ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 26

23.-29.06 1997

 

 

18.06.97
Relatório anual da Amnistia Internacional

O relatório da Amnistia Internacional indica que vários foram os presos mortos sob tortura ou devido "a condições de encarceramento cruéis, inumanas ou degradantes" tanto em Marrocos como no Sahara Ocidental ocupado. O AI relata que tanto num como noutro território os presos de opinião contam-se por milhares. O relatório revela que durante o ano de 1996 seis pessoas, entre elas Kelthoum Ahmed e Labid el Ouanat, prisioneiros de opinião saharauis, foram libertados por amnistia concedida pelo rei de Marrocos.

Negociações Marrocos-Frente Polisario em Lisboa
23.06.97

A delegação da Frente Polisario às conversações de Lisboa promovidas pelo antigo secretário de Estado norte-americano, James Baker, representante pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, é dirigida por Mahfoud Ali Beiba, primeiro-ministro da RASD e integram-na Brahim Ghali, ministro da Defesa saharaui, Mohamed Haddad, responsável pela coordenação com a MINURSO, Ahmed Boujhari, representante da Frente Polisario junto das Nações Unidas, e Bachir Sghaïr, representante do movimento de libertação saharaui na Alemanha.
O primeiro-ministro Abdelatif Filali chefia a delegação marroquina e acompanham-no Ahmed Senoussi, embaixador de Marrocos junto da ONU, Aziz Hasbi, conselheiro jurídico no Ministério do Interior, a senhora Amal Rafuk, chefe de gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros e M. Serradji. A delegação é recebida pelo rei Hassan II antes de partir para Lisboa, que lhes terá transmitido, segundo os órgãos de comunicação marroquinos, as suas "altas instruções".
As conversações têm lugar no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, uma antiga fortaleza sobre a foz do rio Tejo, a cerca de quinze quilómetros de Lisboa. O mediador da ONU é acompanhado por John R. Bolton e Erik Jensen. A reunião versa essencialmente sobre os celente clima e que progressos substanciais tinham sido alcançados. "Alguns pormenores do plano foram discutidos - acrescentou - e "chegamos ao debate de questões importantes, tendo a ONU apresentado à consideração propostas de compromisso, factos que levaram as duas partes a sentirem necessidade de submeter essas questões ao mais alto nível". Estas propostas referem-se não só à aplicação do Plano de Paz como sobre possíveis ajustamentos ao próprio plano. Ambas as partes têm até ao próximo dia 27 de Junho para responder. Se o fizerem positivamente, a próxima ronda de negociações poderá ter lugar durante a segunda quinzena de Julho, declarou James Baker, que afirmou estar optimista. Em virtude da confidencialidade pedida pela ONU, nenhuma das partes fez comentários.
Antes de regressar ao seu país, o primeiro-ministro marroquino foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Jaime Gama. No fim da reunião, Filali declarou que estava confiante que «as conversações» iriam prosseguir.

26.06.97
O representante da Frente Polisario em Madrid atribui a suspensão das negociações à intransigência marroquina. Para Omar Mansour foram os representantes de Marrocos que solicitaram a interrupção do diálogo a fim de estudar as novas propostas de Baker. "A parte saharaui - afirmou - não vê qualquer inconveniente em retomar as conversações". Segundo fontes geralmente bem informadas, a próxima ronda de negociações poderá ter lugar também em Lisboa, no próximo dia 18 de Julho.

26.06.97
Durante a Cimeira da Terra o presidente norte-americano, Bill Clinton, reuniu-se com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para discutir a situação no Chipre, Sahara Ocidental e Timor-Leste

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]