ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 44

27.10.-01.11.1997

 

24.10.97
Reunião do Secretariado Nacional da Frente Polisario

Reunido em sessão ordinária entre os dias 21 e 23 de Outubro, a Direcção política da Frente Polisario fez o balanço das actividades desenvolvidas e a análise dos últimos acontecimentos ( texto original em espanhol).
O Secretariado manifestou a sua satisfação pelos resultados obtidos nos domínios da educação, saúde, da cooperação e economia. Após ter prestado homenagem "à heróica resistência das populações submetidas à opressão nos territórios ocupados», aquele órgão «exorta todos os saharauis a tomarem em mãos as enormes responsabilidades que lhes incubem e a assumir as tarefas que lhes cabem na operação referendária". O Secretariado salienta "o trabalho meritório e digno de elogios levado a cabo por James Baker" e considera que "a aplicação estrita e leal dos acordos pode facilitar a organização de um referendo livre, justo e transparente". A Frente Polisario, através do seu Secretariado, reafirma uma vez mais o seu apoio ao Plano de Paz e a sua disponibilidade para a aplicação dos acordos de Houston. Por último, lança um apelo ao conjunto da Comunidade internacional para que se mobilize e, em particular ao Conselho de Segurança, às Nações Unidas e à OUA, para que velem e garantam a aplicação dos acordos de Houston.

24-28.10. 97
Encontro Internacional pelo Sahara, Alicante, Espanha

Bachir Mustapha Sayed, ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, declara em Alicante que só a firmeza e o rigor das Nações Unidas poderão assegurar a realização de um referendo livre: "Se isso não ocorrer, toda e qualquer iniciativa de paz estará votada ao fracasso". O dirigente saharaui manifestou a sua inquietação sobre a possibilidade de Marrocos não vir a aceitar os resultados do referendo. Apelou à prudência e ao respeito da calendarização estabelecida "para que o tempo não leve a uma alteração notória e substancial da posição do governo marroquino".
Bachir Sayed encontra-se em Espanha a convite do comité de apoio ao povo saharaui de Alicante. Na ocasião, foi apresentado a público a edição da primeira biografia consagrada a El Ouali, fundador da Frente Polisario, morto em combate em 1976. A obra intitulada "LUALI, AHORA O NUNCA LA LIBERTAD" é escrita por Felipe Briones, Mohamed Liman e Mahayoub Salek e é ilustrada por fotografias de Luis Bonete Piqueras.
O governo de Valência prometeu a sua ajuda na "operação referendo" nos domínios da comunicação, formação e ajuda humanitária.

26.10.97
Ministro francês visita Marrocos

Por ocasião da sua visita a Marrocos, o ministro francês da Economia subscreveu um acordo sobre a reconversão de 1,4 mil milhões de francos da dívida externa marroquina ao seu país. "Uma França forte tem necessidade de um Marrocos forte", sublinhou Strauss-Kahn, acrescentado que "Marrocos continua a ser o parceiro privilegiado da União Europeia nesta região da África do Norte...".

Marrocos fixa a data do referendo!
Dris Basri , ministro marroquino do Interior, para quem o referendo não será mais do que "confirmativo da marroquinidade do Sahara", anuncia que o rei Hassan II deslocar-se-á ao Sahara Ocidental para o lançamento da campanha referendária três semanas antes do dia 6 de Dezembro de 1998, data que Marrocos estima que a votação venha a ter lugar.

27.10.97
Desmentido

O porta-voz de Kofi Annan em Nova Iorque, assim como o representante da ONU em El Aiun, Erik Jensen, desmentem formalmente a data de 6 de Dezembro avançada pelo ministro Driss Basri.

27.10.97
ONU, Quarta comissão

A 4ª Comissão adopta por unanimidade um projecto de resolução que será submetido à Assembleia Geral das Nações Unidas, onde se regozija pelos acordos realizados entre Marrocos e a Frente Polisario. No texto aprovado exorta-se as duas partes a pôr em concretização, de forma sincera e completa, os acordos e a prosseguir a sua colaboração com o Secretário-Geral e o seu enviado especial a fim de evitar toda a qualquer iniciativa que possa comprometer a execução do Plano de Paz e os acordos respeitantes à sua aplicação.
A Assembleia reafirma a responsabilidade da ONU em relação ao povo do Sahara Ocidental e o seu apoio aos esforços que o Secretário-Geral continuará a desenvolver tendo em vista a organização e o controlo pelas Nações Unidas, em cooperação com a OUA, do referendo de autodeterminação ao povo do Sahara Ocidental.

