SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

SEMANA 23

31.05.-06.06. 1998

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

20.05.98
Declaração do ministro dos Negócios Estrangeiros francês

Em resposta a uma pergunta formulada pelo deputado Daniel Paul, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Hubert Védrine, declarou: ''Desde 1981 que a França subscreveu o princípio de um referendo no Sahara Ocidental sob a égide das Nações Unidas. O país sempre fez prova de neutralidade e imparcialidade nesta questão tão delicada e apoiou os esforços do secretrio-geral da ONU para a realização do referendo.
A acção de James Baker e os Acordos de Houston permitiram relançar um processo de paz que se encontrava bloqueado devido à questão da identificação dos eleitores. Essa é sem dúvida a questão chave a resolver, assim como o acantonamento das forças marroquinas e o problema dos refugiados a repatriar. Existem cerca de 215.000 eleitores potenciais, dos quais 70.000 das tribos contestadas. Cerca de 100.000 casos foram j clarificados. A posição da França continua a ser a de apoiar a acção do secretrio-geral na aplicação dos acordos firmados''.

26.05.98
Canada

Membros do grupo Sahara Ocidental da Associação de Juristas Canadianos para o Respeito dos Direitos do Homem no Mundo (CLAIRH) e o Professor Jarat Chopra explicaram aos membros da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Federal os recentes acontecimentos no Sahara Ocidental. Durante o encontro recomendaram ao governo do seu país que apoie as iniciativas multilaterais e aos parlamentares que desempenhem um papel activo na concretização dos Acordos de Houston. A CLAIRH avistou-se igualmente com o secretrio de Estado canadiano para a América Latina e a África, David Kilgour, solicitando-lhe que forneça uma ajuda mais substancial às ONG que trabalham para que a transparência e a legalidade do processo de paz se concretizem.

29.05.98
MINURSO: Balanço da identificação

Pessoas identificadas desde Dezembro de 1997: 61.109

Pessoas convocadas desde Dezembro de 1997: 92.875

Pessoas identificadas desde Agosto de 1994: 121.221.

29.05.98
Serfaty

O Supremo Tribunal de Justiça marroquino examinar no dia 25 de Junho um pedido de anulação de uma ordem de expulsão emitida em 1991 contra o opositor Abraham Serfaty, sobre a qual aquela instância nunca se pronunciou. A informação foi divulgada pelo advogado Abderrahim Berrada, defensor do célebre opositor hoje refugiado em França. Ao que parece, a resolução deste dossier est dependente da opinião de Serfaty sobre a questão do Sahara Ocidental.

30.05.98
Mais prisões

A Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) informa que as autoridades marroquinas detiveram sem razão aparente, no dia 29 de Maio, sexta-feira, dois jovens saharauis em Lemseyed, no sul de Marrocos. Trata-se de Habib Slayma Mohaymatou e de Abouzeyde Lamghefri Sid-Ommo.

30.05.98
Diplomacia

Durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui, Mohamed ould Salek, ao Gana, o governo deste país africano reafirmou o seu apoio à autodeterminação do povo do Sahara Ocidental. Antes disso, Ould Salek fora recebido pelo Presisente angolano, José Eduardo dos Santos, a quem entregou no dia 25 de Maio uma mensagem do Presidente da RASD.

03.06.98
Grã-Bretanha

O secretrio de Estado dos Negócios Estrangeiros britânico, Derek Fatchett, em resposta a uma pergunta de um deputado trabalhista na Câmara dos Comuns, declarou que lamentava a recusa de Marrocos em cooperar na identificação dos eleitores potenciais que figuram no recenseamento espanhol de 1974 e que serve de base à ONU para estabelecer os cadernos eleitorais. Fatchett anunciou que tinha a intenção de se encontrar com o líder da Frente Polisario. A Grã-Bretanha não toma partido por nenhum dos beligerantes, acrescentou, mas apoia os esforços das Nações Unidas para organizar um referendo de autodeterminação honesto, livre e regular. Justificando essa política, o secretrio de Estado dos Negócios Estrangeiros referiu uma série de iniciativas diplomticas britânicas com esse objectivo.

03.06.98
Visita do Presidente da RASD a Londres

Mohamed Abdelaziz inicia uma visita ao Reino Unido a convite do intergrupo parlamentar britânico sobre a questão do sahara Ocidental e do Western Sahara Campaign (comité de solidariedade com o povo saharaui na Grã-Bretanha). Segundo o Ministério da Informação da RASD, durante a sua estadia Mohamed Abdelaziz faz uma visita ao Parlamento britânico e mantem encontros com as diferentes forças políticas e algumas instituições. O tema das conversações passam pelo desenvolvimento dos últimos acontecimentos relacionados com o conflito do sahara Ocidental e os esforços desenvolvidos com vista à aplicação do plano de resolução da ONU-OUA e dos Acordos de Houston.

