ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 23

02.-08.06. 1997

 

 

02-03-04.06.97
Cimeira da OUA

Por ocasião da sessão inaugural da 33.º Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da Organização de Unidade Africana (OUA), Kofi Annan, secretário-geral da ONU, afirmou que as Nações Unidas redobrariam esforços no sentido de encontrar uma solução para a questão do Sahara Ocidental.

04.06.97
Espanha

Segundo um relatório do Ministério de Assuntos Exteriores dirigido ao Senado, o Governo espanhol estima que o contencioso do Sahara Ocidental é um problema de descolonização, que só poderá ser resolvido se o povo saharaui puder se pronunciar sobre a sua autodeterminação através de um referendo livre, justo e acompanhado de todas as garantias necessárias.

04-05.06.97
Primeiro-ministro marroquino em Madrid

O Primeiro-Ministro marroquino, Abdelatif Filali, inicia uma visita de dois dias a Espanha onde aborda essencialmente temas económicos. Principais assuntos debatidos: as trocas comerciais entre os dois países, o desenvolvimento de infraestruturas e o financiamento da dívida de Marrocos para com Espanha, avaliada em cerca de 280 mil milhões de pesetas (350 milhões de contos portugueses = 2 biliões de dólares)

05.06.97
Encontro Marrocos-Frente Polisario em Londres

James Baker, antigo secretário de Estado norte-americano, enviado especial do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, convocou as duas partes do conflito - Marrocos e a Frente Polisario - para uma reunião nos dias 11 e 12 de Junho, a realizar em Londres. Argélia e Mauritânia assistirão igualmente ao encontro na qualidade de observadores. Segundo parece, Baker prevê encontrar-se separadamente com cada uma das partes antes de dar início aos contactos oficiais. O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico (o Foreign Office) e o Centro de Informação da ONU em Londres têm a responsabilidade pela organização dos encontros.

06-07-08.06.97
Conferência de San Sebastian

A conferência internacional de informação e comunicação sobre a questão do Sahara Ocidental reuniu mais de 150 participantes de todos os continentes. Na sessão inaugural o presidente da Câmara de San Sebastian denunciou o muro de silêncio que cerca a causa saharaui. O chefe de secção de informação da OUA, D. Orjiako, afirmou o apoio da sua organização e transmitiu as saudações do seu secretário-geral, o tanzaniano Salim Ahmed Salim. Os intervenientes na conferência, jornalistas e especialistas em questões da informação vindos da India, Argélia, México e EUA, analisaram aquilo que Ash Narain Roy qualificou de «verdadeira conspiração do silêncio», tendo também traçado medidas para a contrariar. O trabalho decorreu durante dois dias em sessões de trabalho, a que se seguiram debates em plenário. As conclusões foram tornadas públicas num documento final que divulgamos neste "site".

07.06.97
Jornada Internacional de Solidariedade com os desaparecidos saharauis

A AFAPREDESA divulgou um comunicado no dia consagrado à solidariedade com os desaparecidos saharauis em que exprime a sua profunda preocupação face à persistente violação dos direitos do Homem no Sahara Ocidental. "As forças de ocupação continuam a cometer com toda a impunidade as mais graves violações dos direitos do Homem, nomeadamente a prática de desaparecimentos forçados, prisões arbitrárias, processos falseados, assassinatos políticos, restrição da liberdade de movimentos, supressão de liberdade de opinião?".

CONFERÊNCIA SINDICAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO SAHARAUI

A União Geral de Trabalhadores (UGT) e a Confederação Sindical das Comisiones Obreras (CC.OO) vão organizar em Madrid, no dia 3 de Julho, Uma CONFERÊNCIA SINDICAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO SAHARAUI. A Conferência realizar-se-à na Escola Sindical Julián Besteiro- UGT calle Azcona 53. Madrid
Para mais informações contactar:

Departamento de Relaciones Internacionales de CCOO:
tel: 91.319 52 92, 319 47 25
fax: 91. 308 38 13
Email: ibarre@ccoo.es

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]