ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 28

07.-13.07 1997

 

 

Relações Suiça-Marrocos
Foi assinado em Genebra, no passado dia 19 de Junho, um acordo de livre-troca entre Marrocos e a Associação Europeia de Comércio Livre, cuja presidência é actualmente exercida pela Suíça. Esta organização reune a Suíça, Noruega, Islândia e o Liechtenstein. O acordo permite à Suíça e aos restantes países da Associação não ficarem dependentes do que venha a ser estabelecido com a União Europeia, procurando assim salvaguardar posições no mercado daquele país megrebino.

Relações França-Marrocos
Após a visita realizada a Paris pelo ministro do Interior e da Informação marroquino, Driss Basri, no passado dia 26 de Junho, onde se encontrou com Jean-Pierre Chevènement;, é a vez do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Hubert Védrine, um «amigo de Marrocos» (ele é, designadamente, vi-presidente do Círculo de Amizade Franco-Marroquina) a visitar o reino alauita no final do mês de Julho .

Argélia-Africa do Sul
No termo da visita de dois dias à Argélia de Thabo Mbeki, vice-presidente da Africa do Sul, os dois países reafirmaram o seu apoio à causa saharaui, tendo declarado a sua congratulação com as medidas adoptadas pela ONU para relançar a aplicação do plano de resolução deste problema. Manifestaram as suas felicitações pela nomeação de James Baker e encorajaram Marrocos e a Frente Polisario a prosseguir o diálogo directo, que poderá restabelecer um clima de confiança necessário à organização, em condições de regularidade e probidade internacionamente garantidas, de um referendo justo, livre e credível.
A República da Africa do Sul abrirá dentro em breve uma embaixada em Argel.

Negociações Marrocos-Polisario
A próxima ronda de negociações directas entre Marrocos e a Frente Polisario terá lugar em Londres, nos dias 19 e 20 de Julho. As duas partes, assim como os dois países observadores, Argélia e Mauritânia, aceitaram o convite de Kofi Annan.

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]