ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 08

15.-21.02. 1998

 

7 de Dezembro: Referendo pela Independência

 

11.02.98
Capacetes azuis austríacos

O conselho de ministros austríaco decidiu enviar para o Sahara Ocidental, por um período máximo de 8 meses, um contingente de 235 capacetes azuis.

12-14.02.98
Visita de delegação norte-americana

A senhora Nancy Soderberg, embaixadora adjunta dos EUA junto da ONU, deslocou-se a Marrocos e ao Sahara Ocidental ocupado. A delegação diplomática norte-americana teve um encontro, no dia 12 de Fevereiro, com o ministro do Interior marroquino, Driss Basri, e esteve em El Aiun nos dias 13 e 14 de Fevereiro, onde manteve contactos com chefes tradicionais (chiouhk) e observadores do processo.

14.02.98
Reino Unido

Em resposta a uma carta do representante da Frente Polisario no Reino Unido publicada no jornal diário Guardian, o ministro britânico Derek Fatchett afirma: «Faremos tudo o que pudermos, por forma a poder realizar-se um referendo livre, transparente e justo».

14.-16.02.98
Dunbar em Tinduf

O embaixador norte-americano Charles Dunbar, novo represente especial para o Sahara Ocidental, chega a Tinduf onde tem encontros com vários responsáveis saharauis, entre os quais o secretário-geral da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz.
Dunbar recebe também uma delegação da AFAPREDESA (Associação das Famílias dos Presos e Desaparecidos Saharauis), que lhe pede a protecção dos direitos do homem no Sahara Ocidental e a garantia de liberdade de acesso ao território a todas as ONG de defesa dos direitos humanos e observadores independentes que o solicitarem. A AFAPREDESA pediu ainda ao representante especial que promova um inquérito sobre a morte inexplicável de Sid Ahmed Aaroua, ocorrida em Rabat, no passado dia 10 de Fevereiro. [comunicado em espanhol]
Perante os representantes dos órgãos de comunicação social internacionais presentes, o embaixador Dunbar qualificou como «positivos» os encontros que manteve com os representantes das duas partes em conflito. Na conferência de imprensa que promoveu no seguimento desta visita, o presidente saharaui afirmou estar confiante quanto a uma solução justa da questão saharaui e qualificou como «séria» a acção desenvolvida pela MINURSO desde o dia 03.12.97 e como «muito positivo e encorajador» o trabalho de identificação, não obstante os entraves colocados pelas autoridades marroquinas.

15.02.98
Entrevista de Basri

Em entrevista concedida ao diário conservador espanhol ABC, o ministro do Interior marroquino, Driss Basri, diz que «Marrocos não participará no referendo se constatar que o direito de sangue é sistematicamente violado». O ministro fez esta afirmação num contexto em que refere que a Polisario só aceita como votantes as pessoas que figuravam no recenseamento espanhol de 1974 e que recusa os três outros critérios. Acrescenta que Marrocos não quer «esperar pelo mês de Junho. Exige a transparência quotidiana, queremos conhecer, a cada dia que passa, as listas das pessoas aceites e recusadas».
Recorde-se que, desde sempre, Basri tem sido o homem de mão de Hassan II para gerir o dossier do Sahara Ocidental, sendo responsável por todo o aparelho repressivo do regime e, também, pelo controle da Comunicação Social. Na entrevista ao ABC, Basri não hesita em pôr em causa a própria missão da ONU. Nomeadamente quando afirma:«Temos suspeitas fundadas de que certos membros da MINURSO manifestam uma grande conivência e simpatia para com as teses da Polisario».

16.02.
Dunbar em El Aiun ocupada

O representante especial Charles Dunbar afirma na capital do Sahara Ocidental ocupada que está em contacto permanente com Kofi Anna e James Baker, com quem promove toda a coordenação. O embaixador norte-americano refere que Annan segue de muito perto este dossier.

17.02.98
Dunbar em Argel

Na ronda que efectuou pela região, o representante especial do Sahara Ocidental, Charles Dunbar , esteve em Argel, onde se reuniu com o presidente argelino Zeroual e teve uma sessão de trabalho com Ahmed Attaf, o ministro dos Negócios Estrangeiros argelino.

19.02.98
Números da identificação

42.674 pessoas convocadas; 31.082 pessoas identificadas desde 3.12.97. Desde o início do processo, em Agosto de 1994, foram identificadas 91.194 pessoas.
Actualmente, estão em funcionamento 8 centros de identificação: El Aiun 1 e 2, Dakhla ou Bojador em alternância(a identificação está suspensa aí momentaneamente), Goulimine, Tan-Tan, acampamentos de Smara e de Dakhla e, finalmente, Zoueratt (desde 9.2.), na Mauritânia.
As operações de desminagem deverão começar em finais de Março, princípios de Abril.

Identificação
Durante a semana assistiu-se, de novo, a diferentes manifestações de descontentamento do lado marroquino.
A 06.02, segundo fontes marroquinas, pessoas que se diziam originárias da tribo dos Ait Oussa organizaram manifestações diante dos centros de identificação de El Aiun, Dakhla, Tan-Tan e Goulimine, a fim de «reclamar o seu direito à identificação». Os representantes desta tribo, que protestavam contra a sua inserção no seio das tribos H61 - tribos sujeitas a contestação e que foram objecto de um procedimento particular nos acordos de Houston - foram recebidos pelo presidente da Comissão de

Identificação
A 17 e 18.02.98 a identificação foi suspensa intermitentemente num dos dois centros de El Aiun. Segundo o porta-voz da MINURSO, trata-se de uma questão processual que deveria ser resolvida com a maior prontidão.
A 19.02. os chioukh pro-marroquinos, em comunicado tornado público, «chamam a atenção dos responsáveis da MINURSO para a derrapagem do processo, advertindo que a paciência dos membros das suas tribos tem um limite»
Em carta dirigida ao presidente da Comissão de Identificação, os denominados membros da tribo Azouafit recusam ser identificados com as chamadas tribos H61, dado que «essa medida é prejudicial à sua tribo»

Na imprensa marroquina:
Al Bayane 14.02.98: A paciência tem limites: o conluio entre certos membros da MINURSO e a Polisario tornou-se flagrante.
Al Bayane 18.02.98: Ignorância, tergiversação e cumplicidade. Esta MINURSO tacteia, hesita, tergiversa, deita a sua missão às urtigas e empenha-se em despojar as tribos saharianas da sua identidade, fazendo praticamente o jogo da Polisario em debandada
Libération 20.02.98: A ronda efectuada pelo senhor Charles Dunbar não contribuiu de modo nenhum para prevenir a crise que de novo se desenha no processo de identificação. O senhor Dunbar e os seus patrões, em Nova Iorque e em Washington, têm que compreender que esta afronta não pode ser tolerada pelos marroquinos.
Maroc-Hebdo 20.02.98 : 5 artigos consagrados ao referendo. Os títulos: "O referendo não terá lugar". "A MINURSO desonra a sua missão". "A Polisario é uma causa fabricada". "A valsa dos representantes". "Resoluções pouco resolutas". "O custo do desenvolvimento".

NOVAS PUBLICAÇÕES

NOVO NA INTERNET

AGENDA

23.02.-08.03.98, Almansa (Albacete), Espanha: III Semana de solidaridad con el pueblo saharaui.
Mais informação: Julian Sanchez: e-mail: julian@alvia.com ou Luis Bonete Piqueras: e-mail: slow@mx3.redestb.es

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]