SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 53 + 01

27.12.98 - 09.01. 1999

1999: Referendo pela Independência

 

16.12.98
Sessão do Parlamento europeu

Foram mais de dez os parlamentares que intervieram sobre a questão do Sahara Ocidental. A presidente do Conselho, a senhora Ferrero-Waldner (ministra austríaca da cooperação), assegurou que a UE apoiava plenamente o plano de paz para o território assim como a MINURSO. Na sua opinião, a UE não deve desenvolver iniciativas próprias mas agir discretamente em cooperação com a ONU. «Em relação a eventuais medidas de apoio por parte da UE, e que de momento não se encontram ainda definidas», Mme Ferrero-Waldner assegurou que mantém para este efeito um contacto estreito com Kofi Annan.
A ministra austríaca revelou que havia proposto ao secretrio-geral da ONU acompanhar James Baker numa missão comum. «Tudo devemos fazer para que o referendo venha a realizar-se», afirmou. Mas as hipóteses de que as discussões entre a ONU e Marrocos venham a concluir-se até ao final de Janeiro são remotas. A senhora Ferrero-Waldner diz estar perfeitamente consciente de que Marrocos procura retardar o processo, j que o resultado do voto ser muito provavelmente a favor da independência.
Para a presidente do Conselho da UE, James Baker deve intervir sem demora. Se a situação não evoluir favoravelmente até ao fim de janeiro, a retirada da MINURSO dever ser invocada e «nós teremos provavelmente de apreciar outras soluções políticas».

16.12.98
Missão do Comité Internacional da Cruz Vermelha nos campos de refugiados

«Uma equipa do Comité Internacional da Cruz Vermelha, que incluía um médico, visitou 1'080 prisioneiros marroquinos detidos pela Frente Polisario na região de Tindouf (Argélia). O CICV pôde igualmente avistar-se com os 84 ex-presos marroquinos libertados em Abril de 1997, mas que continuam ainda à espera de poder ser repatriados para Marrocos» (CICR News 98/50).

23.12.98
Acção contra Hassan II

O juiz da Audiência nacional espanhola, Baltasar Garzón, arquivou a acção de genocídio interposta contra o rei de Marrocos. Um chefe de Estado em exercício beneficia de imunidade, razão pela qual o tribunal não se achou competente de prosseguir com a acção. Foi no dia 15 de Setembro passado que o advogado Francisco Fernndez Goberna apresentou a queixa judicial contra «a autoridade política e militar suprema do Reino de Marrocos», entre 1975 e 1990, por genocídio, terrorismo e desaparecimento de pessoas (Europa Press).

24.12.98
Desmentido

Um porta-voz do secretrio-geral da ONU assegurou que Kofi Annan nunca havia apresentado a proposta de partição do Sahara (El Pais).(<01-f98-52.htm>ver semana 52)

27.12.98
Declaração saharaui

O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da RASD acusou Marrocos de entravar o processo de resolução do conflito do Sahara Ocidental e apelou à comunidade internacional a fazer pressão sobre Rabat.
Em conferência imprensa realizada na embaixada da RASD em Argel, Mohamed ould Salek afirmou que a Frente Polisario espera que Marrocos venha a aceitar as últimas propostas do secretrio-geral das Nações Unidas. Caso contrrio, afirmou, «a comunidade internacional deve reconhecer, no plano político e diplomtico, a RASD».
«Se Marrocos persiste em opor-se à vontade claramente expressa pelas Nações Unidas e à legalidade internacional», acrescentou, «o Conselho de Segurança tem o dever de estudar modalidades de sanções económicas e políticas contra Marrocos».
«O povo saharaui, com sentido de paz e de justiça, privilegia as vias pacíficas. Mas no caso de fracasso, seremos obrigados a recorrer uma vez mais à luta armada de libertação nacional. Com consequências no plano nacional, regional e internacional e de que Marrocos dever ser considerado como único responsvel», concluiu (APS).

30.12.98
Marroco

O 9.º Congresso da juventude do partido Istiqlal teve lugar de 17 a 19 de Dezembro passado, em Bouznika. O congresso exigiu o abandono da missão da Minurso da região, e a aceitação do dossier do Sahara como «definitivamente fechado»...

04.01.99
Marrocos

«Os jornalistas marroquinos são os últimos a ser informados sobre a evolução do processo de paz no Sahara Ocidental», lê-se na imprensa marroquina. Um dirio apela mesmo ao governo para que «esclareça a opinião pública (...) pois a questão do Sahara diz respeito também ao conjunto da população marroquina.»

04.01.99
Nuclearização

A construção de uma central atómica chinesa de 10 MW em Tan-Tan não é mais de que um primeiro passo no sentido da nuclearização de Marrocos. Segundo o dirio "Canarias7" o governo marroquino est a negociar a implantação de muitas outras centrais do mesmo tipo, assim como a construção de um reactor de 600 MW, entre Essaouira et Safi, antes de 2010, por uma empresa francesa. Graças aos fosfatos, Marrocos dispõe de urânio e a electricidade produzida destinar-se-ia sobretudo ao mercado espanhol, estando os dois países j ligados pelo cabo de Tarifa.

SOLIDARIEDADE
Cantbria, Espanha
21.12.98: Os presidentes das câmaras de Torrelavega e de Castro Urdiales entregaram à Associação dos Amigos do Povo Saharaui dois veículos Land-Rover destinados ao transporte de medicamentos e alimentação. Os dois todo-o-terreno, com valor estimado de 5,5 milhões de pesetas (40'000 US$), integraram a comitiva de solidariedade que partiu de Alicante no dia 30.12.98.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]