SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 37

06.-12.09. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

 

09.09.98
Comunicado COSAR
(em francés)
Em comunicado distribuído à Imprensa, a Comissão Saharaui para o Referendo exprime a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido pela Comissão de Identificação da MINURSO que, segundo a COSAR, «desempenhou a sua missão em conformidade com o que havia sido estabelecido nos acordos de Houston».
Lamentando os atrasos acumulados no calendrio previsto, a COSAR atribui inteiramente a a Marrocos a sua responsabilidade, «que violou a letra e o espírito dos acordos de Houston» e «procura pela obstrucção sistemtica tornar o plano de paz inaplicvel».
O comunicado refere em detalhe o tipo de obstculos que continuam a subsistir e apela às Nações Unidas «a trabalhar no sentido do prosseguimento da aplicação do plano de paz, a única via aceitvel para a resolução do conflito». (ver também comunicado da MINURSO 03.09.98).

10.09.98
À espera de Baker...

Segundo fonte autorizada, a data e o local para as futuras negociações marroquino-saharauis não foram ainda fixadas. Os encontros terão muito provavelmente lugar nos fins de Setembro ou em princípios de Outubro.
Nesse caso, o Conselho de Segurança prolongar por mais um mês o mandato da MINURSO, a fim de permitir a James Baker a preparação dos encontros entre os representantes de Marrocos e as autoridades saharauis.

SOLIDARIEDADE

O «Comitato Messinese di Amicizia al Popolo Saharawi», recentemente constituído em Messina (Itlia), organiza no dia 17 de Setembro, pelas 18.30 horas, um debate sobre o tema «Il cammino del Popolo Saharawi verso la propria Terra».

NOVAS PUBLICAÇÕES

Alterações de site

Asociación Internacional de Juristas por el Sahara Occidental, International Association of jurists for Western Sahara, Association Internationale des Juristes pour le Sahara Occidental, IAJUWS :

http://www.geocities.com/CapitolHill/1248/

Embaixada da RASD na Venezuela:

http://www.wwservices.com/emrasd


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]