03.06.98
Nomeação
Pius Segmueller, de 46 anos, antigo médico-chefe da Unidade Médica Suíça da MINURSO, estacionada em El Aiun nos anos de 1992 e 1993, foi nomeado, no Vaticano, novo comandante da Guarda suíça pontifícia.

04.06.98
Nomeação

Abderrahman Benomar foi nomeado novo embaixador de Marrocos na Mauritânia.

04.06.98
OUA

Em vésperas da próxima Cimeira em Ouagadougou, que ter início no dia 8 de Junho, a Argélia saúda um eventual regresso de Marrocos ao seio da OUA ''em caso de o desejar'', ao mesmo tempo que reafirma a sua posição ''indefectível'' sobre o Sahara Ocidental. Fazendo alusão às veleidades de certos apoiantes de Marrocos de excluirem a RASD da Organização, o porta-voz governamental argelino declara que a Carta da Unidade Africana é clara e que é impossível excluir um membro da Organização após ter sido aceite a sua admissão.
O secretrio-geral da OUA, o tanzaniano Salim Ahmed Salim, declarou que o problema da RASD não faz parte da agenda de trabalhos da próxima Cimeira.

31.05.-08.06.98
Delegação de alto nível da Amnesty International visita Marrocos

Uma delegação da Amnistia Internacional, dirigida por Pierre Sané, secretrio-geral da organização, avistou-se com autoridades marroquinas aos mais diferentes níveis. A delegação da Amnesty International entregou ao governo marroquino um memorando sobre a situação dos direitos do homem em Marrocos. O relatório congratula-se com os progressos realizados durante 1991 e 1994 com a libertação de ''desaparecidos'' encarcerados durante mais de 18 anos em locais secretos de detenção, mas revela as mais sérias apreensões com as violações dos direitos humanos ainda verificadas. São citados em particular os cerca de 500 «desaparecidos», na sua maioria saharauis, detidos entre 1964 e 1987, a prtica habitual de tortura e maus tratos aos detidos e a impunidade de que gozam as forças de segurança. A organização de defesa dos direitos humanos salienta também que as famílias de cerca de 40 ''desaparecidos'' mortos nas prisões de Agzd, Kaalat Mgouna e El Aiun não receberam ainda nenhuma certidão de óbito dos seus familiares nem qualquer tipo de compensação material. O relatório acrescenta que as pessoas libertadas em 1991 não foram indemnizadas e são praticamente mantidas em residência vigiada, isoladas do mundo, sujeitas a intimidações, detenções arbitrrias ou assassinadas em condições suspeitas.

04.06.98
O SG da Amnistia Internacional em entrevista ao jornal marroquino Libération (U.S.F.P.)

O jornal do partido socialista marroquino (USFP), formação política do primeiro-ministro, entrevistou o SG da Amnistia Internacional. Eis algumas das declarações citadas por aquele periódico: ''Nós pedimos ao governo (marroquino) que liberte todos os desaparecidos ainda vivos e que clarifique o que aconteceu aos que morreram nos locais de detenção secreta. A fim de que se volte a pgina, de uma vez por todas, sobre estas violações do passado. (...) Pedimos ao governo que liberte todos os presos de opinião e políticos condenados nos anos 70, a menos que possam ser de novo julgados, mas desta vez em processos justos e com todas as garantias de defesa; que permita a Serfaty regressar de novo a Marrocos e que reveja a legislação nacional''

06.06.98
Jornada internacional de solidariedade com os desaparecidos saharauis

Por ocasião desta jornada, marcada por inúmeras manifestações de solidariedade realizadas em muitos países, a Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) chama a atenção em comunicado para este grave problema e solicita a todas as pessoas sensíveis ao respeito pelos direitos humanos a ''redobrar esforços para que os desaparecidos e suas famílias possam enfim encontrar a paz''.

EM BREVE

Genebra, Suíça
Sbado, 13 de Junho, pelas 19 horas, no Foyer St Boniface, 14 avenue du Mail, em Genebra, sessão de solidariedade com o povo saharaui organizada pelo Colectivo de Espanoles de Genebra e o Comité Suíço de Apoio ao Povo Saharaui.
Washington DC, EUA
O embaixador Frank Ruddy participar no dia 19 de Junho, das 12 às 13.30 h., no Middle East Institute, 1761 N. Street, NW, Washington, D.C, num colóquio público sobre os últimos acontecimentos relacionados com a questão do Sahara Ocidental.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]