ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 19

05.-11.05 1997

 

 

30.04.97
Esclarecimento

Na sequência de um artigo publicado no jornal "Tribuna de Genève", no dia 29.4, sob o título "Argélia terá decidido abandonar a Polisario", o Consul geral argelino, utilizando o direito de resposta, afirma que "essa hipótese é destituída de qualquer fundamento". "Tal insinuação - refere - comporta riscos de desinformação em torno de uma questão crucial, o destino de um povo cujas aspirações legítimas à autodeterminação e à independência são uma realidade unanimemente reconhecida pela comunidade internacional". A "Tribuna de Genève" repegava um artigo inserido na revista alemã "Spiegel" que insinuava ter a "Argélia decidido deixar cair a Polisario, a troco de uma substancial ajuda financeira das monarquias do Golfo".

03.05.97
Declaração argelina

A Argélia "espera as propostas palpáveis" de James Baker, declara o ministro argelino dos Negócios Estrangeiros em entrevista ao diário "El Khabar". Na mesma entrevista, o ministro Attaf critica Marrocos, acusando o país vizinho de ser o responsável pelo congelamento das actividades da União do Magrebe Arabe (UMA).

05.05.97
Solidariedade

O Instituto Canário da Mulher, em colaboração com a "Plataforma das mulheres canárias solidárias com as mulheres e o povo saharaui", organizou uma séria de actividades de solidariedade no arquipélago Atlântico, em que participaram representantes da União das Mulheres Saharauis. A acção culminou com a assinatura de uma geminação entre o Instituto Canário da Mulher e a União das Mulheres Saharauis, acto a que esteve presente Manuel Hermoso, Presidente do Governo das Canárias.

07-08.05.97
Visita a Marrocos do Presidente da Colômbia

Por ocasião de uma visita oficial a Marrocos, na qualidade de presidente em exercício do Movimento dos Países Não-Alinhados, E. Samper, da Colômbia encontrou-se com o rei Hassan II com quem discutiu a situação no Magrebe, em particular a questão do Sahara Ocidental.

08.05.97
Relatório do secretário-geral da ONU

Kofi Anan recomenda ao Conselho de Segurança prolongar por mais 4 meses o mandato da MINURSO, que conclui no próximo dia 31.05.97. A ONU não dispõe ainda das conclusões saídas da recente viagem "exploratória" efectuado por James Baker à região, que deverá iniciar um segundo périplo aos países envolvidos ainda no mês de Junho. James Baker só formulará as recomendações a apresentar ao secretário-geral da ONU após esta sua segunda viagem à região.

09.05.97
Retirada de reconhecimento

Em visita a Marrocos, o Primeiro-Ministro chadiano anuncia que o seu país "irá retirar o reconhecimento da RASD". O Primeiro-Ministro Koiba assinou em Rabat um acordo que cria uma comissão mista de Cooperação entre Marrocos e o Chade. Este país havia reconhecido oficialmente a RASD em 1980 (MAP).

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]