ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 15

05.-11.04. 1998

 

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

06.04.98
Marrocos: carta a Kofi Annan

O embaixador de Marrocos junto das Nações Unidas, A. Snoussi, entregou a Kofi Annan uma carta do ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, A. Filali. A missiva aborda o desenrolar do processo de identificação e nela o governante marroquino reafirma a vontade do governo do seu país de continuar a cooperar na aplicação do plano de resolução, no respeito pelos seus princípios, assim como dos constantes nos acordos de Houston. Snoussi desmentiu as informações que davam como certo a realização de um encontro este mês, em Londres, entre Marrocos e a Frente Polisario. Informou ainda que o próximo relatório do secretário-geral da ONU incluiria uma proposta de prorrogação do mandato da MINURSO, que expira no dia 20 de Abril.

06.04.98
Identificação

Mohamed Jalal Essaid, presidente da Câmara dos Conselheiros (câmara alta marroquina), reuniu com Charles Dunbar, representante especial do secretário-geral da ONU. Em comunicado que fez distribuir, Jalal Essaid declara em nome da câmara alta ter informado o responsável das Nações Unidas das preocupações e observações que os membros do parlamento apontaram em relação àquilo que consideram ser «as violações que visam obstruir o processo de identificação e adulterar os seus fundamentos».

06.04.98
Identificação

Segundo a agência noticiosa marroquina (MAP), Driss Basri, ministro do Interior marroquino, encontrou-se por duas vezes com Charles Dunbar, a fim de examinar a evolução do processo de identificação, e em concreto:

- o programa para o mês de Abril e a preparação do mês de Maio,

- a identificação dos agrupamentos tribais alvo de contestação H41, H61 e J51/52,

- a abertura de novos centros de identificação no Norte de Marrocos,

- a divulgação dos resultados parciais da identificação.

Segundo o despacho da agência, o programa de Abril foi fixado e o do mês de Maio será elaborado «nos próximos dias». Relativamente à identificação das tribos contestadas, a MAP refere ter sido «decidido» proceder ao seu tratamento «logo que uma solução global seja encontrada a seu respeito, sem qualquer tipo de discriminação entre as tribos e no respeito dos cinco critérios definidos pelas Nações Unidas». Novos centros serão abertos em Casablanca, Rabat, Marraqueche e Meknes, estando outros dois previstos para Sidi Kacem e Kelaat Sraghna. Segundo a MAP, os resultados «parciais» da identificação serão divulgados a partir do dia 15 de Abril.

07.04.98
O presidente da Província de Roma, Giorgio Fregosi, acompanhado por outros políticos italianos, visita os acampamentos de refugiados saharauis a convite do wali de El Aiun.

09.04.98
Uma no cravo, outra na ferradura...

Em entrevista publicada pelo diário Al Hayat, citada pela agência MAP, o ministro marroquino da Informação, Larbi Messari, ao mesmo tempo que reafirma o respeito de Marrocos ao plano da ONU, declara que «o problema do Sahara foi resolvido em 1975, continuando em aberto apenas para aqueles que não estão ainda convencidos que os habitantes das províncias do Sul fizeram já a sua escolha confirmando a marroquinidade do Sahara». E adianta: «o referendo, que reveste um carácter confirmativo, não é mais do que um exercício suplementar». O ministro exclui na entrevista ao Al Hayat a eventualidade de se vir a realizar um novo encontro em Houston, «pois - segundo disse - não há mais nada a negociar».

Notícias das zonas ocupadas do Sahara Ocidental

Segundo a Associação de Famílias dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) as autoridades marroquinas reforçaram as medidas de segurança interna nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental. Novos agentes de segurança foram designados como chefes de distrito. Tratam-se de pessoas oriundas de Marrocos que substituem os antigos responsáveis saharauis. Foram escolhidas por terem já trabalhado nas zonas ocupadas, falarem o hassania, conhecerem as tradições, os costumes, a organização tribal saharaui e manterem relações pessoais com a população autóctone. Cada chefe de distrito recebeu um Fiat Uno.

Jovens marroquinos foram recrutados para integrar uma nova polícia secreta no Sahara Ocidental ocupado. A sua missão é a de relatar toda a informação ou rumor que possa circular entre os saharauis. As condições de recrutamento são basicamente as mesmas que presidem à escolha dos chefes de distrito: conhecimento do meio saharaui, relações pessoais ou de amizade com saharauis, escolarização no Sahara ocupado.

A descoberta de uma granada numa rua de El Aiun por uma saharaui serviu de pretexto às autoridades marroquinas para desencadearem uma onda de rusgas domiciliárias entre os saharauis. No dia 10 de Março, casa por casa, foram advertidos para a presença de «grupos separatistas criminosos» que tem por intenção roubar crianças e cometer atentados terroristas. A campanha visa intimidar a população saharaui e fazer crer que as Nações Unidas serão incapazes de garantir a segurança durante o período transitório, sendo indispensável a presença das forças de segurança marroquinas.

Última hora
O processo dos 20 manifestantes de Lemseyed (ver semana 12), previsto para ser julgado em Agadir, no dia 6 de Abril, foi adiado para o dia 21.

Solidariedade Internacional

A próxima Conferência Europeia de Coordenação do Apoio ao Povo Saharaui terá lugar em Manchester, Reino Unido, nos dias 9, 10 e 11 de Outubro de 1998. Mais informação: <Julie_Thorpe@compuserve.com>

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]