ACTUALIDADES SEMANAIS

 

SEMANA 18

28.04.-04.05.1997

 

 

26.04.97
Esperando Baker

Por ocasião da visita de James Baker, cerca de seis dezenas de jornalistas deslocaram-se também aos campos de refugiados saharauis na região de Tinduf, na Argélia. Visitaram os acampamentos e puderam constatar de perto as duras condições em que vivem os refugiados. Puderam igualmente encontrar-se com os prisioneiros de guerra marroquinos e com eles conversar sem limitações. Parlamentares europeus e latino-americanos, autarcas de Espanha, representantes de cidades geminadas e de associações de solidariedade com o povo saharaui estiveram também na região para lembrar ao mundo que, após 5 anos de cessar-fogo, o processo de paz continua bloqueado devido à atitude intransigente de Marrocos. Esses representantes da opinião pública europeia e latino-americana entregaram uma carta ( español - français ) a James Baker onde dão conta da sua inquietação, solicitando-lhge tudo fazer para salvar o plano de paz.
Em comunicado ( français) de imprensa distribuído no final da visita do representante especial do secretário-geral da ONU a Frente Polisario resume a sua opinião tal como a formulou no memorando entregue a James Baker.

27.04.97
Visita de Baker

Chegado de avião a Tinduf proveniente de Nouakchot, na Mauritânia, James Baker dirige-se em viatura à wilaya de Smara, dado que o vento forte impede a utilização do helicóptero. Aí é aguardado por milhares de saharauis que, agitando grandes pombas feitas em papel e bandeiras da República Árabe Saharaui Democrática, exibem também cartazes onde se pode ler: "Não há solução sem autodeterminação"; "República saharaui é a nossa decisão"; "Independência"; "Não à agressão marroquina"; "Uma MINURSO sem credibilidade = cumplicidade", etc. As conversações entre Baker e os responsáveis saharauis decorreram de imediato no interior de uma tenda tradicional saharaui.
Aos representantes dos órgãos de informação, Baker declarou: "Em todas as etapas da minha viagem à região, recebi um apoio total, há esperança". "Assim que regressar aos EUA apresentarei um relatório ao secretário-geral da ONU, que decidirá se o plano de paz é viável na sua fórmula actual. No caso de Kofi Anan achar que não é possível continuar nessa via, exploraremos propostas alternativas". "Os povos da região estão preocupados com este problema e pensamos que é tempo de encontrar uma solução justa e definitiva". "Esta primeira visita serviu sobretudo para me familiarizar com a situação".
Chester Crocker, adjunto de James Baker, acrescenta que progressos e alterações são possíveis, precisando que para se chegar a resultados concretos é necessária a ajuda da comunidade internacional, em particular da União Europeia.

Libertados prisioneiros de guerra
James Baker anuncia que a Frente Polisario decidiu libertar 85 prisioneiros de guerra marroquinos, qualificando esta atitude como "gesto muito generoso de apoio à nossa missão".
A Associação de Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA), em comunicado ( français), congratula-se com esta libertação e manifesta esperança que os militares libertados possam regressar rapidamente ao seu país sem que o governo de Mrrocos ponham qualquer obstáculo ao seu repatriamento. A AFAPREDESA deseja que Marrocos possa ter um gesto semelhante ao agora anunciado pela Frente Polisario. Podemos dar aos familiares e amigos informações sobre a identidade dos prisioneiros libertados.

27.04.97
Recusa

As esposas dos embaixadores dos países da União Europeia em Marrocos recusaram um convite que as autoridades marroquinas lhes dirigiram para uma visita a El Aiun, capital do Sahara Ocidental ocupado.

01.05.97
Comunicado da União Geral de Trabalhadores Saharauis

Por ocasião das comemorações do 1.º de Maio, a UGTSARIO pede a todas as organizações de trabalhadores no mundo para que intervenham junto das autoridades marroquinas a fim de que ponham fim à sua política repressiva contra os trabalhadores saharauis dos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

Nova ONG saharaui
No dia 18 de Abril um grupo de técnicos e especialistas no sector de comunicações fundou nos acampamentos de refugiados de Tinduf uma Organização Não-Governamental denominada ASC, Associação Saharaui para a Comunicação. A ONG propõe-se montar um sistema de comunicações fiável, através de meios electrónicos modernos, entre os acampamentos e o mundo exterior. A ASC é apoiada pela Association for Progressive Communication, APC, organização de que se tornará membro. Uma Conferência Internacional sobre os Problemas da Comunicação e da Informação terá lugar em San Sebastian nos dias 6, 7 e 8 de Junho de 1997.

Novo endereço da Representação da Frente Polisario na Suiça
M. Habiballah, Rue de Vermont 9, CH-1202 GENEVE, Tel. + Fax: +41 22 740 34 39

NOVAS PUBLICAÇÕES


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]