ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 52

21.-27.12. 1997

 

22.12.97
Apelo urgente

A Amnistia Internacional lançou um apelo urgente em favor de Abderrahman Brahim Atman e de Mohamed El Yaddassia, desaparecidos no passado dia 10 de Dezembro, perto de Bir Gandouz, conforme anunciou na ocasião a Associação de Familiares dos Presos e Desaparecidos saharauis (AFAPREDESA).Estes dois simpatizantes da Frente Polisario foram detidos pelas forças policiais marroquinas de ocupação. A Amnistia Internacional pede aos seus membros para que intervenham junto das autoridades marroquinas solicitando a sua libertação.

24.12.97
Identificação

Segundo fontes marroquinas, os observadores da Frente Polisario nos centros de identificação de Tan-Tan e El Aiun ter-se-iam oposto à inscrição de cidadãos propostos pela tribo dos Aït Lahsen. Esta atitude, segundo as autoridades marroquinas - que fizeram distribuir um comunicado em nome da referido tribo do sul de Marrocos divulgada pela agência noticiosa MAP - é "uma grave discriminação tribal face às restantes tribos saharauis... ".

27.12.97
Novo representante especial das Nações Unidas

Charles F. Dunbar, antigo embaixador dos EUA, é o novo representante especial das Nações Unidas para o Sahara Ocidental. Especialista em questões do Médio Oriente, Charles Dunbar foi embaixador no Afeganistão, no Quatar e no Yemen, tendo sido responsável pelo «dossier» do Afeganistão na Secretária de Estado dos EUA, onde trabalhou durante 31 anos. No início da sua carreira diplomática, Dunbar trabalhou em diversas representações diplomáticas dos EUA, nomeadamente, em Teerão, Argel, Rabat e Nouakchott. Fala fluentemente o francês, o árabe e o persa e preside, desde 1993, ao Cleveland Council on World Affairs.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]