SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 48

22.-28.11. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

 

19-21.11.98
Visita de delegação da União Nacional de Mulheres Saharauis a França
 
Uma delegação da União Nacional de Mulheres Saharauis (UNMS) participou no 12.º congresso da Federação Democrtica Internacional das Mulheres (FDIM), que se realizou em Bobigny, onde cerca de 500 mulheres representando 105 países se reuniram para defender os seus direitos.
A delegação saharaui foi em seguida convidada por diversos grupos regionais da Associação Mulheres Solidrias em França a visitar diversos municípios geminados com localidades saharauis. Em Mans, onde foi organizado um banquete de solidariedade, a delegação foi recebida nos Paços do Concelho pela senhora Maryse Berger, vice-presidente.

21-29.11.98
Uruguai

O embaixador saharaui na Venezuela deslocou-se a Montevideu, onde manteve diversos encontros com responsveis governamentais e partidos políticos uruguaios para debater a questão da aplicação do Plano de Paz para o Sahara Ocidental.
O jornal «El Pais», principal dirio uruguaio, publicou uma reportagem sobre a República sahataui e a televisão do Estado emitiu duas entrevistas com Hash Ahmed.

23-24.11.98
Reunião do Conselho da Internacional Socialista (IS)

Em resolução aprovada a Internacional Socialista apoia uma solução justa e duradoira para o conflito, encoraja os esforços desenvolvidos pelo secretrio-geral da ONU e apela a todas as partes envolvidas a cooperar com a ONU. Convidada pela IS, uma delegação da Frente Polisario participou na sessão de trabalhos.

24.11.98
Marrocos

O rei Hassan II recebe o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da República Islâmica da Mauritânia, Ahmed Ould Sidi Ahmed, que lhe entrega uma mensagem do Presidente Ould Taya relacionada com a questão do Sahara Ocidental.

26.11.98
Marrocos

«Nenhum prazo foi fixado para responder às questões colocadas pelo secretrio-geral da ONU» em relação ao Sahara Ocidental, afirma o porta-voz do governo marroquino, Khalid Alioua. «Marrocos dar a sua resposta às questões levantadas baseando-se na sua própria apreciação», acrescentou Khalid Alioua. Os responsveis marroquinos declararam que prefeririam esperar primeiro pela resposta da Argélia e da Frente Polisario antes de dar uma resposta definitiva (agências).

26.11.98
Marrocos

O primeiro ministro Youssoufi assinar uma convenção no decurso da sua visita à China, a ter lugar na próxima semana, tendo em vista a construção da primeira central nuclear em Marrocos. A implantação de um reactor de 10 MW est prevista para a região de Tan-Tan, no extremo sul do território reconhecido internacionalmente, junto à fronteira com o Sahara Ocidental. A energia produzida destinar-se- essencialmente à dessalinização da gua do mar para irrigação (Reuters).

27.11.98
Direitos humanos

Um quotidiano marroquino «AlHayat Al-Yawmia» - facto considerado excepcional d conta das reivindicações de Mohamed Daddache, saharaui condenado a prisão perpétua. «Daddach Mohamed El Sahraoui, detido desde h 20 anos na prisão central de Kénitra, reivindica desde h muitos anos a sua transferência [para o Sahara Ocidental] a fim de estar mais próximo da sua família, residente em El Aiun e em Smara... Afirma ter recebido a visita de Pierre Sané, secretrio-geral da Amnistia Internacional, em Maio de 98, bem como uma visita de um emissrio da Cruz Vermelha Internacional, em 1995, tendo ambos lhe prometido que seria libertado em breve. Reivindica a aplicação do graça real dado não haver cometido crimes de sangue" (Al-Hayat Al-Yawmia).

30.11.98
Visita de Kofi Annan ao Magrebe

Segunda-feira, 30 de Novembro, o secretrio-geral da ONU chegar aos campos de refugiados no sul de Tindouf, onde ser recebido pelas autoridades saharauis na wilaya de Smara e permanecer um dia. Na noite desse dia Annan viajar para Argel para uma visita oficial de dois dias à Argélia. Na quarta-feira, dia 2 de Dezembro, chega a Tunes, capital da Tunísia.

SOLIDARIEDADE

Espanha

Alemanha

EM BREVE

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]