a Frente Polisario, a cooperar com a ONU. Sublinhou que o referendo havia sido proposto por Marrocos e que os Estados Unidos sempre o apoiaram. «Se Marrocos j não o quer, que o diga», concluiu (aps).

24.02.99
Parlamento austríaco

O Parlamento austríaco aprovou uma resolução onde se solicita ao governo o apoio com firmeza aos esforços do secretrio-geral da ONU na aplicação do Plano de Paz no Sahara Ocidental e a exortar as partes em conflito a contribuir activamente para um resultado positivo até meados do mês de Março de 1999.

26.02.99
Espionagem

O Tribunal da Relação de Göteborg condenou a autarquia da cidade por ter apoiado financeiramente uma associação de marroquinos, cujo presidente foi condenado por espionagem, em 1997, a 8 meses de prisão (ver semanas 51 / 96, 43 / 97 e 47 / 97). A «Associação dos Trabalhadores e Comerciantes Marroquinos» espia, segundo a polícia sueca, os seus compatriotas por conta das autoridades marroquinas. Na Noruega e na Dinamarca a referida associação foi interdita.

27.02.99
23.º aniversrio da proclamação da RASD

Por ocasião do 23.º aniversrio da proclamação da República Árabe Saharaui Democrtica (RASD) a Association of Indian Africanists e a embaixada da RASD organizaram, em Nova Delhi, uma recepção e um seminrio no dia 26 de Fevereiro sob o tema "U.N. PEACE PLAN IN WESTERN SAHARA: PROBLEMS AND PROSPECTS". Assistiram ao evento o primeiro-ministro indiano, muitos diplomatas, políticos, académicos e universitrios, a imprensa e o director do Centro de Informação das Nações Unidas. O seminrio afirmou o seu apoio à ONU e à OUA na organização de um referendo livre, justo e transparente no Sahara Ocidental de acordo com os termos do plano de paz e os acordos de Houston, aceites por Marrocos e a Frente Polisario.
O seminrio instou as Nações Unidas a acelerar a descolonização do Sahara Ocidental, considerada a última colónia em toda a África.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]