SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 28

05.-11.07. 1998

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

03.07.98
Visita de Charles Dunbar a Tindouf
Charles Dunbar, representante especial do secretrio-geral das Nações Unidas, passou cinco horas no centro da MINURSO, em Tindouf. Teve um encontro com M'hamed Khaddad, coordenador da Polisario com a MINURSO, e Brahim Ghali, ministro responsvel pelos territórios ocupados. Durante a sua estadia, Dunbar concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista free-lance norueguês Ronny Hansen (texto em inglês , em breve também em francês).

Projecto de sensibilização para as minas anti-pessoal
A pedido do governo da RASD, a ONG norueguesa «Norwegian People's Aid» planificou e pôs em execução um projecto de formação e sensibilização dos refugiados saharauis para os perigos das minas anti-pessoal.
Centenas de milhar, se não mesmo milhões de minas anti-pessoal e outros objectos prontos a explodir estão dispersos por todo o Sahara Ocidental, naquilo que é uma terrível sequela da guerra. Os saharauis estarão confrontados com esse problema assim que empreenderem o seu repatriamento e durante muitos anos depois. O projecto comporta uma primeira fase de sensibilização para os perigos que representam as zonas minadas do Sahara Ocidental. Os grupos de refugiados considerados de alto risco são identificados e sujeitos de imediato a enquandramento por parte de equipas de formação. Na fase de consolidação do projecto, essa formação estender-se- a todos aqueles que irão retornar ao território nacional. O projecto prevê a implantação de diversas formas de ajuda possível relacionada com as minas: vigilância, detecção, despoletamento e assistência às vítimas.
Desde o início de Junho que uma equipa constituída por 4 elementos est nos acampamentos, tendo iniciado cursos de formação a instrutores saharauis no centro de formação profissional de Gazouani. Para mais informações visite o site http://www.npaid.no/mines/ (em inglês)

08.07.98
Observação do referendo

Na sequência de um encontro na Assembleia Nacional, foi criada por iniciativa do Comité de Vigilância do Referendo no Sahara Ocidental, da Plataforma Solidariedade com o Povo Saharaui e do Grupo de Estudos Parlamentares sobre o Sahara Ocidental, a secção francesa do Observatório Internacional do Referendo no Sahara Ocidental. A nova organização tem por objectivo a constituição de um grupo de observadores franceses no quadro definido pelas Nações Unidas.

09.07.98
AFAPREDESA

As autoridades marroquinas transportaram para El Aiun o corpo de El-Kori Embarek el-Abd, recentemente assassinado, com o objectivo de o enterrarem no cemitério sem conhecimento da família. Segundo as últimas informações, El-Kori ter falecido durante uma sessão de tortura por parte da polícia marroquina. A família não conseguiu obter nenhuma informação sobre o relatório da autópsia.

Notícias dos territórios ocupados
Roubos, intimidações e agressões durante a noite por parte de colonos marroquinos multiplicam-se contra a população saharaui desde o início do mês de Maio. O objectivo destes actos provocatórios e violentos é o de justificar a intervenção do aparelho repressivo marroquino nos bairros saharauis, não para os proteger, mas para melhor controlar as suas actividades políticas e intimid-los tendo em atenção o esperado referendo de autodeterminação.

A dispora saharaui sob pressão
Aumenta a pressão psicológica sobre os saharauis a residir no estrangeiro. Na Alemanha, saharauis simpatizantes da Frente Polisario chegam a receber 20 cartas por semana não só da parte de marroquinos, como também de familiares seus a residir nos territórios ocupados. Nessa cartas é-lhes pedido que retornem à sua «ptria marroquina». É sabido que a maior parte das famílias são obrigadas a fazê-lo, a troco da promessa de importantes contrapartidas materiais. Muitas vezes este cerco manifesta-se também por telefonemas durante a noite. Nas universidades, nas gares de caminho-de-ferro e nos aeroportos é frequente saharauis serem abordados por marroquinos que os desafiam, contra sua vontade, para discussões políticas. (Westsahara Wochenspiegel No 27).

NOVO NA INTERNET:

Norwegian People's Aid : Mine Awareness Project for Western Sahara
http://www.npaid.no/mines/

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]