SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 33

09.-15.08. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

 

05.08.98
Declaração perante a Câmara dos Representantes dos EUA

O deputado Joseph R. Pitts fez uma intervenção onde chamou a atenção para as preocupações expressas pelo secretrio-geral Kofi Annan no seu último relatório, sublinhando que um referendo livre, regular e transparente no Sahara Ocidental é vital à paz e à estabilidade na África do Norte.

06.08.98
Ymgyrch Gorllewin Sahara Cymru

Trata-se do nome da mais nova secção do Western Sahara Campaign (comité de apoio ao Povo Saharaui) no Reino Unido fundada no País de Gales.

10.08.98
Equateur

Por ocasião das cerimónias de investidura do recém eleito Presidente do Equador, o embaixador saharaui Hash Ahmed transmitiu a Jamil Mahuad uma mensagem pessoal do Presidente saharaui e avistou-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano Jose Ayala Lasso, assim como com vrias delegações presentes em Quito.

10.08.98
Marrocos-EUA

O rei Hassan II recebe uma delegação do congresso norte-americano de visita a Marrocos. A delegação, presidida por Harold Rogers, e composta pelos deputados Herbert H. Bateman, Ed Bryant, Mac Collins e Tom Latham, todos do Partido Republicano, tem também encontros com o ministro do Interior, Driss Basri (MAP).
O primeiro-ministro Youssoufi visitar os Estados Unidos para participar nos trabalhos da próxima assembleia-geral da ONU, que ter início no dia 8 de Setembro, assim como para avistar-se com responsveis da Casa Branca a fim de abordar questões de interesse comum (Al-Hayat, Londres).

07.08.98
Balanço da Identificação

Pessoas convocadas desde Dezembro de 1997: 113.677.
Pessoas identificadas desde Dezembro de 1997: 84.646
Pessoas identificadas desde Agosto de 1994: 144.758.

12.08.98
Acidente aéreo

O general de brigada marroquino Abid Ria e vrios oficiais que o acompanhavam perderam a vida num acidente de helicóptero ocorrido entre Smara e Tan-Tan.
Tria era o chefe da importante região militar de Haouza. Detentor da mais elevada patente do exército marroquino que havia adquirido h bem pouco tempo, participou no início dos anos 80 nas operações de construção do muro no sector militar do Saguia el-Hamra.

A propósito de Mustapha Malaïnine Suelem, preso político
Noticimos recentemente a transferência de Mustapha Malaïnine Suelem de Agadir para Safir, onde foi encarcerado junto com os presos comuns. Mustapha Suelem havia sido condenado a dois anos de prisão por ter participado nas manifestações pacíficas de Lemseyed, em Fevereiro do corrente ano.
Chega-nos agora um testemunho de um amigo da família, que aqui reproduzimos:
«A mãe de Mustapha é uma vítima exemplar dos acontecimentos que sacudiram o Sahara Ocidental ao longo dos últimos 50 anos.
Em 1957 o seu pai foi feito prisioneiro quando da operação do exército de libertação saharaui contra Atar, ocupada pelos Franceses.
Passa alguns anos na prisão antes de conseguir fugir do presídio. Nos anos sessenta, o seu primeiro marido, um dos principais dirigentes do exército de libertação, foi detido e torturado pelos Marroquinos antes de morrer em condições pouco claras no início dos anos setenta. Agora é o seu filho Mustapha quem paga o tributo de uma história trgica, exemplo do destino de muitas famílias saharauis que viram as suas vidas marcadas por separações, guerras exílios e dramas»

 

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]