ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 01

28.12.97 - 03.01.98

 

02.01.98
Balanço da Identificação
Segundo a porta-voz da MINURSO, estão actualmente em funcionamento 6 centros de identificação: 2 em El Aiun, capita1 do Sahara Ocidental ocupada, 1 em Smara, a cidade santa situada a norte do território, 1 em Tan-Tan (no Sul de Marrocos), 1 no campo de refugiados de Smara e 1 no campo de Dakhla.
Ao longo das 4 últimas semanas, desde o dia 3 de Dezembro, apresentaram-se nos 6 centros de identificação 8.992 candidatos a integrarem os cadernos eleitorais dos 12.000 convocados. Até ao momento, o número total de pessoas que passaram pelo processo de identificação é de 69.104, faltando trabalhar cerca de 150.000 pedidos de identificação.

Interpelação no Parlamento suíço
Em resposta a uma questão formulada por um deputado - «Que ajuda suíça para o Sahara Ocidental?» (ver semana 42 de 1997), o governo helvético responde que:

  1. poderá participar numa curta missão civil de apoio, no momento do referendo;
  2. poderá participar numa missão de observação eleitoral, através do envio de um contingente de observadores ou peritos;
  3. continuará a fornecer ajuda material aos refugiados saharauis através do Alto Comissariado para os Refugiados, do PAM e do Comité Suíço de Apoio ao Povo Saharaui.

Em resposta ao mesmo deputado, o governo suíço afirma não ser oportuno no momento actual suspender as negociações comerciais actualmente em curso com Marrocos. «As autoridades marroquinas têm feito prova, nos últimos meses, de uma verdadeira vontade de diálogo» - refere a resposta do governo suíço.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]