ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 48

23.-29.11 1997

 

20.11.97
Diplomacia

Souleimane Tayeb Ahmed Salema apresentou cartas credenciais ao presidente do Panamá, Ernesto Barez Balladares. O novo embaixador saharaui agradeceu a contínua solidariedade manifestada por aquele país centro-americano. Por seu lado, o governo panamiano reiterou o seu apoio à RASD, a fim de que seja encontrada uma solução para o conflito do Sahara Ocidental.

20.11.97
Diplomacia

Em comunicado conjunto publicado por ocasião da visita oficial do ministro dos Negócios Estrangeiros argelino à Etiópia, os dois países exprimem a sua satisfação pelo acordo firmado entre Marrocos e a Frente Polisario sob a mediação da ONU e apelam à comunidade internacional para que continue "a dar o seu apoio à concretização do acordo de Houston, com vista à aplicação integral do plano de paz e à organização de um referendo livre, regular e imparcial no Sahara Ocidental".

22.11.97
De novo o "Paris-Dakar"

O tristemente célebre rally decorrerá entre o dia 1 e 18 de Janeiro próximo e terá troços que irão atravessar Marrocos e o Sahara Ocidental ocupado. Smara foi escolhida como local de partida de uma etapa da prova.

22.11.97
Ajuda humanitária

O delegado do governo do Conselho das Comunidades de Castilla-La Mancha, Carlos Moro, e o responsável da Frente Polisario naquela região do Estado espanhol, Ahmedou Mohamed Fadel, acordaram a concretização de uma coordenação permanente da ajuda humanitária ao povo saharaui. Atenção particular será dada às crianças saharauis que todos os períodos de Verão passam férias com as famílias desta província.

24.11.97
União do Magrebe Arabe

Mohamed Amamou, secretário-geral da União do Magrebe Arabe (UMA), declarou em entrevista à emissão em língua árabe da "Voz da América", que o conflito do Sahara Ocidental impediu durante duas décadas a construção do Magrebe. Acrescentou que o acordo de Houston entre Marrocos e a Frente Polisario podia abrir novas perspectivas e ter consequências positivas para a construção do Magrebe.

25.11.97
Visita do presidente saharaui a Espanha I

O presidente Mohamed Abdelaziz, acompanhado de uma importante delegação, inicia uma visita de amizade a Espanha. A visita tem lugar no quadro de troca informações e esclarecimentos em vésperas da fase crucial de identificação da população com vista à aplicação do plano de paz no Sahara Ocidental. Logo após ter chegado ao aeroporto madrileno de Barajas, o presidente saharaui teve encontros com o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Abel Matutes. As conversações centraram-se sobre os últimos desenvolvimentos da questão do Sahara Ocidental. Após estas conversações, o presidente saharaui manteve uma série de encontros com partidos políticos, organizações sindicais e outras instituições democráticas. Durante a conferência de imprensa que concedeu no aeroporto de Madrid, o presidente Mohamed Abdelaziz declarou que a sua visita a Espanha se realiza num momento histórico para o seu país e para a região (Comunicado do Ministério da Informação da RASD em espanhol).

26.11.97
Visita do presidente saharaui a Espanha II

O presidente saharaui pede à Espanha, na pessoa do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, para que desempenhe um papel activo no referendo.
Em conferência de imprensa dada em Madrid, Mohamed Abdelaziz revela que manteve encontros com Abel Matutes e com a Comissão dos Negócios Estrangeiros do Congresso espanhol. Acrescentou que uma série de iniciativas levadas a cabo pelas autoridades marroquinas metem em dúvida a vontade deste país querer respeitar os acordos de Houston: a visita do ministro Dris Basri aos territórios ocupados, a realização das eleições marroquinas nesses mesmos territórios e a anunciada visita de Hassan II a El Aiun, em Março de 1998, são exemplo disso, acrescentou aquele dirigente.

26.11.97
Preparação do referendo I

Reunidos durante uma semana em Rabat, 120 chiuoukhs (chefes tradicionais) oriundos do Sahara Ocidental ocupado discutiram com as autoridades marroquinas a realização próxima do referendo de autodeterminação. Os encontros destinaram-se a preparar a operação de identificação dos votantes acordada em Houston.

26.11.97
Preparação do referendo II

O partido centrista marroquino Rassemblement National des Indépendants (RNI), dirigido por Ahmed Osman, ex-primeiro-ministro e cunhado da Hassan II, pede que as polémicas criadas no seguimento das eleições legislativas do dia 14 de Novembro dêem lugar a uma mobilização em torno do monarca aluita, a fim de que o conflito do Sahara Ocidental seja resolvido a favor de Rabat. Recorde-se que logo após as eleições foram denunciadas por vários observadores internacionais e forças políticas marroquinas acções de fraude e viciação em larga escala dos resultados eleitorais, nomeadamente através da compra de votos.

28.11.97
Preparativos do repatriamento (entrevista de um responsável do ACNUR ao jornal "El País")

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados prevê o repatriamento de cerca de 135.000 refugiados saharauis através de uma ponte aérea a partir de Tinduf, na Argélia. Menos de metade dos 160.000 refugiados figuram nas listas do recenseamento espanhol, declarou Daniel Mora, funcionário da organização, mas a Frente Polisario solicitou que esses refugiados sejam repatriados com as suas famílias, o seu gado e os seus bens. Entre Junho e Setembro do próximo ano, cerca de 2.000 pessoas por dia serão embarcadas de Tinduf com destino a El Aiun, Smara, Dakhla e Bojador, assim como para Aguenit, Tifariti et Mehairiz nas zonas libertadas. Os saharauis a residirem na Mauritânia, nas Canárias e em Cuba - cerca de 10.000 pessoas - serão também transportados até aos centros de votação. O gado e os bens dos refugiados serão transportados em camiões de 10 toneladas em cerca de 2.500 percursos. Segundo o ACNUR, a água dos poços dos acampamentos de refugiados mostra sinais de perigosa contaminação de matérias fecai.

NOVAS PUBLICAÇÕES

Novo na INTERNET

Apelo à desminagem no Sahara Ocidental pela organização suíça «Médecins du Monde»: http://www.scout.net/~vetroz/mdmch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]