SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 31

26.07.-01.08. 1998

1999: Referendo pela Independência

 

23.07.98
Balanço da Identificação

Pessoas identificadas desde Dezembro de 1997: 80.476
Pessoas identificadas desde Agosto de 1994: 140.588.

26-28.07.98
Declarações ambíguas

Na véspera da visita do ministro de Negócios Estrangeiros italiano, o embaixador de Itlia em Rabat declarou que a questão do Sahara Ocidental estar no centro das conversações que o MNE italiano, Lamberto Dini, manter com diversas personalidades e políticos marroquinos com quem se ir avistar. O embaixador Martini manifestou o desejo de que as soluções para a questão do Sahara Ocidental estejam em coerência com a exigência dos interesses de Marrocos e a estabilidade na região.
Em entrevista concedida pelo próprio MNE, Lamberto Dini, este teria afirmado, a fazer fé naquilo que relata a imprensa marroquina (useira e vezeira em deturpar declarações de entrevistados em proveito da propaganda das teses políticas do seu País...) que a Itlia espera que possa ser encontrada rapidamente uma solução «que respeite a integridade territorial de Marrocos...».

23.07.98
Estes doentes que governam o mundo

Segundo Pierre Accoce, Hassan II sofre desde h anos da doença de Crohn. Devido a esta inflamação crónica do intestino delgado, Hassan II é tratado desde h longo tempo por médicos norte-americanos à base de anti-inflamatórios e, muitas vezes, de cortisona.
Hassan II sofre também de arteriosclerose, o que lhe provoca sucessivos pequenos acidentes vasculares, «pudicamente dissimulados sob o vocbulo de bronquites». (L'Express)

27.07.98
Presos impedidos de se apresentarem a identificação

A Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) anuncia que Mustapha Malaïnine Suelem, encarcerado na prisão de Inezgane, perto de Agadir, juntamente com outros 7 sahraouis, no seguimento das manifestações que tiveram lugar em Lemseyed, em Fevereiro deste ano, foi transferido para Safi onde est detido com presos de direito comum, por se ter recusado a assinar uma petição de amnistia real imposta pelas autoridades marroquinas. A família de Mustapha reivindica que ele seja transferido para a região onde residia e que lhe seja reconhecido o seu estatuto de prisioneiro de opinião. Todos os 8 presos protestam pelo facto de não terem sido autorizados a apresentar-se a identificação a fim de poderem participar no referendo de autodeterminação. São estes os seus nomes e números que lhes foram atribuídos no crcere:

28 691 - Mohamed el Abd el Mokhtar
28 692 - Mohamed Fadel Ali Lahcen
28 693 - Larabass Mohamed Abdullah
28 694 - Sidati H'Meida Lafghir
28 695 - Hemida Yahdih Abidi
28 696 - Abdelhamid Ahmed Ramdan
28 697 - Mohamed Salem Najem Laaroussi
28 698 - Mustapha Malaïnine Suelem.

29.07.98
Declaração perante a Câmara dos Representantes norte-americana
 
O deputado J.Pitts evocou o problema dos presos de guerra no Sahara Ocidental. Recentemente ele teve a oportunidade de se avistar nos acampamentos saharauis com 84 presos de guerra marroquinos, libertados pela Frente Polisario num gesto de boa vontade, mas que as autoridades de Marrocos não permitiram regressar ao seu próprio país. O político norte-americano encontrou-se também com representantes da Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA), ONG saharaui cuja principal preocupação é saber o paradeiros dos 526 saharauis desaparecidos e que as autoridades marroquinos teimam em dar a conhecer o paradeiro. J. Pitts solicitou a Marrocos a que reveja a sua política, que dê a conhecer o destino das pessoas desaparecidas e que permita o regresso ao seu país dos militares marroquinos libertados pela Frente Polisario.

30.07.98
Exportações ilegais

Saferworld, ONG inglesa especializada na procura de soluções para conflitos armados, publicou uma lista de 25 licenças de exportação de armas concedidas pelo Reino Unido com destino a Marrocos. A lista compreende armas de pequeno e grande calibre, aviões, equipamentos electrónicos, assim como bombas, minas e mísseis. A associação inglesa de solidariedade com o Sahara Ocidental (Western Sahara Campaign) protestou em carta dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros exigindo o termo imediato das exportações. Exportações deste tipo estão interditas desde h um ano.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]