ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANAS 32 / 33

04.08 - 17.08.1997

 

 

29.07-05.08.97
14 º festival mundial da juventude e dos estudantes, La Havana, Cuba
Uma delegação saharaui de 30 pessoas, liderada pelo secretário-geral da UJSARIO, Mohamed Maouloud, participa nas manifestações culturais e tem encontros com as outras delegações participantes. Os representantes marroquinos tentam boicotar a sessão de encerramento dado a leitura da declaração final ter sido confiada a um membro da delegação saharaui.

05.08.97
Alto Comissariado para os Refugiados

O Alto Comissariado para os Refugiados envia ao Sahara Ocidental, Argélia e Mauritânia duas equipas técnicas para, no quadro do plano de paz da ONU, actualizar o plano de repatriamento dos refugiados saharauis. Uma primeira equipa visita o Sahara Ocidental, a região de Tinduf, na Argélia, e a Mauritânia entre os dias 6 e 22 de Agosto a fim de actualizar dados sobre questões sanitárias, logísticas e de telecomunicações. Entre 9 e 31 de Agosto uma segunda equipa irá trabalhar nos campos de refugiados de Tinduf para se encontrar com grupos significativos de refugiados a fim de conhecer as suas intenções quanto a um eventual repatriamento e identificar as regiões do Sahara Ocidental para as quais eles desejam vir a fixar-se. Estas informações permitirão à ONU determinar os meios de transporte e as infraestruturas que serão necessárias quando a operação de repatriamento se vier a efectuar.

08.08.97
Eleições marroquinas

O semanário marroquino independente "La Vie Economique" revela que, no seu último relatório, a Comissão Nacional de Acompanhamento das Eleições refere que o próximo Parlamento, a ser eleito em finais de Outubro próximo, será composto por três centenas de deputados eleitos por sufrágio universal directo, e por "mais três deputados honoríficos representantes das províncias do Sul". Aquele órgão de informação interroga-se se as próximas eleições legislativas não virão a ter lugar nas províncias do Sahara Ocidental. E até que ponto poderão ser designadas personalidades com um estatuto particular para integrar o Parlamento enquanto se aguarda que o referendo previsto pelo plano de paz das Nações Unidas resolva em definitivo a questão da soberania sobre o território.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]