28.10.97 Kofi Annan recebe James Baker, com quem analisa em detalhe a aplicação do Plano de Paz para o Sahara Ocidental.

29.10.97
Resolução do Congresso norte-americano

A resolução 245 da Câmara dos Representantes em apoio ao referendo no Sahara Ocidental , adoptada no seio da comissão e que deveria ser examinada na próxima semana no plenário, provocou, segundo a revista Jeune Afrique um grave incidente diplomático entre Washington e Rabat. A formulação inicial da proposta apresentada pelos seus autores tinha dois parágrafos iniciais que afirmavam: "Atendendo a que o Tribunal Internacional de Justiça, no seu acórdão de 16 de Outubro de 1976, declarou não existir qualquer laço jurídico de soberania entre o território do Sahara Ocidental e o Reino de Marrocos; Atendendo a que o acordo de cessar-fogo de decretado desde Setembro de 1991 prevê a realização de um referendo ao povo legítimo do Sahara Ocidental...". Segundo a mesma fonte, teria sido necessária a utilização de um intendo lobbying para que o congressista Royce acedesse em suprimir essas "declarações inaceitáveis para Marrocos...".

29.10.97
Declarações de congressistas norte-americanos

Os signatários da resolução 245, congressistas que integram a Sub-Comissão para a África da Comissão de Relações Internacionais da Câmara dos Representantes, reuniram com James Baker. Na conferência de imprensa que teve lugar após o encontro, o deputado republicano Ed Royce, presidente da Sub-Comissão, felicitou Baker pelo "resultado conseguido" em Houston, o qual - disse - representa "um raio de luz milagroso para a maioria daqueles que sofreram durante décadas com este conflito na região. Os anos de guerra entre Marrocos e a Frente Polisario saldaram-se por milhares de mortos e originaram centenas de milhares de refugiados". "Uma resolução justa para este conflito é importante para os Estados Unidos. Marrocos é um aliado de longa data dos EUA e a persistência da instabilidade na região é contrária aos interesses norte-americanos. Por outro lado, os Estados Unidos mantêm importantes relações com a Argélia, principal apoio da Frente Polisario". "A contestação ao processo de autodeterminação do Sahara Ocidental faz pairar um risco de instabilidade sobre a região do noroeste africano, sublinhou, acrescentando que "a paz no Sahara Ocidental trará desenvolvimento económico e uma democratização à região". Por último, o congressista Royce manifestou o seu contentamento pela tomada de consciência sobre esta questão por parte da Câmara de Representantes que, dentro em breve, irá aprovar a sua resolução 245, manifestando assim o apoio daquela instituição norte-americana à realização de um referendo livre, justo e transparente". O congressista democrata Robert Menendez, outro dos signatários da resolução, interveio no mesmo sentido, salientando o facto de o presidente Mohamed Abdelaziz ter dado a sua palavra de que respeitaria a decisão popular, na condição de que o referendo seja livre e regular e de que nele participem apenas, e só, os Saharauis (textos originais em inglês)

30.10.97
Mobilização

O secretário-geral do Istiqlal (partido nacionalista marroquino da oposição) lançou um apelo ao conjunto das forças políticas e sociais marroquinas a tudo fazer para se conseguir «uma muito forte unidade nacional por detrás do rei Hassan II com vista a pôr termo ao problema do Sahara dentro do prazo de um ano» (Asharq al Awsat).

31.10.97
Abdelaziz nos EUA

Em visita privada aos EUA, o presidente saharaui afirmou que nunca se esteve tão próximo da criação de um novo Estado em África e do desaparecimento da última colónia no continente. «Se os acordos de Houston foram aplicados integralmente e com transparência, estaremos muito próximos de uma solução perfeita». No que respeita ao número de votantes, Abdelaziz declarou que esse número não poderia ultrapassar 10 ou 15% o recenseamento espanhol. Insistiu na necessidade da presença no território de observadores e meios de comunicação internacionais ao longo de todo o processo.

Breves

Os chioukhs (chefes tradicionais) e notáveis de Smara redigiram um manifesto onde exprimem o seu desacordo com a nova divisão administrativa do Sahara Ocidental. Smara foi integrada em duas províncias do sul de Marrocos com as quais os laços são inexistentes e separada das outras duas províncias do Sahara, El Aiun e Dakhla. (El Pais).

O ministro conselheiro junto da Presidência Saharaui, Malainin Saddick, acompanhado pelos embaixador da RASD em Maputo, manteve encontros com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique e com a presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento moçambicano.

A Associação de Amigos do Povo Saharaui de Modena (Itália) promoveu recentemente uma jornada de solidariedade com o povo saharaui que incluiu, entre as diversas iniciativas levadas a cabo, uma exposição de fotos e de artesanato saharaui.

AGENDA

Terceira caravana de jovens pela paz no Sahara Ocidental
Decorrerá entre 6 e 13 de Dezembro de 1997, com saída a partir de Madrid. O custo da viagem aérea é de 75.000 pesetas. Informações Consejo de la Juventud de España, José Martín, tél. (91) 5218011, fax: (91) 5326529, e-mail: jmartin@cje.org
A caravana está reservada aos membros de associações de juventude, com experiência no domínio da solidariedade internacional, capazes de enfrentar as dificuldades do deserto e de divulgar os conhecimentos e as experiências vividas junto dos refugiados saharauis.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]