ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 17

19.-25.04. 1998

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

17.04.98
Declaração marroquina
No seguimento da votação do Conselho de Segurança sobre a resolução que decidiu o prolongamento do mandato da MINURSO (S/RES/1163 1998) o embaixador marroquino junto da ONU, Ahmed Snoussi, sublinhou a determinação do seu governo «em assegurar o respeito pelo direito de participar no referendo a todos os que podem provar a sua ligação ao território», acrescentando que «o corpo eleitoral não é composto apenas por aqueles que figuram no recenseamento espanhol».

18-19.04.98
Afirmação do novo líder do Istiqlal
Segundo a agência noticiosa marroquina MAP, Abbas el Fassi, líder do Istiqlal, partido representado no governo marroquino, presidiu a reuniões nas cidades ocupadas de El Aiun e Bojador onde, entre outras afirmações, declarou que «o Sahara continuará marroquino com ou sem referendo...

20.04.98
Marrocos presta homenagem a Erik Jensen

O governo marroquino ofereceu uma recepção em homenagem a Erik Jensen, antigo representante especial das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, cuja missão foi dada por concluída em Fevereiro passado.

21.04.98
Processo dos 20 de Lemseyed em Agadir

Segundo comunicado distribuído pela Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA), vinte pessoas presas no seguimento das manifestações em Lemseyed compareceram perante o tribunal de apelação de Agadir, colocado sob forte protecção policial. Três advogados, dos quais dois eram estagiários, defenderam os acusados. A defesa argumentou que o processo-verbal de interrogatório não era válido, dado ter decorrido sem a presença dos advogados e as declarações terem sido obtidas através de tortura e outras formas de pressão. A sentenças proferidas vão de dois anos de prisão para oitos dos detidos, a três meses de encarceramento e 500 dirhams de indemnização para os 12 restantes. No seu comunicado a l'AFAPREDESA exige a libertação imediata e incondicional de todos os presos e desaparecidos e apela à criação de uma comissão de inquérito. Após o julgamento, dezenas de saharauis concentrados diante do edifício do tribunal exprimiram a sua solidariedade com os acusados, que os saudaram fazendo o sinal da vitória. Mães e parentes dos acusados deslocaram-se também a Rabat a fim de pedir a libertação incondicional dos seus familiares detidos (Ministério da Informação da RASD).

22.04.98
Madrid

A manifestação convocada pela Coordenadora por um Referendo Livre no Sahara Ocidental, que agrupa mais de 20 e ONG do Estado espanhol, reuniu uma centena de pessoas vestidas da forma tradicional saharaui diante do Congresso de Deputados. A Coordenadora reivindica do governo o apoio ao plano de paz da ONU e o aumento da ajuda humanitária ao povo saharaui.

22.04.98
Convenção anti-terrorista

No Cairo é assinada pelos ministros da Justiça e do Interior de 22 membros da Liga Árabe uma convenção contra o terrorismo. A Convenção não considera como terrorismo a luta armada contra a ocupação estrangeira ou pela conquista da autodeterminação, salvo se tais actos «põem em causa a integridade territorial de um Estado signatário». Segundo o jornal «Le Monde», foi Marrocos quem introduziu esta última cláusula, numa alusão evidente à Frente Polisario.

22.04.98
Balanço da Identificação

46 284 pessoas identificadas desde o dia 3 de Dezembro de 1997.

64 234 pessoas convocadas desde o dia 3 de Dezembro de 1997.

106 396 pessoas identificadas desde Agosto de 1994.

Abertura do centro de identificação de Kalaât des Sraghna, no centro de Marrocos.

23.04.98
Suécia

O governo sueco decidiu pôr à disposição da MINURSO uma unidade de desminagem que integra 75 pessoas. A unidade será deslocada para o Sahara Ocidental no início de Junho, aí permanecendo quatro meses. O governo sueco diz-se ainda disposto a enviar para a região observadores e a participar no repatriamento dos refugiados.

NOTÍCIAS DOS ACAMPAMENTOS

Tournée de grupos musicais mauritanos
Em sinal de solidariedade com o povo saharaui, vários conjuntos musicais mauritanos encontram-se actualmente nos acampamentos de refugiados e nos territórios libertados. O cantor Sedum ould Abba, conhecido pelas suas canções de homenagem à resistência saharaui contra a penetração estrangeira, e o agrupamento Ahal Ammar Eida, contam-se entre os artistas que fazem esta tournée. Todos eles irão também participar nas cerimónias que assinalarão o 25.º aniversário do desencadeamento da Luta Armada de Libertação no Sahara Ocidental, no próximo dia 20 de Maio.

SOLIDARIEDADE
Itália
Na assembleia geral realizada em Bolonha, no dia 17 de Abril, a Coordenação Regional de Emília-Romana de apoio ao povo saharaui aprovou uma declaração onde os participantes constatam com satisfação que, graças aos acordos de Houston, os obstáculos à realização do referendo de Dezembro de 1998 parecem aplanados. Contudo, mostram-se preocupados pelas lacunas e possibilidades de interpretação divergentes de alguns pontos dos acordos, convidando o governo italiano a velar pela sua estrita aplicação, através da presença de observadores e da imprensa internacional. Os participantes solicitaram ao governo que acabe com a venda de armas a Marrocos, impeça a espoliação dos recursos do Sahara Ocidental, em particular da riqueza haliêuticas, incremente a ajuda humanitária aos refugiados saharauis a reconheça a RASD. Os participantes na assembleia geral mostraram-se disponíveis a deslocar-se à região como observadores.

Os Estados Gerais da Esquerda Democrática da Toscânia aprovaram uma resolução semelhante no dia 14 de Março, em Pietrasanta.

EM BREVE

Espanha
Barcelona

No dia 28 de Abril, apresentação do filme «Os Saharauis, um povo no exílio», seguido de debate.

Valência
A ONG solidária com o povo saharaui Salam e a Universidade de Valência organizam no dia 29 de Abril uma mesa redonda no âmbito de uma campanha pelo referendo. Participam antigos militares do exército colonial espanhol, Pilar Costa, senador das Ilhas Baleares, o presidente da Liga Pro Direitos Humanos, um escritor e o secretário-geral da Associação Internacional de Juristas pelo Sahara.

Almansa (Albacete)
Concerto rock no dia 4 de Maio a favor da campanha pelo referendo.

Suíça: Genebra
Jantar de solidariedade, Sábado 9 de Maio de 1998, pelas 20 h., no restaurante du Verger, 9, av. Henri Golay, Châtelaine. Organização: Colectivo Espanhol de Genebra e Comité Suíço de Apoio ao Povo Saharaui. Informações: bdh@arso.org

24.ª Conferência Europeia de Coordenação do Apoio ao Povo Saharaui, 9 - 11 de Outubro de 1998 Manchester, Reino Unido.
Informações: Julie Thorpe, 5 Mason Street, Hebden Bridge, Halifax HX7 6AW, UK.
Telefone/fax +44 1422 846214 ,
E-mail: Julie_Thorpe@compuserve.com

 NOVO na INTERNET

Suécia: Föreningen Västsahara
URL: http://hem1.passagen.se/ellberg/v-sahara.htm

Sahara, Pel referendum, Cap a la independencia - Plataforma de Sant Martí (ACAPS)
URL: http://www.redestb.es/plataforma-sm/

NOVAS PUBLICAÇÕES

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]