ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 10

01.-07.03. 1998

 

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

02.03.98
Venda de armas espanholas a Marrocos

Enquanto as estatísticas oficiais espanholas contabilizam as exportações de material militar a Marrocos por um valor de 2,75 milhões de dólares, o diário «El Periodico» revela que empresas privadas espanholas venderam armas àquele país por montantes bastante superiores: em 1991, por exemplo, a Sainco vendeu um simulador naval por cerca de 7,75 milhões de dólares; a Bazan, em 1993, comercializou peças de substituição por um valor de 6,5 milhões e a Iveco-Pegaso, em 1995, vendeu às Forças Armadas Marroquinas 700 camiões por 168 milhões de dólares.

02.-06.03.98
A ofensiva diplomática marroquina

A ofensiva diplomática marroquina na Europa prossegue. A delegação marroquina, dirigida por Hakim Ibrahim, constituída em parte por transfugas, encontrou-se em Londres com responsáveis dos Negócios Estrangeiros e de ONG britânicas. Já em Bruxelas a delegação teve encontros com deputados europeus, deputados e ONG belgas.

03.03.98
Entrevistas (Semanário, Lisboa)

O ministro do Interior marroquino, Driss Basri, repetiu ao jornal português as acusações de cumplicidade entre «certos» membros da MINURSO com a Polisario e as suas exigências quanto à publicação quotidiana da lista dos votantes. Na mesma reportagem publicada no «Semanário», questionado sobre a carta de protesto enviada pelos chioukh pro-marroquinos à l'ONU (a 2 de Fevereiro, ver semana 6), o representante da Polisario em Lisboa declarou que a carta fora fabricada pelo governo marroquino, acrescentando: «os chefes de tribo foram reunidos no Palácio do Ministério do Interior, em Rabat». Em relação às acusações de simpatia da MINURSO para com a Polisario, Ahmed Salama disse que «isso faz parte da campanha de intoxicação de Marrocos»

03.03.98
37.º aniversário da entronização de Hassan II

Na versão «integral» do discurso real publicada pelo Ministério da Comunicação marroquino, Hassan II declarou a respeito do referendo no Sahara Ocidental, que «não poderiam existir dúvidas quanto ao desfecho final de uma consulta que não fará senão que reconfirmar a aliança histórica (...) dessas províncias ao nosso trono». Na versão difundida pela MAP (agência de informação marroquina), o rei teria acrescentado que ele velará para que «nenhum dos nossos filhos e filhas originários das províncias do sul (...) sejam privados do seu legítimo direito de se fazer inscrever nas listas de recenseamento».

05.03.98
Detenções no Sahara Occidental

Segundo a representação da Frente Polisario em França, vários saharuis terão sido recentemente detidos e torturados em Lemseyed, no Sahara Ocidental. A MINURSO não esteve em condições de confirmar esta informação, que as autoridades marroquinas de ocupação se apressaram a desmentir.

05.03.98
Dunbar: "A identificação levará mais tempo que o previsto, mas a data do referendo será mantida» (Al Hayat, Londres).

05.03.98
Conselho de Segurança

O secretário-geral adjunto responsável pelas operações de manutenção da paz, Hedi Annabi, informou o Conselho de Segurança sobre a situação no Sahara Ocidental.

05.03.98
O semanário Maroc Hebdo International publicou diversos artigos fazendo eco daquilo que diz ser um relatório de um serviço de espionagem ocidental, afirmando a existência de um plano de guerra argelino contra Marrocos...

06.03.98
Identificação

«Tal como foi comunicado na semana passada, no seguimento das questões suscitadas pela parte marroquina sobre a programação das operações de identificação no mês de Março, a MINURSO efectuou várias consultas. Assim, não se procedeu à identificação entre os dias 26 de Fevereiro e 9 de Março. A identificação deverá ser retomada em 6 centros no dia 11 de Março: no interior do território em El Aiun 1 e El Aiun 2, Dakhla ; no sul de Marrocos em Goulimine; na região de Tinduf nos acampamentos de Smara e de Dakhla" (MINURSO).

 

Apoio ao referendo

Argélia-Mali

Por ocasião da visita à Argélia do presidente maliano, Alpha Oumar Konaré, o Mali e a Argélia reiteraram no dia passado 19 de Fevereiro o seu apoio à rápida aplicação do plano de paz e dos acordos de Houston.

 

Bélgica

O Centre National de Coopération au Développement, de Bruxellas, presidido por Pierre Galand, lançou no dia 2 de Março um apelo ao governo do seu país para que apoie as Nações Unidas na aplicação do plano de paz no Sahara Ocidental. O CNCD enfatiza a necessidade do envio de observadores e formadores, assim como o financiamento destas missões e do repatriamento dos votantes.

 

Espanha

"Sáhara en el corazón"
Carca de 5.000 pessoas participaram nas manifestações de apoio a um referendo justo e regular no Sahara Ocidental, organizadas nas ilhas da Grande Canária e de Tenerife, numa iniciativa da Coordenação Canarina e da FEDISSA. Membros do governo das Canárias e diversas autoridades locais integraram as manifestações

Itália

O Parlamento italiano pediu ao Governo, através de uma moção aprovada no dia 25.11.97, que favoreça o processo de paz, envie observadores italianos durante as fases de preparação e realização do referendo, ajude nas acções preliminares que antecedem a votação, no repatriamento dos refugiados e que coloque à disposição da ONU especialistas em desminagem.
Por outro lado, 66 parlamentares de diversos partidos dirigiram uma carta ao presidente do Governo pedindo a colaboração da Itália com a ONU e com os governos verdadeiramente interessados numa paz verdadeira, o envio de observadores e a concessão de ajuda ao povo saharaui.
"Referendum libero, Sahara indipendente" : A assembleia nacional do movimento de solidariedade com o povo saharaui reuniu-se em Roma, no dia 1 de Março.

Roménia

O presidente do Senado romeno, Petre Roman, de visita a Marrocos, reiterou no dia 5 de Março o apoio do seu país ao plano de paz da ONU.

NOVAS PUBLICAÇÕES

 

Em breve

Paris
10 de Março, 11 horas: Conferência de Imprensa de Mhamed Khaddad, responsável saharaui pelas operações de identificação, na sede da Fundação France-Libertés.

Madrid
12, 17, 23 e 24 de Março: Sahara Occidental, A la espera de la descolonización, quatro mesas redondas organizadas pela Coodenação Universitária pelos Direitos Humanos.[ Programa ]

Genebra
16.03.-24.04.1998, Comissão dos Direitos do Homem da ONU, 54.ª sessão.

Voo charter
A Federación de Amigos del Pueblo Saharaui de Murcia organiza um voo charter que sairá de Alicante com destino aos campos de refugiados no dia 14 de Abril. O regresso está previsto para o dia 19 do mesmo mês.
Informação: Asociación de Amistad y Solidaridad con el Pueblo Saharaui "Mar Menor", C/Olivar 33 1ºE, San Javier (Murcia).tel.: 968-192092-93. O preço do bilhete: 72.000 pesetas.


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]