SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 27

28.06.-04.07. 1998

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

20-29.06.98
Sessão ordinria do Parlamento saharaui

Os trabalhos tiveram início no dia 20 de Junho, sob a presidência de Abdelkader Taleb Omar, na presença do primeiro-ministro Mahfoud Ali Beiba e de todo governo.
A ordem do dia compreendia o debate sobre o processo de identificação, o programa de governo, os diversos projectos ministeriais de médio e longo prazo, bem como outros temas referentes à economia, planificação, administração e gestão do Estado. As sete comissões especializadas nos domínios sociais, políticos e militares prosseguiram os seus trabalhos até ao dia 29 de Junho. Têm por missão apresentar as suas propostas aos deputados. Os ministros submeterão igualmente os projectos dos seus ministérios, nomeadamente os que se prendem com o repatriamento dos refugiados para as zonas libertadas em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)

26.06.98
Balanço da identificação

Pessoas identificadas desde 1994: 133.568

Pessoas identificadas desde Dezembro de 1997: 73.456

28.06.98
Detenções no Sahara Ocidental (09.06.98)

A Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) denuncia o aprisionamento de 8 jovens saharauis pelo exército marroquino na região de Tichla no momento em que tentavam juntar-se à Frente Polisario. Trata-se de:

Omar ould Moulay ould Ahmed, nascido em 1979.
Boujamaaa ould Ghali ould Bougaryoun, nascido em 1980.
Bouchraya ould El mahfoud ould Omar, por alcunha Azat, nascido em 1979.
Moulay-Ahmed ould Eslaya ould Salek, nascido em 1979.
M'Barek ould Mohamed ould Raïs, nascido em 1980.
Brahim ould Zergou ould Yacoub, nascido em 1978.
Lahcen ould Ali-Salem ould El Keyhal, nascido em 1976.
Lahbib ould Khatari ould Khaled, nascido em 1973.

Após terem sido torturados, sete deles foram libertados no dia 22 de Junho, em Smara. Na sequência das torturas a que foram submetidos, Omar ould Moulay ould Ahmed apresenta graves perturbações psicológicas e Moulay-Ahmed ould Eslaya ould Salek est paralisado dos membros inferiores. Lahbib ould Khatari ould Khaled, incorporado à força no exército marroquino em 1997, foi transferido para Rabat.
Um outro jovem, Mohamed-Bouya ould Amanet-Allah, detido em Smara, no dia 9 de Junho, pela polícia judiciria, foi condenado a 4 meses de prisão efectiva e a uma multa de 5 500 DH, por ter insultado um polícia. Ferrani Mohamed ould El Majoub, encarcerado no mesmo dia, é julgado no dia 1 de Julho por insulto a uma autoridade.
A AFAPREDESA, no seu comunicado, volta a insistir sobre a urgência na constituição de uma comissão de inquérito independente que se desloque aos territórios ocupados do Sahara Ocidental.
Notícias de Daddach
Mohamed Daddach, condenado a pena perpétua e encarcerado em Kenitra, deu a conhecer que tinha recebido a visita do director-geral das prisões de Marrocos, pouco antes de receber a missão da Amnistia Internacional, no dia 1 de junho, chefiada por Pierre Sané. O preso saharaui deu a conhecer ao dirigente da AI as condições em que tem estado detido e entregou-lhe uma carta dirigida à mãe.

28-29.06.98
Entrevista de Youssoufi

As dificuldades e o atraso verificado no processo de identificação dos saharauis chamados a votar no referendo são culpa «da outra parte», a Polisario, afirmou o primeiro-ministro marroquino. Youssoufi declarou que «o referendo é quase um luxo. Do nosso ponto de vista, o assunto est resolvido. A integração das províncias do Sahara Ocidental foi feita em 1976». Ao abordar as relações entre Marrocos e Argélia, Youssoufi precisou que, em resposta às declarações argelinas, ele «est pronto a encontrar-se» com o seu homólogo argelino (Le Monde).

01.07.98
Reacção de representação da F. Polisario em França

«Agora que a ONU, por intermédio da MINURSO, se empenha activamente a preparar a realização do referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental, Marrocos acaba de dar a prova de não levar a sério este esforço. (...) O nosso espanto é tanto maior quanto é o próprio Youssoufi que afirma desejar que o acordo de Houston «seja respeitado», quando é justamente Marrocos que nega o seu empenhamento em relação ao acordo firmado pelas duas partes em Houston, nomeadamente no que respeita à questão das tribos contestadas. Como é possível conciliar o respeito pelos Acordos de Houston sobre a realização de um verdadeiro referendo de autodeterminação do povo saharaui e, ao mesmo tempo, afirmar que esse referendo não pode ser senão uma mera «formalidade» e que a questão est «resolvida» desde 1976?! (...). Constatamos que quanto mais o dia da realização do referendo se aproxima, mais a posição de Marrocos se clarifica: Rabat est contra a realização do referendo, pois tem a certeza que o vai perder. Na impossibilidade o de poder impedir, Marrocos multiplica as dificuldades para o retardar o mais tempo possível. Ser que a comunidade internacional vai permitir?».

29.06.98
A Assembleia Geral da ONU concedeu à MINURSO um montante de 22 749 540 dólares, para o período de 1 de Julho a 30 de Outubro de 1998. Na condição, como é óbvio, que o mandato actual da Missão, que termina no dia 20 de Julho, seja prolongado.

29.06.98
Representante da Polisario bate com a porta

O representante da Frente Polisario no Canad, Baba Mustafa Sayed, irmão de El Ouali, fundador da Polisario, e de Bachir Mustafa Sayed, ministro da Saúde, abandonou a Frente Polisario e pediu asilo no Canad. Em declarações à Jeune Afrique, AFP e RFI dirige fortes acusações à direcção do movimento que acusa de «medíocre», «tribal» e arcaica», «em decomposição avançada», «sem projecto político». Baba afirma a existência de uma dissidência interna no quadro «de lutas indecentes pelo poder que se travam entre as diferentes facções em guerra no seio da sua direcção». Acrescenta que «vrias centenas de presos políticos» estão detidos nos campos de refugiados, o que é contestado formalmente pelo representante em França da AFAPREDESA em carta dirigida à revista Jeune Afrique.

29-30.06.98
Visita americana

Assessores de vrios parlamentares americanos efectuam uma visita a Marrocos a convite do governo «para se informarem sobre a questão do Sahara Ocidental».
Recebidos em primeiro lugar pelo ministro do Interior, Driss Basri, partiram em seguida de visita a El Aiun onde contactaram diversos chioukh, observadores que participam na operação de identificação, assim como alguns trânsfugas saharauis. O contrato firmado por Marrocos com a empresa Cassidy and Ass., encarregada pelo lobbying pro-marroquino nos EUA, por um montante de 1,2 milhões de dólares, parece estar na origem desta iniciativa.

01.07.98
Clamor em torno do relatório da Amnistia Internacional

O último relatório da A.I. sobre os direitos do Homem em Marrocos não deixou ainda de provocar um violento turbilhão no seio da classe política marroquina.
Respondendo às questões suscitadas por vrios deputados, M. Bouzoubaa, ministro encarregado pelas relações com o Parlamento, indicou que o governo lamenta «os propósitos inconvenientes [de P. Sané] que ultrapassam os limites impostos pelo respeito». O governo replicar por escrito aos responsveis da A.I. «chamando a sua atenção para a ultrapassagem dos limites que caracterizaram certas declarações publicadas pelo media e atribuídas ao secretrio-geral». A oposição, após um debate acalorado, abandonou a câmara protestando contra a reacção do governo face à questão dos direitos do Homem.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]